Período Fértil – Conheça os sintomas e como calcular o seu

0
59

As mulheres, mesmo aquelas que usam anticoncepcionais, precisam saber mais sobre o seu período fértil, uma vez que ele interfere em várias coisas relacionadas ao funcionamento do corpo, hormônios e até ao humor.

Hoje em dia existem vários aplicativos que ajudam a facilitar na hora de saber qual é o período fértil, e até mesmo para você anotar os sintomas e já se preparar para esses dias. Porém nem todo mundo sabe da importância dele, como ele funciona e como calcular ele sem ajuda de apps.

Então nesse artigo nós separamos todas as informações que são importantes você saber sobre o seu período fértil e como ele é importante para o funcionamento do seu corpo e para a sua vida em geral. Então continue lendo esse artigo que vamos esclarecer as suas dúvidas de maneira simples. Confira!!

O que é o período fértil?

Período Fértil

O Período Fértil, ou período de ovulação, é quando a mulher está ovulando, ou seja, está mais propícia a engravidar. Mulheres que usam anticoncepcional, não tem ovulação, por isso não conseguem engravidar. Porém os métodos contraceptivos não são 100% seguros, a margem de erros é pequena, cerca de 0,01%, porém é sempre bom estar atento a essas informações para evitar surpresas.

É preciso saber que durante anos o acompanhamento do período fértil foi um dos métodos contraceptivos mais utilizados, conhecido popularmente como tabelinha, porém para quem não tem ciclos regulares não é a melhor opção, então se você não deseja engravidar, utilize também outra forma de contracepção, como a pílula, diu e/ou camisinha nas suas relações sexuais.

Já para quem deseja engravidar saber qual é o seu período mais fértil e aumentar as suas chances é uma boa maneira, por isso preste atenção nos tópicos a seguir.

Quantos dias duram o período fértil?

No geral o período de ovulação tem seis dias, e para saber qual é o seu é preciso que você acompanhe os dias da sua menstruação. Se você não tem um ciclo regular, o período fértil poderá sempre variar, uma vez que ele acontece em torno de 10 a 14 dias após o primeiro de dia de menstruação. Então sempre marque o primeiro dia do seu ciclo para saber qual será a média do seu dia fértil em determinado mês.

Mas além de marcar no calendário, existem alguns sintomas comuns que nos ajudam a identificar que estamos em período fértil e assim saber se estamos mais propensas a engravidar ou não.

Veja também: Fizemos um artigo falando tudo sobre a pílula do dia seguinte, outro método sobre muito utilizado para evitar uma gravidez indesejada. Até quantos dias você pode tomar, como tomar e os principais sintomas.

Sintomas do período de fertilidade

Alguns sintomas do período fértil são muito comuns e as mulheres que são atentas as mudanças do seu corpo o reconhecem facilmente. Os principais sintomas são aumento do libido e desejo sexual, uma vez que nesse período as mulheres se sentem também mais atraentes e desejadas, é um bom período de autoestima, pois elas querem se mostrar ao mundo. Isso acontece até mesmo de maneira inconsciente, por isso algumas mulheres nem percebem essa mudança.

Outro sintoma muito comum é a ocorrência de pequenas secreções transparentes, elas podem aparecer em qualquer momento do dia, inclusive esse “muco” deve ser observado com mais atenção por aquelas mulheres que estão querendo engravidar.

No período de fertilidade também é preciso observar a temperatura do corpo, que fica um pouco mais alta, e isso é muito comum, não significa que você está com febre ou doente.

Por isso se se sentir uma pouco mais quente que o normal, e apresentar alguns dos outros sintomas, as chances de você estar no período de ovulação são grandes.

Calcular o período fértil é seguro para não engravidar?

Como dissemos acima, muitas mulheres calculam o seu período de fertilidade para aumentarem as suas chances de engravidar, uma vez que durante esses dias que duram o período é mais fácil de ter fecundação, do que no restante de seu ciclo.

Porém para ser utilizado como um método contraceptivo ele não é a melhor opção, pois as chances de fazer o calculo errado, em caso de ciclos instáveis, ingestão de hormônios e até mesmo por causa do estresse, são grandes. Por isso o ideal é alinhar o acompanhamento da ovulação com outras formas de evitar uma gravidez.

Para saber certinho quando é o seu período de fertilidade, o ideal é marcar no mínimo por três meses as datas do seu ciclo e os sintomas que você apresentar depois de 10 a 14 dias, assim você conseguirá ter noção quantos dias após a menstruação acontece o seu período fértil.

Se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto nos conte nos comentários.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie este artigo)
Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here