Gastrite: Sintomas, Causa, Tratamentos, Tipos, Remédios Caseiros

0
6

A Gastrite é uma doença que tem como característica a inflamação, infecção ou erosão do revestimento do estômago. Ela pode durar por pouco tempo que chamamos de gastrite aguda, no entendo quando ela passa a durar vários meses a chamamos de gastrite crônica.Gastrite

Sintomas da Gastrite

Os sintomas podem ser notados pela ocorrência de náuseas, vômitos, sensação de dilatação abdominal, perda de apetite e muitas vezes azia. Apesar de apresentar todos estes sintomas, algumas pessoas não chegam a manifestá los. Existem algumas complicações que podem ocorrer, entre elas estão a formação de úlceras, tumores e hemorragias.

O que causa

Uma das causas mais plausíveis é a fraqueza ocorrida na barreira mucosa que protege a parede estomacal, essa possibilita que os sucos gástricos produzidos pelo estômago causem danos ao tecido que reveste o órgão.

Tratamentos

Os tratamentos são realizados a partir da ingestão de medicamentos, sendo eles receitados a partir de orientação médica. Os medicamentos mais utilizados são:

  • Amoxicilina
  • Digestil na forma de comprimidos
  • Esomeprazol de Magnésio
  • Omeprazol
  • PantoprazolGastrite estomago

Para que o tratamento seja eficaz é necessário que siga sempre à risca as orientações médicas e jamais se automedique. Outro fator de grande importância nunca suspenda o uso do medicamento sem  devida autorização médica.

Tipos de Gastrite

Gastrite Aguda: geralmente é causada pela presença de uma bactéria que se encontra no estômago  chamada de Helicobacter pylor, os seus sintomas são caracterizados pela presença de dor, vômitos e náuseas.

Gastrite Nervosa: é um tipo de gastrite que atinge principalmente mulheres,os sintomas observados são irritabilidade, medo e ansiedade. Já o tratamento deste tipo de gastrite e feito a partir de antibióticos, remédios calmantes. O tratamento também é realizado a partir uma dieta restrita a alimentos que possam prejudicar o tratamento da gastrite nervosa.gastrite nervosa

Gastrite Crônica: é conhecida por ser uma gastrite com uma duração bem mais prolongada que as demais. E neste tipo de gastrite que ocorre o aumento progressivo da inflamação da parede do estômago. Quando iniciada ela é caracterizada como gastrite superficial ou leve. Já o estágio seguinte a gastrite é chamada de atrófica ou moderada e sua fase final é classificada atrofia gástrica, quando a gastrite chega a este estado final,  a parede do estômago se encontra praticamente destruída sendo capaz até de se transformar em um câncer.

A gastrite crônica pode ser caracterizada de acordo com o estágio que ela se encontra. Desta forma de acordo com a parte afetada do estômago. podendo ser gastrite antral,que atinge a região final do estômago, ou gastrite no corpo do estômago, que afeta  região central do órgão. O tratamento  é realizado através de medicamentos antiácidos e protetores gástricos.

Gastrite Enantematosa: é quando ocorre a inflamação somente na camada mais profunda da parede do estômago. Esta inflamação acontece por proliferação de bactérias, doenças autoimunes, alcoolismo ou até mesmo pelo uso constante de medicamentos. gorduras.seu tratamento é realizado por medicamentos antiácidos e dieta pobre em gorduras, doces e cafeína.

Gastrite Eosinofílica: é caracterizada pelo aumento de células imunes no estômago, sendo estas as causadoras de inflamações. Os sintomas presentes são azia,náuseas e vômito. Seu tratamento é feito pela ingestão de corticoides como a Prednisolona.

Remédios caseiro

Os remédios caseiros é uma ótima opção na prevenção e tratamento de Gastrite. Além disso é recomendável ter uma dieta equilibrada que ajuda na proteção do estômago, evitando também o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, temperos e alimentos ácidos. Confira algumas receitas caseiras que podem ser de grande eficiência.

Remédio caseiro feito com maçã

Os ingredientes necessários são, uma maçã sem sementes, uma folha de couve, raspas de gengibre , um copo de água (250 ml), uma colher de linhaça. Já para o preparo basta bater todos os ingredientes no liquidificador e beber na parte da manhã.

Remédio caseiro feito com ruibarbo

Os ingredientes utilizados serão  meia colher de talos de ruibarbo picados e duas xícaras de água. Ferva os ingredientes por cerca de cinco minutos e retire do fogo, mantenha tampado até ficar em temperatura ambiente, Coe e beba uma xícara pela manhã ou à noite, antes de dormir.

Remédio caseiro feito com melão

Será necessário uma fatia bem grossa de melão sem casca e sem sementes, e uma xícara de água. Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba uma vez ao dia, durante um período de quatro dias.

Ficou alguma dúvida sobre gastrite, então nos conte nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie este artigo)
Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here