A tireoide é uma glândula muito importante do corpo humano, sendo que ela possui a função de regular diversas fatores em nosso organismo, como por exemplo, o ciclo menstrual, o poder de concentração, queda de cabelo, cansaço etc. E é por isso que você deve estar sempre atento para evitar ter um hipotireoidismo ou hipertireoidismo, doenças que são ocasionadas quando os níveis de hormônios liberados pela glândula tireoide estão a mais ou a menos que as quantidades normais.
Hoje nesse artigo eu irei falar um pouco mais sobre o hipotireoidismo, doença que atinge grande parte da população brasileira. Ainda não sabe o que é? Então continue lendo esse artigo e veja a seguir tudo sobre essa doença!
O que é
Você provavelmente já ouviu falar em hipotireoidismo, sendo que esta é uma doença muito comum que ocorre quando a glândula tireoide produz menos quantidade de hormônio que o normal, e por isso não consegue suprir todas as necessidades do organismo.
O hipotireoidismo pode ocorrer em pessoas de várias idades, porém é mais comum que apareça em mulheres após os 50 anos e que possua casos dessa doença na família. Quanto mais rápido for diagnosticado o hipotireoidismo melhor será a resposta ao tratamento dessa doença.
Veja a seguir quais são os sintomas dessa doença!
Sintomas
O hipotireoidismo não é uma doença silenciosa, e por isso é possível ser diagnosticado principalmente se ocorrer persistência dos sintomas característicos dela, que são:
- Cãibras;
- Unhas frágeis ou quebradiças;
- Dores musculares;
- Dores nas articulações;
- Pele seca;
- Mãos ou pés frios;
- Queda de cabelo repentina;
- Batimentos cardíacos lentos;
- Cansaço;
- Fraqueza;
- Memória fraca;
- Dificuldade de concentração;
- Fala mais lenta que o normal;
- Pele seca;
- Olhos inchados;
- Surdez;
- Nervosismo;
- Mudanças de humor repentinas;
- Voz rouca;
- Depressão;
- Prisão de ventre.
Apresentar algum desses sintomas apenas algumas vezes não significa que você está com hipotireoidismo, contudo, se persistirem os sintomas um médico deverá ser consultado.
Engorda?
É comum muitas mulheres ficam em dúvidas se o hipotireoidismo engorda, e a resposta é sim, sendo que isso ocorre porque os hormônios da tireoide estão intimamente ligados com o metabolismo humano, sendo assim, qualquer disfunção deste faz com que o metabolismo também desande.
Pessoas que possuem hipotireoidismo possuem o metabolismo mais lento e por isso acabam engordando com maior facilidade, pois o seu organismo possui dificuldades de queimar gordura se comparado a um organismo normal.
Tem cura?
Sim, o hipotireoidismo tem cura, porém só é possível alcançar a cura dessa doença quando diagnosticada no início e se realizado o tratamento adequado receitado por um médico especialista no assunto.
Hipotireoidismo congênito
O hipotireoidismo congênito ocorre quando a tireoide do bebê não produz as quantidades necessárias dos hormônios da tireoide que os bebês precisam. Esse tipo de hipotireoidismo pode fazer com que o bebê não desenvolva ou que venha a ter problemas neurológicos.
O hipotireoidismo congênito possui tratamento, porém ele não tem cura.
Hipotireoidismo subclínico na gravidez
O hipotireoidismo subclínico é uma doença que ainda não consiste no hipotireoidismo em si, mas que se não tratada a tempo poderá se tornar o hipotireoidismo.
Nos casos de hipotireoidismo subclínico os níveis de hormônios T3 e T4 são normais, contudo os níveis de TSH são bastante elevados.
Quando a mulher possui hipotireoidismo subclínico na gravidez ela deverá realizar o tratamento dessa doença conforme orientação médica, porém ainda não foi constatado nenhuma cura dela.
Tratamentos
O tratamento do hipotireoidismo é feito através da reposição hormonal, que deve ser realizada através da ingestão de medicamentos que possuam o hormônio T4 em sua composição, assim este será sintetizado no organismo e ainda irá se converter para que seja formado os hormônios T3.
O medicamento para o tratamento deverá ser tomado aproximadamente 20 minutos antes do café da manhã com o indivíduo ainda em jejum para que possa ter todos os resultados esperados.
A partir da sexta semana após iniciado o tratamento já é possível notar uma grande melhora em relação aos sintomas do hipotireoidismo, e então será necessário a realização de exames para que o médico possa ver se a quantidade dos hormônios T3 e T4 já estão nos níveis ideais.
Dieta
Alguns alimentos bons para quem possui problemas de hipotireoidismo são:
- Soja;
- Açúcares;
- Óleos vegetais;
- Verduras cruas.
Para ter uma dieta completa para hipotireoidismo você deverá procurar um médico.
E se ficou alguma dúvida sobre o hipotireoidismo, deixe-a nos comentários.
Eu tomo Durateston de 21 em 21 dias com controle médico por causa do hipotireoidismo. Devo fazer exame laboratorial no dia 30 de dezembro próximo. Usei um comprimido de Tadalafila no dia seguinte que tomei a injeção. A minha dúvida é se o exame estará alterado devido ao uso do Tadalafila 20 dias antes do exame.
Neste caso não sei te dizer viu… Mas, o médico que está fazendo seu controle, certamente saberá…