Lista de Alimentos ricos em proteínas – Qual a real importância

0
698

No artigo a seguir falaremos sobre a importância de consumir alimentos ricos em proteínas diariamente, não somente para atletas que buscam ganhos musculares, como também para consumo para pessoas no geral.

E também apresentaremos alguns alimentos ricos com esses nutrientes para você encaixar de vez na sua alimentação e ganhar benefícios diários com isso. Vamos lá?

Qual a importância das proteínas na nossa alimentação?

alimentos ricos em proteinas

Basicamente, as proteínas não podem faltar na nossa alimentação, pois são extremamente importantes para a manutenção da saúde e atuam em vários processos biológicos do nosso organismo. Além disso, é fundamental para ajudar nas atividades que exigem energia diariamente, principalmente se envolver musculação e processo para perda de gordura corporal.

Nosso corpo produz sim essas substâncias através das chamadas sínteses proteicas, em que cadeias e cadeias de aminoácidos são formadas o tempo todo, mas isso não é o suficiente para manter nossas funções biológicas em dia, sendo necessária a ajuda da alimentação para nutrir melhor.

As proteínas consumíveis podem ser divididas em dois grupos: as de origem animal (carnes, aves, leites e derivados) e as de origem vegetal (leguminosas e cereais), todas compostas por inúmeros aminoácidos que atuam de diferentes maneiras no organismo.

>> Veja também: Guia completo sobre Whey Protein (Melhores marcar, como tomar e como ele pode ajudar seu corpo com abastecimento de proteínas diariamente)

Top alimentos ricos em proteínas

alimentos ricos em proteinas

Como falamos acima, a alimentação proteica é essencial, portanto vamos apresentar os alimentos que mais são ricos em proteínas e que podem ser indicados à sua rotina alimentar.

Lembre-se que tudo demais é veneno, portanto mesmo os alimentos citados a seguir com esses benefícios listados devem ser consumidos moderadamente, até mesmo em casos em que busca-se a hipertrofia muscular.

Consulte uma nutricionista ou nutróloga para lhe orientar melhor sobre dietas com tais alimentos. São eles:

Carne vermelha: Grande parte dos aminoácidos presentes na carne de boi é responsável pela formação das hemoglobinas, principais células do sangue que transportam oxigênio e nutrientes pelo organismo. Além disso, tais proteínas oferecem energia ao corpo, ajudam muito na formação muscular e também composição dos ossos.

Mas cuidado na hora do preparo quanto à fritura e cortes com gorduras, isso não significa que churrasco está liberado, tudo deve ser bem preparado e consumido moderadamente, afinal como sabemos de longa data, a carne vermelha também pode ser vilã.

Outras carnes: Tais benefícios também podem ser percebidos em carnes mais magras como o frango e peru, por exemplo, sendo até mais saudáveis pela menor quantidade de gordura e fácil absorção proteica que proporcionam.

Ovo: Contém muita proteína, além disso contém o aminoácido que é considerado a proteína do bom humor, portanto comer ovo pode lhe deixar mais feliz! Tal aminoácido se une à vitamina B no cérebro e ajuda na formação da serotonina, daí a explicação para tamanha sensação de bem-estar.

Leite: Não poderíamos deixar de falar da proteína do leite, a qual é de alta qualidade, auxilia na construção dos tecidos, preservação muscular, formação de cabelos, unhas e outras partes do corpo, etc. Além de tudo, auxilia bem na concentração, combate a anemia, fortalece os ossos e até oferece melhoras continuas no sistema imunológico.

Bônus: E quem não come carne ou nada de origem animal?

alimentos ficos em proteinas sem origem animal

Há quem diga que apenas proteínas de origem animal oferecem a nutrição e força necessária, mas quem diz isso está enganado! A prova disso é a existência de vários atletas e até fisiculturistas veganos espalhando suas experiências alimentares pelo mundo e seus sucessos em competições.

Sendo assim, vamos falar de algumas proteínas de origem vegetal que já podem suprir muito bem nossa alimentação:

Soja: Assim como a carne vermelha, mesmo sendo de origem vegetal, fornece muitos aminoácidos para o crescimento muscular e ganho de energia para os exercícios. Tais proteínas também ajudam na atuação e cuidados com o sistema nervoso e contribui também com a saúde cerebral.

São de alto valor biológico, de bom aproveitamento pelo corpo, de alta digestibilidade e são consideradas proteínas completas!

Feijão: Um dos principais grãos com aminoácidos que ajudam a transportar gordura para os músculos, as quais serão queimadas no dia-a-dia, principalmente em atividades físicas. Tais proteínas também ajudam na formação e manutenção de unhas, cabelo e saúde da pele. Mas também não pense que aquela feijoada está liberada, nada a ver!

Outras proteínas de origem vegetal estão inclusas em tais alimentos e categorias alimentícias: Arroz integral, feijões, grão de bico, couve, brócolis, ervilha, milhete, lentilhas, trigo sarraceno, quinoa, milho, dentre outros.

A combinação desses alimentos de forma variada numa dieta mantém bem todas as funcionalidades do organismo de pessoas veganas ou vegetarianas em dia.

Já se sua restrição ou escolha for apenas eliminar as carnes, não se esqueça de contar com as proteínas do ovo e leite, as quais ajudam também bastante na dieta vegetariana, evitando complicações, carências, dentre outros.

Considerações finais sobre as proteínas

Independente se você come muita ou pouca proteína, ou até mesmo se não sente que há nada de errado com sua saúde quanto a isso, você deve consultar um médico e lhe falar bem sobre sua alimentação.

>> Confira também: como usar verduras, legumes e frutas para nutrir seu corpo

Muitas pessoas comem bastante carne diariamente e têm uma absorção falha de proteínas, já quem tem dietas restritas como os veganos podem absorver todo tipo de proteína consumida mesmo comendo da sua maneira.

Sendo assim, tudo é questão de como seu corpo está lidando com todo o tipo de proteína que está consumindo quanto à absorção. Informe-se melhor com seu médico e não deixe passar nada sobre o assunto.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie este artigo)
Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here