Muito ouvimos falar em tireoide, porém poucas pessoas sabem o que realmente é ou qual a função dela em nosso organismo, e por isso hoje nesse artigo eu irei falar um pouco mais a respeito da tireoide. Se você possui alguma dúvida, esse artigo é para você, continue lendo e veja a seguir.tireoide

O que é

A tireoide é uma glândula que está presente no corpo humano, sendo que ela é a responsável por regular a função de alguns órgãos importantíssimos do nosso corpo como o coração, o fígado, os rins e até mesmo o cérebro.

A tireoide garante o equilíbrio dos órgãos através da produção dos conhecidos hormônios T3 e T4, triiodotironina e tiroxina respectivamente. Apesar de ser bem pequena quando comparada com alguns órgãos do corpo, a tireoide é a maior glândula presente no nosso corpo, além de ser uma das mais importantes.

Função da tireoide

Como foi visto acima a tireoide é uma glândula muito importante ao nosso corpo, e isso acontece porque ela possui muitas funções em nosso organismo, sendo que ela atua no desenvolvimento e no crescimento de crianças e adolescentes, ajuda a regular o ciclo menstrual, auxilia no controle de peso e na memória do indivíduo.

Também já foi constatada a eficiência desta glândula na regulação do humor e no controle emocional.

Sintomas de problemas na tireoide

A tireoide possui uma maneira correta de funcionar, porém nem sempre ela funciona corretamente, o que faz com que o indivíduo possua problemas na tireoide. Os problemas na tireoide podem ser ocasionados quando está glândula libera maiores quantidade de hormônio que ocasiona no hipertireoidismo, ou quando ela manda os hormônios em quantidades insuficientes, ocorrendo então um hipotireoidismo.Bocio Tireoide

Veja a seguir quais são os sintomas desses problemas:

Hipertireoidismo

Hipotireoidismo

Esses são os principais sintomas dos problemas de tireoide, assim, se você apresenta alguns desses sintomas deverá procurar um médico imediatamente para que seja iniciado o tratamento caso seja diagnosticado que você possui problemas na tireoide.

Pode matar?

É comum algumas pessoas ficarem em dúvidas se problemas na tireoide podem matar, contudo você pode ficar despreocupado, pois esse tipo de problema não pode matar, a não ser que haja algum tipo de complicação mais grave no caso.

É necessário iniciar o tratamento assim que for diagnosticado o problema para que seja mais rápida e menos dolorosa a cura, porém algumas pessoas podem viver anos com esse problema sem saber ou sem ter uma complicação. Mas lembre-se que quanto mais rápido for iniciado o tratamento, maiores são as chances de cura!

Tratamento

O tratamento para problemas na tireoide é realizado através da ingestão de medicamentos que deverão ser receitados por um médico especialista no seu caso. A quantidade e a maneira de tomar esse medicamento deverão ser conforme as orientações do seu médico. Evite a automedicação.

Tireoidectomia

A tireoidectomia é uma cirurgia realizada para a retirada da tireoide, sendo que nesta cirurgia poderá ser removida toda ou parte da glândula tireoide. Essa cirurgia na maioria das vezes é simples e na maioria das vezes não traz nenhum tipo de complicação aos pacientes, porém como todo procedimento cirúrgico pode ser que haja algumas complicações simples como:

Como é feita

O procedimento da tireoidectomia é simples, sendo que em consulta o médico irá dizer se o mais indicado é retirar toda ou parte da tireoide e marcará o dia da retirada, na qual necessita que o paciente fique internado um dia antes da cirurgia.

Para a realização da cirurgia é dada uma anestesia geral e após a retirada é feito uma drenagem da secreção de sangue que sai durante o procedimento. Depois é fechado o local e pode ser que o indivíduo venha a ter uma pequena cicatriz no local costurado.

Pós-operatório

O paciente tem alta após a cirurgia e deverá retornar ao médico apenas 10 dias para que o médico acompanhe o quadro e para que seja feita a retirada dos pontos. O paciente não deverá fazer nenhum esforço físico durante as primeiras semanas após a cirurgia, ele deverá tomar os medicamentos indicados pelo médico e não possui nenhum tipo de restrição alimentar.tireoidectomia cicatriz

Durante o período de pós-operatório o paciente pode apresentar náuseas, vômitos, tosse e dores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *