Agachamento Smith: Faz mal? Como fazer corretamente?

0
9

Se você já está inserido no mundo da musculação, já deve ter ouvido falar no agachamento smith. Ele é um exercício de força que trabalha vários grupos musculares, focando principalmente nos quadríceps, mas também desenvolve bem panturrilha, glúteos e parte inferior das costas.Agachamento Smith

É praticado com o auxílio de barra e pesos de aparelhos, não barra livre, o que para alguns facilita a execução; porém isso gera controvérsias por conta da falsa sensação de segurança que a barra presa causa, entre outros motivos. Mas e aí, fazer ou não fazer agachamento smith? Vem com a gente entender melhor sobre isso tudo.

Pontos positivos do agachamento smith

Fazer corretamente o exercício pode trazer boas vantagens a quem faz, tais como:

  • Para quem tem dificuldade na execução de exercícios com pesos livres, o agachamento smith é recomendado, principalmente se forem iniciantes, por conta do auxílio dos aparelhos, deixando o controle dos movimentos mais fácil.
  • Além disso, é um ótimo começo para orientar os iniciantes a entenderem como funciona a técnica do agachamento, ensinando coordenação motora e induzindo aos poucos a pessoas a realizar o agachamento livre, mesmo sendo exercícios diferentes.
  • Serve de apoio para o corpo aquecer ou descansar de outros exercícios, já que não exige tanto controle muscular, principalmente antes dos treinos para aquecimento, ou depois de treinos pesados de coxas e glúteos. Muitos orientadores usam essa técnica no final dos treinos dos seus alunos, com estímulos metabólicos, usando menos carga.
  • Como tem menos necessidade de equilíbrio corporal e mais controle com a barra, o agachamento smith gera mais força do que o agachamento livre; portanto o maior esforço é feito com a força bruta para descer e subir, concentrado em levantar a barra.

Pontos negativos do agachamento smith

O treino incorreto com agachamento smith sem orientação profissional pode ser prejudicial ao indivíduo, trazendo desvantagens como:

  • A barra ajuda no controle do peso, porém torna-se um movimento não funcional já que a barra também limita e não há uma angulação natural do movimento. Isso facilita o surgimento de lesões, principalmente na região da lomar. A posição desse tipo de agachamento pode sobrecarregar a coluna e nos músculos estabilizadores ao redor.
  • Outro ponto prejudicado é o equilíbrio do indivíduo, já que o movimento é 100% guiado pela barra, logo o autocontrole não é trabalhado. Pode ajudar a entender a coordenação motora no início, como citamos nas vantagens do exercício, porém a tendência é acomodar e não fornecer aprendizagem à pessoa.
  • A limitação da barra pode prejudicar muitas pessoas a encontrarem uma posição confortável e firme para realizar o exercício. Muitos reclamam de dores nas articulações dos joelhos; o que pode ser “normal” pelo desconforto da barra presa no início, mas que pode condicionar a lesões sérias. Muitas vezes a solução para esses casos é trabalhar com barras livres sem peso e ir colocando pesos aos poucos.

Fazer ou não fazer agachamento smith?

Certamente você percebeu o quanto o agachamento smith pode ser eficiente quando bem executado e dentro dos limites, não é mesmo? Antes de tudo, saiba da saúde da sua coluna e como o exercício vai impactar você e seu rendimento. Em seguida, veja com seu orientador físico o melhor treino de acordo com suas capacidades físicas, sendo necessário o agachamento smith ou não. Respeite suas particularidades, escute seu orientador e bons treinos.

Como fazer agachamento smith corretamente?

Antes de começar o exercício, confira com seu orientador se sua postura está correta; uma vez que comece errada ou sem apoio correto dos pés, a chance de haver lesões musculares é altíssima, além de nenhuma entrega de resultados.

  • Posicione a barra no aparelho smith numa altura boa acima dos ombros, na região do trapézio, de modo a te deixar com os joelhos levemente flexionados.
  • Abre as pernas numa largura igual à dos ombros.
  • Mantenha os joelhos alinhados e quadril sempre para a frente, com as costas eretas, tudo alinhado com a barra.
  • Estando bem posicionado, comece o exercício descendo lentamente até que os joelhos formem um ângulo de 90º com relação às pernas.
  • Chegando nesse ponto, respire fundo e retorne à posição de início com cuidado, sempre subindo devagar; vá exalando o ar respirado enquanto sobe.
  • Durante todo o exercício, mantenha o abdômen o mais contraído que puder; isso ajuda na firmeza do movimento e também tonifica o abdômen.Como fazer agachamento smith corretamente
Agachamento Smith: Faz mal? Como fazer corretamente?
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here