Vitamina D: A Vitamina Do Sol! Saiba Como Obter de Maneira Saudável

0

As vitaminas são responsáveis pelo bom funcionamento do nosso corpo, muitas são produzidas pelo próprio organismo, como a Vitamina D, porém em alguns casos pode ocorrer de não serem produzidas em quantidade suficiente.

Publicidade

Se você quer saber tudo sobre a vitamina D e onde encontrá-la, continue lendo esse artigo que explicamos tudo sobre ela. Confira!recebendo vitamina d

O que é a Vitamina D

É uma das mais importantes para o corpo humano, ela está entre as vitaminas essenciais, ou seja, aquelas que o nosso corpo produz sozinho.

Publicidade

Porém nem sempre ele consegue produzir em quantidade suficientes para a nossa necessidade diária, assim é possível ingerir essa vitamina por meio da alimentação e também com suplementos e medicamentos próprios para essa finalidade.

 

Ela é  um hormônio do tipo lipossolúvel e tem uma função muito importante  no corpo, uma vez que ela pode controlar 270 genes, inclusive células do sistema cardiovascular, o que é importante para evitar diversas doenças e também para ter um melhor funcionamento do organismo no geral.

Publicidade

vitamina d

 

Publicidade

Sua principal forma de produção é por meio da exposição ao sol, por isso é comum ouvir dizer que pegar um sol é bom para poder ter vitamina D. Porém é preciso ter cautela, uma vez que a exposição solar em excesso traz muitos prejuízos a pele, e também a saúde.

O ideal é que se tome sol sempre com protetor solar, e em horários em que os raios não são tão fortes, como antes das 10 da manhã e depois das 4 da tarde. Cerca de 20 minutos de banho de sol já ajudam na melhor produção de dessa vitamina. 

Outra maneira de se ter Vitamina D é por meio da alimentação, os principais alimentos onde ela é encontrada são os peixes e os derivados do leite, como iogurtes, queijos, etc. Porém é na exposição solar que o corpo consegue receber entre 80% a 90% de vitamina necessária para que se esteja saudável.

Publicidade

Para que serve a Vitamina D

A vitamina D é muito importante para a manutenção do tecido ósseo, além de também  ter uma influência direta no sistema imunológico, o que faz com que ela seja fundamental para o tratamento de doenças autoimunes, como a artrite reumatoide e a esclerose múltipla.

Essa vitamina também está presente no processo de diferenciação celular, e por causa da falta da vitamina D podem ser favorecidos 17 tipos de câncer, incluindo o câncer de pele.

Publicidade

Sua principal função está em aumentar a absorção do cálcio pelo corpo, dessa forma, contribui para a formação dos osso e dos dentes. A falta de vitamina D contribui para o aparecimento da osteoporose, osteomalácia e até mesmo o raquitismo em crianças.

A deficiência dessa vitamina pode ser facilmente resolvida com uma maior exposição ao sol, com medicamentos e suplementos específicos de Vitamina D e por meio da alimentação focada em alimentos que são ricos nessa vitamina.

Principais benefícios da Vitamina D

Os mais importantes benefícios da vitamina D estão  diretamente relacionados com a saúde dos ossos e dentes. Além disso, ela tem a capacidade de auxiliar no aumento da força muscular, diminuir o risco de diabetes tipo 1, melhorar o equilíbrio e  ainda ajudar a emagrecer. Ou seja, ela é importante para quase todo o bom funcionamento do nosso corpo.

Fortalecimento dos ossos

A Vitamina D ajuda principalmente na melhor absorção do cálcio o que os deixa os ossos e dentes mais fortes.A maioria das pessoas que apresentam alguma deficiência de vitamina D chegam a aproveitar em média 30% menos de cálcio adquirido na alimentação.

Para saber se existe deficiência dessa vitamina você pode fazer um exame de sangue e consultar um médico para que ele lhe explique os resultados.  tomando vitamina d

O coração, e todo o sistema cardiovascular em geral, também são beneficiados pela vitamina D, pois ela participa diretamente do controle das contrações do músculo cardíaco, que são necessárias para bombear o sangue para o corpo.

Além disso, a vitamina permite o relaxamento dos vasos sanguíneo o que influencia na produção do principal hormônio regulador da pressão arterial.

Como encontrar Vitamina

Além dos raios solares, a vitamina D pode ser encontrada nos alimentos de origem animal, principalmente nos peixes, frutos do mar, nos cogumelos. Veja abaixo quais são os alimentos que possuem maior quantidade de Vitamina D:

  • Óleo de fígado de bacalhau
  • Atum enlatado em água
  • Sardinhas enlatadas em óleo
  • Leite, iogurte e queijos
  • Carne ou fígado de vitela
  • Gema de ovo
  • Alguns cereais enriquecidosalimento ricos em vitamina d

Uma dica para adquirir essa vitamina de maneira ainda mais saudável é durante uma boa caminhada, aliando assim, tomar sol em uma quantidade adequada a uma boa pratica de execícios. Conheça aqui todos os benefícios da caminhada ao ar livre.

Outra maneira de encontrar a vitamina é com suplementos específicos que são ricos em Vitamina D, eles são facilmente adquiridos em lojas de produtos naturais, ou na internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here