De alguns anos para cá a procura pelo o corpo perfeito aumenta diariamente. Nós sabemos também que a mídia social nos influencia muito por conta de postagens de corpos e vidas perfeitas.
Assim, muitos não imaginam o processo demorado que é chegar neste tipo de etapa, com os músculos amostra e abdômen negativo. E por isso, que é procurado os anabolizantes, e muitos não se preocupam com os efeitos que esse tipo de medicamento pode oferecer.
Você também tem interesse em recorrer os anabolizantes e quer saber os efeitos? Aprenda com a gente tudo o que você precisa saber.
O que é
Os anabolizantes são uma classe de hormônios esteróides naturais ou sintéticos que podem promovem o crescimento celular e a sua divisão, tendo como resultado o desenvolvimento de diversos tipos de tecidos, especialmente o muscular e ósseo.
Efeito androgênico
O efeito androgênico é causado por um hormônio que também tem como nome androgênio. Este hormônio que tem como função dar origem ao desenvolvimento de características do sexo masculino.
Um dos hormônios androgênios mais conhecidos são a testosterona, que sob a ação da hipófise, se forma nos testículos, assim, estimulando o desenvolvimento dos órgãos sexuais e das características sexuais secundárias masculinas.
Efeitos colaterais em homens e mulheres
Qualquer tipo de anabolizante é bem conhecido por ser efeitos colaterais. Assim, muitos evitam fazer o seu uso. Vejamos abaixo alguns dos seus efeitos:
- Acnes;
- Queda do cabelo;
- Distúrbios da função do fígado;
- Tumores no fígado;
- Explosões de ira ou comportamento agressivo;
- Paranóia;
- Alucinações;
- Psicoses;
- Coágulos de Sangue que pode levar a trombose;
- Retenção de líquido no organismo;
- Aumento da pressão arterial;
- Risco de adquirir doenças transmissíveis como AIDS e Hepatite por conta do compartilhamento de seringas;
- Aparecimento de mamas;
- Redução dos testículos;
- Impotência (saiba mais sobre Anabolizantes x impotência sexual);
- Diminuição da contagem dos espermatozóides;
- Engrossamento da Voz;
- Aumento de pelos no corpo;
- Irregularidade menstrual;
- Aumento de apetite;
- Crescimento do clitóris;
- Diminuição dos seios;
- Aumenta a porcentagem do hematócrito;
- Interrompe o crescimento durante a adolescência
- No fígado: cirrose, câncer e hepatite;
- Sensação de estômago sempre cheio
É de extrema importância fazer o uso de qualquer tipo de anabolizante com acompanhamento médico, pois estes efeitos são muitos sérios e alguns podem levar ao atrofiamento do músculo ou morte da pessoa.
Anabolizantes vs dependência
Usuários de anabolizantes podem desenvolver dependência a essas drogas para obter o aumento muscular.
Essa dependência pode ser percebida no usuário que continua tomando anabolizantes mesmo depois de ter algum efeito negativo que são causados por anabolizantes como problemas físicos, nervosismo, irritabilidade, efeitos negativos com suas relações com as pessoas.
Além disso, gastam grande quantidade de dinheiro e tempo para obter a droga e quando deixam de usá-las apresentam uma série de sintomas negativos.
Como evitar o efeito androgênico
Como já citamos neste post, o efeito androgênico está relacionado com as características do homem por conta da testosterona como o crescimento de pelos e o aumento da grossura da voz.
É muito fácil identificar alguém que tem algum desses sinais por conta do uso dos anabolizantes. Mas nem tudo está perdido, ainda tem chances de evitar esses sinais que muitos não gostam, basta procurar ajuda médica para ele avaliar o seu tipo de problema.
Nem sempre que se faz o uso dos anabolizantes quer dizer que a pessoa irá apresentar algum risco a saúde, como os efeitos androgênicos.
Este tipo de droga é usada por muitos, principalmente por pessoas que tem algum problema muscular, mas a diferença que ao longo de todo o uso sempre tem um responsável médico para lhe orientar da melhor forma.
Se você for mulher, é muito relevante comunicar ao seu ginecologista que você faz o uso de qualquer tipo anabolizante, a estudos que apontam que o uso frequente pode cortar o efeito do anticoncepcional, assim gerando uma gravidez indesejada.
É de extrema importância que os profissionais da saúde que atendem os adolescentes estejam atentos ao fato e questionem, durante a entrevista, o uso dessas substâncias. Pois é registrado que o maior número de pessoas que usam anabolizantes por conta própria, são adolescentes.
Pais e educadores, fiquem atentos a qualquer tipo de mudança corporal repentina, como o aumento do porte muscular, pois, isso é um grande risco a saúde.