Bupropiona: O que é, efeitos colaterais, contraindicações, preço, bula

0
17

A maioria dos casos de pessoas acima do peso, chegando até mesmo aos níveis de obesidade, é devido aos altos níveis de ansiedade e depressão.


Sendo assim, muitos médicos podem prescrever antidepressivos para tratar essas condições que acabam acarretando no descontrole alimentar, principalmente quando a pessoa já tentou outros métodos de emagrecimento e não obteve êxito.

A bupropiona é um desses medicamentos e pode ajudar a emagrecer e até parar de fumar. Saiba mais sobre esse componente a seguir!

O que é bupropiona?

Inicialmente, a bupropiona é um medicamento da categoria dos antidepressivos, ideal para tratamento de ansiedade, depressão, compulsão alimentar e até mesmo vontade de fumar em pessoas com dependência da nicotina.

Seu formato de mais fácil absorção é sua variação em cloridrato de bupropiona, o qual interage no cérebro com duas substâncias, a noradrenalina e dopamina, as quais se relacionam a fatores como dependência e abstinência.bupropiona

Bupropiona para emagrecer

Assim como a maioria dos antidepressivos, a bupropiona possui um efeito colateral da perda de apetite, ou seja, vai inibir por mais tempo sua vontade de comer. Por isso, também é conhecido por seu efeito “emagrecedor”, por falta de apetite.

Porém, não é considerada uma forma saudável de emagrecimento, pois isso pode acarretar em desnutrição, além de outros efeitos colaterais do medicamento que podem acarretar em dependência.

Ficar sem comer não é saudável. Portanto, somente um médico capacitado pode indicar este medicamento para tal finalidade de emagrecimento, mas não encare como um tratamento com fins estéticos e sim de saúde.


Efeitos colaterais da bupropiona

Dosagens erradas podem causar insônia, boca seca, vômito, náuseas, dores articulares, dores na garganta, gosto estranho na boca, visão turva, dentre outros. Consumo em excesso e a longo prazo pode acarretar até mesmo em convulsões.

Contraindicações da bupropiona

Não podem tomar este medicamento pessoas que sofrem de epilepsia ou outros transtornos convulsivos, distúrbios alimentares como bulimia ou anorexia, quem está tentando parar de beber, quem toma tranquilizantes ou sedativos ou quem tem alergia a algum componente da fórmula.

Grávidas, lactantes, idosos, crianças ou quem faz uso de medicamentos controlados, com ou sem receita médica devem consultar seus médicos antes de usar a bupropiona.

Bupropiona funciona para ansiedade?

O principal foco da bupropiona é seu ativo antidepressivo que inibe a vontade de fumar em pessoas com dependência, controlando essas compulsões. Não atua diretamente na ansiedade, seja qual causa for, porém seus efeitos podem amenizar as crises do paciente.

Para isso, é obrigatório um uso controlado, pois cada pessoa reage de um jeito ao medicamento.

Há casos em que o paciente toma por conta própria de forma errada e até agrava os sintomas da ansiedade. Quando tomado corretamente para essa finalidade, o paciente já pode obter resultados em 2 semanas de tratamento.

Posologia: Como tomar bupropiona?

O uso da bupropiona varia de acordo com cada caso, desde tratamento dos sintomas de depressão à sua influência nos processos de emagrecimento. O ideal é começar com o uso de 150mg por dia, o que equivale a pelo menos 1 comprimido por dia.

O seu médico pode indicar uma posologia gradual, como por exemplo: Durante 3 dias, tomar 1 por dia; do 4º dia em diante, 2 por dia. Lembrando que deve haver um intervalo de no mínimo 8 horas entre os comprimidos.

Tomar com um copo de água logo depois de uma refeição, sem partir ou mastigar.

Bupropiona precisa de receita?

Sim, o cloridrato de bupropiona é um medicamento de tarja vermelha, ou seja, exige receita e precisa ser retida pelo farmacêutico na sua primeira via, pois é um remédio controlado e podem causar dependência, além de efeitos colaterais e contraindicações. Normas prescritas de acordo com as exigências da Anvisa.

Nomes comerciais de bupropiona

O cloridrato de bupropiona pode ser encontrado à venda nas farmácias e lojas de produtos naturais através dos nomes comerciais Bup, Bupium, Zyban, Zetron, Naltrexona e Welbutrin XL.

Preço da bupropiona

Geralmente, as formas comerciais de bupropiona podem ser encontradas no mercado com fórmulas de 150mg a 300mg, com 30 a 60 unidades por embalagem. O preço pode variar de R$50 a R$130 reais, vai depender da dosagem recomendada pelo seu médico e também tempo exigido de tratamento. Não pratique automedicação!

Bula 

O site da Anvisa disponibiliza acesso a bula do Bupropiona de diversas empresas, para ver acesso o link: http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmResultado.asp.

Bupropiona: O que é, efeitos colaterais, contraindicações, preço, bula
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here