Perdi peso, mas estagnei O que fazer?

2
352910

É sempre assim: quando uma pessoa está disposta a ter uma vida mais saudável e perder peso, ela dá início a uma série de atividades físicas e também opta por dietas com menos calorias e com mais energia ao corpo.

No início, a perca de peso é algo notável, que deixa todos contentes com o resultado visível na balança e nas roupas, logo também na autoestima.

O que ninguém espera é um efeito de estagnação que começa logo depois que o corpo “esfria” desse início empolgante de mudança de vida. Sendo assim, o que fazer? Se liga no texto a seguir e saiba como resolver esse probleminha.

mulher comendo salada para emagrecerPor que emagrecemos tanto no início?

Com o impacto da nova rotina no nosso metabolismo, o corpo meio que “acorda” e passa a funcionar de forma mais eficiente.

No entanto, temos uma falsa impressão de emagrecimento de gordura através da grande parte de água que é eliminada do nosso corpo, toda aquela água retida que deixa qualquer um inchado.

E acreditem, é muito mais fácil eliminar líquidos do que gordura do corpo, por isso a “falsa impressão”.

Isso acontece porque reduzimos as calorias através das dietas e práticas de exercícios, então facilmente o corpo obtém a energia suficiente para liberar seus estoques de glicogênio, tipo de carboidrato que retém água no nosso corpo.

Logo, quando se queima energia, ele também libera a água, resultando na perda de peso na balança.

O certo é, para acompanhar no início o progresso das atividades físicas, realizar avaliações com profissionais para medição de gordura e suas medidas gerais.

Daí vem também a importância extrema de se beber bastante líquido, principalmente quando ligado a essas atividades. Mas realmente o bicho pega quando, depois dessa fase de perda de líquido, o efeito Platô vem com tudo.

O que é o Efeito Platô?Mulher com balança - fuja do efeito platô

Já ouviu falar nesse efeito? Efeito Platô nada mais é que esse probleminha que você pode estar enfrentando de estagnação no processo de emagrecimento, e o primeiro passo para saber como resolve-lo é identificando suas causas, assim pode prosseguir com seu projeto. São algumas possíveis explicações para o Efeito Platô:

Principalmente se você começou a frequentar academia, seu peso pode permanecer inalterado.

Isso se dá pelo fato de você estar queimando gordura e liberando água e ganhando simultaneamente massa magra, logo a balança não acusa diferença ou pouquíssima.

Daí também a importância das avaliações periódicas para saber seu percentual de gordura, só assim você vê a diferença. Afinal, músculos pesam, não é gente?

Seu corpo pode demorar um pouco a entender essa nova rotina pelo qual está passando. Ele precisa se adaptar e ver se sua saúde vai dar conta, sendo assim ele pode economizar depois do início empolgante certa quantidade de gordura, até que ele entenda que esteja em níveis seguros e volte a queimar essa gordura, como no começo.

Tem gente que entende dieta como cortar calorias ou diminuir bruscamente, o que nem sempre é assim. Afinal, comendo pouco e queimando muita energia seu corpo ao invés de queimar gordura ele vai reter e economizá-la, diminuindo assim seu metabolismo. Efeito inverso ao desejado, né?

Outra forma de diminuir o metabolismo é quando não seguimos corretamente um processo de refeições ao longo do dia. Pular ou cortar refeições não emagrece.

Ainda falando em dieta, muitas pessoas ficam de galho em galho com diferentes dietas. Nos primeiros dias, é claro que o corpo emagrece, porém ele se adapta à nova alimentação e estagna novamente.

Daí a pessoa acha que deve partir para outra dieta ou simplesmente parar com a anterior que “deu errado” e estagna ou até volta a engordar.

Quanto aos tipos de exercícios, para quem deseja emagrecer é sempre bom conciliar exercícios de musculação com os aeróbicos.

Se fazer apenas musculação, ganha muita massa magra e perde pouca gordura, podendo até subir o peso erroneamente. Já se apenas queima com os exercícios aeróbicos, seca muito rápido e perde resistência física. Importante conciliar!

O que fazer para continuar perdendo peso, então?

malhando com personal - dica para emagrecerA dica mais certa que podemos lhe dar é que consulte profissionais que tratem seu caso de forma personalizada, como contratar um nutricionista e um personal trainer, somente eles podem lhe indicar de forma específica aos seus objetivos o que você deve fazer ou comer.

No blog já falamos sobre o uso de termogênico para emagrecer e de suplementos alimentares, se você ainda não viu, da uma passada la!

Saiba que para combater o efeito platô disciplina e firmeza não devem ser dispensadas, portanto prossiga na alimentação saudável.

Sempre vá melhorando e adaptando sua rotina de exercícios físicos (não é aumentar os exercícios, e sim mudar as séries ou velocidade, por exemplo) e continue na substituição de queima de gordura por massa magra.

É importante não perder o foco nem desanimar, afinal é bastante possível que esse efeito ocorra, só não desistir. Boa sorte!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie este artigo)
Loading...

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here