IMC: O Que É E Como Calcular Seu Índice de Massa Corporal

0
29

Que procura por uma vida saudável conhece todos os tipos de dietas que estão em alta, sabe de cor quais são todos os exercícios funcionais. Tem uma tabela com os alimentos que devem ou não ser ingeridos, e sabe a quantidade de vitaminas e nutrientes cada um deles possui.Tudo isso para se ter um corpo perfeito e saudável, porém algumas pessoas esquecem que é preciso ter um IMC dentro da média para se ter certeza de que realmente se está saudável.

Se você não sabe o que é o IMC, nem como calculá-lo e a sua importância para uma boa saúde, continue lendo esse artigo que vamos te ensinar tudo!imc

O que é o IMC

O índice de massa corporal ou popularmente chamado de IMC,  é o principal cálculo utilizado para saber a quantidade de gordura que está presente no nosso corpo.

E é com esse cálculo que é possível saber se a pessoa está com mais ou menos gordura do que deveria, e assim recomendar o tratamento adequado para ela.

Com o resultado do IMC  os médicos e nutricionista conseguem  de maneira mais clara e objetiva avaliar o peso de seus pacientes e descobrir se eles estão com risco de ter algumas das doenças que acontecem devido ao baixo peso ou a obesidade em seus diferentes níveis.

Após calcular é possível determinar se uma pessoa está dentro do seu peso ideal, abaixo ou acima.

Em caso de ser ter um IMC alto, isso significa obesidade, que pode ser no nível I, II ou III, e isso pode gerar doenças no futuro, como a diabetes, problemas cardiovasculares e respiratórios, entre outros.

Quando alguém é diagnosticado com sobrepeso e/ou com obesidade é preciso se ter uma atenção especial, pois eles são fatores de risco para doenças sérias como citado acima.

Mas no geral o IMC é utilizado como uma forma de comparar a saúde de populações, ou de individualmente, para assim ajudar a definir prescrição de medicamentos e tratamentos.

Os valores do IMC são independentes de idade e sexo , tanto que só é preciso informar a altura e peso para calcular ele.

Como calcular o Índice de Massa Corporal

Para se fazer o cálculo não existe segredo, e nem é preciso ir ao médico apenas para isso, umas vez que você pode fazer isso em casa. Para isso só precisa de saber qual a sua altura e peso corretos.

O cálculo é feito a partir da divisão do seu peso pela sua altura ao quadrado ou seja IMC= Peso/altura².Formula-do-IMC

A partir  do resultado dessa conta você saberá  qual é o seu IMC. E depois basta consultar a tabela com os valores e saber em qual grupo você se encaixa, como você pode ver logo a seguir.

Como interpretar o IMC em adultos

A interpretação do IMC varia entre crianças, adolescentes e para os adultos ( pessoas com mais de 20 de anos). No caso dos adultos a interpretação segue a seguinte tabela:

IMC abaixo de 18,5: baixo peso

IMC 18,5 – 24,9: peso normal

IMC 25,0 – 29,9: excesso de peso

IMC 30 e acima: obesos.

ilustracao imc

Quando o resultado está abaixo de 17 isso é uma indicação de desnutrição grave, com risco de saúde. Mas em alguns casos pode acontecer de se ter um IMC baixo com a  ausência de doença, mas é sempre bom ter o acompanhamento de um médico.

Já quando o resultado está com mais de 40  isso significa que o paciente está com obesidade mórbida e precisa se tratar.

Nesse caso é necessário ações imediatas para melhoria da saúde e qualidade de vida, descubra formas de emagrecer.

Interpretação do  IMC em crianças e adolescentes

A fórmula para calcular o IMC de crianças com  idades entre 2 e 19 anos é o mesmo que a fórmula utilizada no cálculo de IMC para adultos, porém o que muda é como os resultados são interpretados.

A Interpretação dos resultados de crianças leva em consideração que a quantidade de gordura corporal muda conforme as crianças e adolescentes crescem e que a quantidade de gordura corporal é diferente em meninos e meninas da mesma idade e peso, o que não ocorre com os adultos.

O resultado das crianças e dos adolescentes são comparados com outras crianças da mesma idade e sexo.

As categorias de peso para crianças são as seguintes:

  • Abaixo do percentual 5: baixo peso
  • percentual 5 a 85 percentual: peso saudável
  • percentual 85 a 95 percentual: risco de excesso de peso
  • percentual acima de 95: excesso de peso

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA