Omeprazol – Pra que serve, como usar e efeitos no corpo

0

Sabe aquelas dores incômodas que dão uma sensação de que tem algo queimando no nosso corpo? Pois elas podem ser causadas por vários motivos, dentre eles o refluxo, úlcera, gastrite, e outras doenças. Mas o tratamento para isso pode ser feito de maneira simples com o uso do Omeprazol.

Publicidade

Se você quer saber mais sobre esse medicamento continue lendo esse artigo que vamos explicar tudo!

Para que serve

Omeprazol

Publicidade

O Omeprazol é um dos principais medicamentos para dores relacionadas ao estômago e diretamente relacionados com a acidez gástrica. Sua ação principal é para aliviar problemas como a gastrite, úlcera péptica, refluxo, dispepsia funcional, hemorragia digestiva, e ainda pode ajudar a prevenir úlceras em pacientes que fazem tratamento com antibiótico.

Esse medicamento atua diretamente na proteção da parede do estômago ou do duodeno, fazendo com ele alivia imediatamente a sensação de queimação e refluxo.

Como atua o Omeprazol?

O Omeprazol atua no alivio da sensação de queimação causada por refluxo, gastriste, e outros motivos. Isso acontece porque no momento em que estamos fazendo a digestão dos alimentos eles passam antes pelo estômago, que é um local muito ácido. No estômago pode ficar abaixo de 2, por causa da produção de ácido clorídrico. E quando esse ácido está sendo produzido em maiores quantidades do que o necessário para a digestão, pode ocorrer refluxos e aquela sensação incômoda de queimação.

Publicidade

O medicamento Omeprazol irá atuar diretamente nas células parietais, que são as responsáveis pela secreção do ácido clorídrico e impede que ele seja produzido em maior quantidade do que o necessário. Ele é capaz de reduzir a produção desse ácido em até 95%, além de ter um efeito rápido.

Uso incorreto do Omeprazol

O Omeprazol é um medicamento muito efetivo para tratar problemas de acidez no estômago, porém em alguns casos ele é indicado de maneira errada, uma vez que os sintomas podem ser de refluxo ou gastrite, mas se não forem diagnosticados corretamente, o medicamento pode acabar piorando a situação, no lugar de ajudar.

Publicidade

Um dos casos quando ele é receitado de maneira errada é para o tratamento rápido de dores, pois apesar de ter ação apenas uma hora após o seu uso, ele só atinge o seu pico de redução na produção de ácido clorídrico após 4 dias. Por isso ele não é um medicamento para ser tomado sempre que existe dores, deve ser respeitado o período de medicação recomendado pelo médico.

Outra maneira errada de utilizar o Omeprazol é como um medicamento para tratar problemas de vesículas, na verdade ele não irá ter nenhuma influência nesse tipo de dor, pois sua ação é diretamente no estômago.

Quanto custa

O Omeprazol é um medicamento de baixo custo, porém esse valor pode variar de acordo com a cidade onde é vendido, mas a média de preço varia entre 5 a 15 reais a cartela. E você pode comprar em cartelas de 15 comprimidos ou caixas de 30 comprimidos.

Publicidade

Como usar

Esse medicamento deve ser tomado diariamente, de preferência em jejum para que ele tenha uma melhor ação, uma vez que é nesse horário que as células parietais começam a produzir o ácido. Porém para cada tipo de tratamento é necessário uma quantidade de dias tomando o medicamento. Confira abaixo:

  • Para úlcera duodenal deve-se tomar um comprimido por dia durante quatros semanas, sempre em jejum.
  • Para a úlcera gástrica é necessário tomar um comprimido por dia entre 4 a 8 semanas.
  • Para refluxo deve-se tomar um comprimido por dia durante 4 semanas
  • Esofagite: tomar um comprimido por dia entre 4 a 8 semanas, podendo ser estendido até por 12 semanas.
  • Síndrome Zollinger Ellison: Tomar 3 comprimidos de 20 mg por dia, podendo estender para até 6 comprimidos por dia.
  • Azia: Tomar um comprimido por dia, durante 14 dias.

Efeito colaterais

Os efeitos colaterais são raros durante o uso do Omeprazol, porém pode ser de os pacientes apresentarem:

Publicidade
  • enjoo
  • diarreia
  • vômitos
  • prisão de ventre
  • dor de cabeça
  • tosse
  • insônia

Contra indicações do Omeprazol

O Omeprazol é um medicamento que não possui muitas contra indicações, por isso seu uso está liberado para quase todas as pessoas. Porém quem apresenta casos de alergias a medicamentos inibidores pode ter alergia com esse medicamento.

Além disso, mulheres grávidas e amamentando não devem fazer uso desse medicamento sem consultar um médico para liberar o uso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here