O Whey Protein e seus Benefícios para Hipertrofia, Emagrecimento e Saúde

0

Existem diversos tipos e marcas de whey protein disponíveis no mercado. Mas será que você conhece todas as funções desse suplemento? Não estou falando apenas do ganho de massa muscular, mas sim de outros tantos benefícios proporcionados por ele.

Publicidade

O whey protein é um suplemento produzido a partir da proteína do soro do leite. A proteína é um dos principais macronutrientes que o nosso corpo necessita para se manter saudável e engana-se quem acha que ela serve apenas para aumentar os músculos.

Não é de hoje que muitos médicos e nutricionistas recomendam os benefícios do whey protein para pessoas de diferentes perfis e idades, seja para o tratamento ou para a prevenção de certos tipos de doenças.

Publicidade

Além disso, existem alguns fatores relacionados ao consumo (correto) desse suplemento que podem contribuir para a queima de gordura corporal.

Para te deixar por dentro de todos esses benefícios, convido você a continuar comigo nesta leitura. Entenda de forma mais aprofundada porque ele é tão bom para a hipertrofia muscular, para a saúde e até mesmo para o emagrecimento.

Whey

Publicidade

Benefícios para o ganho de massa

O whey protein é o suplemento mais procurado por quem quer ganhar massa muscular, isso graças aos resultados que ele é capaz de gerar.

Esse resultados acontecem porque ele age diretamente na recuperação das fibras musculares que são recrutadas durante o treino de musculação, fazendo com que os seus músculos se desenvolvam de forma significativa.

Publicidade

Além disso, ele gera outros vários benefícios que ajudam no ganho de massa como:

  • Aumento da força muscular;
  • Aumento da energia;
  • Maior resistência física;
  • Diminuição da fadiga (cansaço) muscular;
  • Rápida absorção.

Todos esses benefícios irão fazer com que a sua performance nos treinos seja muito melhor. Dessa forma, você irá notar como os resultados irão aparecer de forma natural, ou seja, quando você menos esperar já estará com os músculos maiores e mais fortes.

Benefícios para a saúde

Existem alguns benefícios do whey protein que fazem com que os médicos e nutricionistas o recomendem para pessoas que não fazem parte do universos fitness, ou seja, pessoas de todos os perfis, gêneros e idades.

Publicidade

Entre esses benefícios podemos destacar:

  • O controle do colesterol;
  • O controle da glicose no sangue;
  • É bom para o tratamento da asma;
  • Previne problemas cardiovasculares;
  • Ajuda no controle da pressão arterial;
  • Aumenta a imunidade;
  • Entre outros.

Vale ressaltar que os portadores do vírus HIV também se beneficiam com o uso do whey protein. Isso porque ele irá evitar que o vírus danifique os tecidos musculares e que o paciente perca massa muscular. Contudo, os paciente com HIV devem conversar com um médico antes de fazer o seu uso.

Publicidade

Benefícios para o emagrecimento

Não é correto afirmar que o whey protein tem a função de emagrecer, até porque, ele não é um suplemento termogênico. O que acontece, no entanto, é que ele pode, ainda que indiretamente, contribuir para uma dieta de perda de gordura.

Por exemplo, com o consumo regular do whey protein feminino, o seu apetite será controlado, ou seja você sentirá menos fome e só comerá aquilo que realmente for necessário para você se manter nutrido (a), evitando comer besteiras entre as refeições.

Ainda, ele pode ser um grande aliado para o aceleramento do seu metabolismo, fazendo com que o seu corpo queime muito mais gordura. Para isso, o seu uso deve ser combinado com uma dieta e um treino montados estrategicamente para alcançar esse objetivo.

Por fim, é importante ressaltar que a preocupação não deve ser em apenas perder peso, mas sim em não ganhar peso. Traduzindo: não exagere no uso desse suplemento, uma vez que o excesso de proteínas em nosso organismo pode ser convertido em gordura.

Alguns cuidados com o uso do Whey Protein

Caso você seja intolerante à lactose, não faça o uso desse suplemento, visto que ele é produzido a partir da proteína do soro do leite. Se mesmo assim você insistir em tomar, alguns efeitos colaterais podem surgir como:

  • Diarreia;
  • Problemas  digestivos;
  • Dores de barriga;
  • Gases;
  • Desconforto gástrico;
  • Entre outros.

As mamães que estão em fase de amamentação ou as mulheres que ainda estejam grávidas não devem consumir esse suplemento. Isso porque, em sua fabricação é utilizado alguns compostos que podem não fazer bem para o desenvolvimento do bebê ou do feto que está sendo gerado.

Ainda, pacientes com doenças hepáticas (no fígado), renais (nos rins) ou qualquer outro tipo de doença não devem tomar whey protein sem antes conversar com um médico para que ele oriente se realmente pode e, caso puder, as formas de uso.

Para finalizar

São muitos os benefícios que o whey protein é capaz de proporcionar, seja para o ganho de massa muscular, saúde ou até mesmo emagrecimento. Contudo, é importante ter cautela ao usar e seguir as orientações de uso do fabricante ou do seu nutricionista.

Assim como qualquer outro suplemento, o whey protein também pode causar danos à saúde caso o seu consumo seja feito de qualquer maneira, ou seja, não respeitando as suas quantidades e contraindicações.

No mais, aproveite o seus resultados obtidos com esse suplemento, seja se sentindo bem com o seu corpo ou tendo uma melhor qualidade de vida.

Quer aprender mais sobre este suplemento e muitos outros? Então acesse diariamente o site dicasdemusculacao.org e fique por dentro de tudo do mundo da Musculação, Nutrição, Treinos e Suplementação!

Boa suplementação!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here