Hoje falaremos sobre um dos remédios antidepressivos mais tomados pelos brasileiros atualmente, a Fluoxetina.
Saiba a seguir como ela funciona no organismo para ajudar no tratamento de doenças, seus efeitos de emagrecimento, se causa alterações no sono e muito mais informações.
O que é Fluoxetina?
Fluoxetina é um medicamento antidepressivo indicado para o tratamento de inúmeras doenças, desde ansiedade a bulimia nervosa. Seus nomes comerciais são: Prozac, Fluxene, Verotina ou Eufor, podendo estar disponível em forma de comprimidos ou gostas, em 10 mg ou 20 mg.
Para que serve Fluoxetina?
Este medicamento auxilia nos tratamentos de:
- Depressão;
- Transtorno obsessivo compulsivo (TOC);
- Bulimia nervosa;
- Transtornos disfórico-menstruais;
- Irritabilidade;
- Dentre outros associados à ansiedade ou não.
Como funciona a Fluoxetina?
A Fluoxetina auxilia nessas doenças e transtornos agindo no cérebro e aumentando os níveis de serotonina, o hormônio que nos traz bem-estar.
Ela age quimicamente fazendo com que o paciente se sinta bem física e psicologicamente, com mais bem-estar, tranquilidade e satisfação emocional. Para cada condição de saúde uma dosagem é recomendada.
Benefícios da Fluoxetina
Se administrada quando há realmente uma necessidade e nas dosagens corretas, a fluoxetina traz muitos benefícios ao paciente:
- Mais bem-estar físico e emocional;
- Melhora a qualidade e controle do sono;
- Traz mais energia para o dia a dia;
- Melhora os níveis de atenção e concentração;
- Em casos de sobrepeso relacionado à ansiedade, auxilia no emagrecimento;
- É um dos antidepressivos que não causa dependência.
Efeitos colaterais da Fluoxetina
Não é incomum surgir alguns efeitos colaterais relacionados ao início do consumo de Fluoxetina, ou ainda com o consumo por longos tempos. O paciente pode sentir:
- Falta de apetite ou alterações no paladar;
- Náuseas;
- Diarreias;
- Prisão de ventre;
- Boca seca;
- Má digestão;
- Distúrbios no sono;
- Doses maiores do remédio também podem causar certa confusão ou afetar desempenho em algumas atividades, portanto recomenda-se não dirigir veículos nem operar máquinas durante o tratamento.
Fluoxetina emagrece?
Como você viu acima, um dos efeitos colaterais da Fluoxetina é a falta de apetite. Sendo assim, comendo menos a pessoa tende a ingerir menos calorias ao mesmo tempo em que aumenta seu bem-estar emocional.
A pessoa pode usar isso a seu favor se dedicando melhor aos exercícios físicos e controlando melhor a alimentação, emagrecendo com mais facilidade.
Além disso, com a diminuição da ansiedade, que é uma das maiores causas para as pessoas comerem em mais quantidade, a pessoa pode comer menos e controlar mais.
O risco é a pessoa se alimentar mal, com nutrientes incorretos nesse apetite limitado, e gastar calorias da forma incorreta, levando a uma piora no estado de saúde.
Esses são dois fatores que colaboram para o emagrecimento, mas não é o objetivo central da Fluoxetina e sim um efeito colateral não garantido para todas as pessoas. A Fluoxetina não tem efeito algum sobre queima de gordura ou inibição direta da fome.
Portanto, não é um remédio a ser tomado para esta finalidade de emagrecer, pois pode afetar a saúde em outras áreas e até mesmo nem causar perda de peso.
Fluoxetina dá sono?
Outra dúvida sobre a Fluoxetina é se ela altera o sono da pessoa. Esse também é um efeito colateral que varia de pessoa para pessoa.
Normalmente, as pessoas sofrem uma sonolência temporária assim que o medicamento começa a ser ministrado; já outras pessoas relatam casos de insônia.
O que pode ser dito é que sim, altera o seu ciclo de sono normal, mas pode ser em forma de sonolência ou insônia, temporário ou durante todo o tratamento.
Posologia: Como tomar Fluoxetina?
A dose geralmente recomendada pelos médicos é de 20 mg diariamente. Para casos mais graves, como bulimia nervosa, a dosagem médica recomendada pode chegar a 60 mg por dia.
A dosagem é regulada através da ingestão de comprimidos de 10 ou 20 mg ou em gotas, de 1 a 6 vezes por dia, depende do seu estado de saúde e indicações do médico. Não tome dosagem diferente da recomendada! E não se automedique sem prescrição médica.
Quais os miligramas (mg) de Fluoxetina?
Fluoxetina de 10 mg:
- Depressão maior: 20 mg/dia: 2 cápsulas;
- Síndromes ansio-depressivas: 20 mg/dia: 2 cápsulas;
- Transtorno obsessivo-compulsivo: 20 a 60 mg/dia: 2 a 6 cápsulas;
- Bulimia nervosa: 60 mg/dia: 6 cápsulas;
- Obesidade: 60 mg/dia: 6 cápsulas.
Fluoxetina de 20 mg:
- Depressão: 20 mg/dia como dose inicial;
- Bulimia Nervosa: 60 mg/dia;
- Transtorno Obsessivo-Compulsivo: 20 mg/dia a 60 mg/dia;
- Transtorno Disfórico Pré-Menstrual: 20 mg/dia continuamente (durante todos os dias do ciclo menstrual) ou intermitentemente (com início 14 dias antes do início previsto da menstruação até o primeiro dia do fluxo menstrual.
Fluoxetina em gotas:
- Depressão Maior: 20 mg/dia (20 gotas por dia).
- Síndromes Ansio-depressivas: 20 mg/dia (20 gotas por dia) ou meia dose (10 gotas por dia).
- Transtorno Obsessivo-Compulsivo: 20 a 60 mg/dia (20 a 60 gotas por dia).
- Bulimia Nervosa: 60 mg/dia (60 gotas por dia).
- Obesidade: 60 mg/dia (60 gotas por dia).
Fonte: Bulário.
Bula da Fluoxetina
Veja a bula completa no link: https://www.bulario.com/fluoxetina/
Preço da Fluoxetina
O preço da Fluoxetina varia de acordo com o laboratório que produziu o medicamento, forma de apresentação e número de comprimidos por embalagem, de acordo com o tempo de tratamento de cada um. No geral, varia de R$5 a R$60 reais.