Bebida alcoólica: Ela atrapalha meus resultados? Devo ou não devo?

0

Brasileiro arruma desculpa para tudo de que pode beber hoje: Ta friozinho, ótimo para um vinho; Hoje é sexta-feira, dia de “bebemorar”; Final de semana chegou, mereço aquela cervejinha pela semana que tive; entre outros casos.

Publicidade

mulher bebada

Todos aqueles que gostam de bebida sabem que é realmente prazeroso beber, mas vamos ao assunto da saúde: devemos ou não consumir bebida alcoólica? Fique atento ao artigo de hoje que falaremos muito sobre o assunto.

Publicidade

Malefícios da bebida alcoólica

  1. Bebida alcoólica e o ganho de calorias

alcool e MusculaçaoSim, beber engorda. Beber não oferece nenhum nutriente ao organismo, apenas calorias. Sendo assim, quem deseja ou precisa emagrecer é preciso ter muito controle ao beber.

Bebidas como cerveja, whisky e vodka possuem alto teor alcóolico e são muito calóricas, já as cervejas light e vinho tinto são bem menos calóricas. Basta beber sem preocupações quanto a isso em ocasiões especiais, sempre controlando a quantidade, é claro.

  1. Álcool e a qualidade do sono

Há quem beba algo antes de se deitar para relaxar, mas não é assim que deve ser pensado. O álcool pode ajudar sim a pegar no sono, mas nem sempre as noites serão completamente relaxadas, podendo ficar agitadas.

Publicidade

Ainda mais em consumos exagerados, a tontura antes de dormir é inevitável, enjoos noturnos podem acontecer, você até acorda mais cedo pelo desconforto, fora a ressaca no outro dia que pode ser forte, logo, sem um sono de qualidade, seu dia seguinte não tende a ser muito bom.

  1. Se beber, não dirija

Não tem nada de clichê aqui. Beber e dirigir nunca foi nem vai ser uma boa ideia, afinal afeta completamente nossa concentração, ainda mais quando a pessoa acha que está acostumada e que nunca vai acontecer nada com ela no trânsito. Reveze com seus amigos quem será o motorista da rodada que tudo termina em paz.

Publicidade
  1. Efeitos colaterais da bebida

Sintomas como dor de cabeça, enjoo, olheiras, mal estar, vômito, diarreia, dentre outros, são apenas algumas das sensações de quem beber muito pode ter no outro dia. Sempre beba de forma moderada e evite esses sintomas que não são nada legais.

  1. A bebida em excesso e doenças

O consumo em excesso está ligado a várias doenças sérias: hepatite, cirrose, gastrite, pancreatite, perda de sensibilidade, alterações de reflexos, câncer, doenças cardíacas, entre outras.

  1. Outras desvantagens da bebida alcoólica

Fatores como dependência podem surgir, fazendo a pessoa perder o controle e ter compulsão por bebidas; a perda da consciência também é algo nada impossível; a desidratação também vem à tona devido ao efeito diurético da bebida, logo o corpo precisa de muita água para filtrar o álcool, dando escassez de água no organismo; entre outros.

Publicidade

Benefícios da bebida alcoólica

  1. Bebida alcoólica que faz bem à saúde

O consumo moderado do álcool pode trazer vários benefícios à saúde, podendo ser considerado um alimento cheio de flavonóides, como o vinho tinto, por exemplo.

Tais substâncias são importantes na prevenção de doenças cardiovasculares e têm também ação antioxidante.

Publicidade

Além disso, o vinho tinto também atua aumentando o colesterol bom. Uma taça diária é o bastante para notar tais ganhos a longo prazo.

  1. Saúde das mulheres

O coração das mulheres também agradece, já que beber algumas vezes por semana aumenta as chances de elas sobreviverem a ataques cardíacos.

A longevidade feminina também é favorecida pelo álcool, fazendo-as chegar com bastante saúde até os 70 anos. Além disso, o hábito moderado também reduz chances de câncer, diabetes e outras doenças cardíacas.

Vale ressaltar que mulheres que já sofreram de câncer de mama devem evitar consumo de álcool para evitar novos tumores.

  1. A bebida e a diabetes

Uma dose diariamente de álcool pode ajudar com que a diabetes diminua consideravelmente e até mesmo vá embora!

Além de ajudar no tratamento de quem já tem, pode ajudar a evitar quem nunca teve ou não desenvolveu.

Funciona da seguinte maneira: o álcool ajuda a processar melhor a glicose e a usa como energia, o que reduz a quantidade de açúcar no sangue e controla a diabetes. Consulte seu médico para mais informações.

  1. O álcool e o poder intelectual

Se você usar a inteligência para beber, você ganha mais inteligência com isso. O álcool ajuda na prevenção da perca de memória, além de oferecer criatividade, quando controlado é claro, lembre-se disso.

O álcool também ajuda a reduzir as probabilidades de transtornos cognitivos, Alzheimer, formas de demência, entre outras doenças e transtornos do sistema nervoso.

Isso acontece porque o álcool ajuda no aumento do aumento do colesterol bom, o que melhora o fluxo sanguíneo para o cérebro, consequentemente.

  1. Ajuda com os cálculos biliares

Cálculos formados na vesícula biliar são geralmente compostos de colesterol, causando cólicas terríveis e muita dor no fundo do estômago.

O álcool ajuda nisso tanto para quem já sofre q
uando para quem quer evitar. Isso ocorre devido à ajudinha maravilhosa que o álcool tem sobre nosso controle de colesterol bom.

Considerações finais: Devo beber ou não?

Como você pôde ver, a bebida em seu consumo moderado oferece sim vários benefícios à saúde, o que não é certo nem oferece benefício algum é seu consumo descontrolado e concentrado em um dia da semana, por exemplo, pois o corpo simplesmente é bombardeado de álcool e não saberá lidar com isso de maneira positiva.

Tudo tem limite, por que o álcool não teria? Quanto ao que você pode beber para lhe ajudar com determinada doença ou suas quantidades, consulte um médico e se informe melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here