Intolerância ao glúten: O que é, quais os sintomas e tratamento devido

0

A intolerância ao glúten é um problema que vem atingindo milhões de brasileiros. Já existem tantos casos que diversas marcas de alimentos começaram a lançar produtos sem a presença do glúten

Mesmo com grande reconhecimento e estudos sobre o caso, muitas pessoas ainda nem imaginam que tem a intolerância ao glúten, pois na maioria das vezes esta patologia é confundida com uma simples alergia.

intolerância ao glúten

O que é a intolerância ao glúten?

A intolerância ao glúten é um tipo de ração negativa que ocorre no organismo por conta deste componente, o glúten. O glúten é uma combinação de dois grupos de proteína que são a gliadina e a glutenina, que são encontradas em trigos, cevadas e centeio.


O glúten não é uma substância natural do alimento como muitos pensam, mas ele foi fabricado em laboratório para deixar os alimentos mais resistentes, assim aumentar sua durabilidade.


Alimentos que tem glúten

Mesmo com a grande incidência de casos de pessoas que têm a intolerância ao glúten, ainda existe grande dúvida em quais os produtos que podem trazer esta substância. Se você foi diagnosticado com esta patologia tente evitar alimentos, como:

  • Bolos;
  • Pães;
  • Biscoitos;
  • Panquecas entre outros.

A oferta de produtos que contêm glúten e gigante, por isso é importante ficar atento aos rótulos e embalagem dos produtos que irá consumir se você tem a intolerância a lactose.

Sintomas

Os tipos de sintomas ainda geram uma certa incerteza entre as pessoas, pois muitas confundem com uma simples alergia ao alimento. Por isso fique atento com os sintomas que vamos citar logo abaixo. Os sintomas  mais comuns da intolerância ao glúten são:

Desconforto abdominal: Ocorre a presença de gases, diarreia, ou prisão de ventre.

Enxaqueca: Ninguém imagina que ele seja um dos sintomas principais, pois dores de cabeça são normais no cotidiano dos brasileiros. Mas em casos de pessoas que têm a intolerância a lactose deve ter uma atenção redobrada.

Tontura: A ingestão de glúten  em pessoas que têm a intolerância ao glúten pode provocar tonturas, confusão mental, desorientação ou sensação de cansaço após a refeição, mas esses sintomas normalmente não são relacionados à intolerância, e por isso passam despercebidos.

O que diferencia a tontura em quem a intolerância, e que mesmo em casos que a pessoa esteja bem alimentada ela ainda irá sentir as tonturas e confusão mental.

Dor muscular: O consumo de glúten pode causar e aumentar os sintomas de dor muscular, nas articulações e nos tendões, clinicamente chamada de fibromialgia. Também é comum ocorrer inchaço, principalmente nas articulações dos dedos, dos joelhos e do quadril em pessoas que têm a intolerância ao glutén.

Coceira na pele: Ocorre este sintoma pela a irritação que ocorre na parede do estômago que é por conta da intolerância ao glúten. Neste caso é indicado evitar os alimentos que contêm a substância para observar se tem a melhora da coceira.

Alteração de humor: Após a ingestão de alimentos que contém o glúten, algumas pessoas que têm a intolerância ao glúten começam sentir um certo mal estar, assim ocorrendo mal humor, tristeza e até ansiedade.

Tratamento 

O tratamento baseia-se em cortar os alimentos que tem o glúten, assim é indicado uma nova dieta para pessoa que tem a intolerância ao glutén.

A notícia boa é que no mercado já existem vários produtos que são oferecidos sem o composto de proteínas (conheça alimentos ricos em proteínas), assim ajudando a se manter na dieta e não sofrer com sintomas futuros.

Vale ressaltar que é super importante procurar a ajuda certa, para ser indicado o melhor tratamento para o seu caso, pois cada pessoa reage de uma forma diferente a intolerância ao glúten.

Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here