Bulletproof Coffee: O que é isso? Quais os benefícios? Como fazer?

0

Hoje vamos falar sobre um assunto que tá bombando fora do Brasil, mas que aos poucos tá chegando e surpreendendo as blogueiras fitness. É o bulletproof coffee! Já ouviu falar? Quais serão os benefícios desse “café à prova de balas”? Vem saber com a gente!

Bulletproof Coffee

O que é Bulletproof Coffee?

Bulletproof Coffee é uma receita criada por Dave Asprey, um empreendedor do Vale do Silício, que estudava como poderia melhorar sua saúde física e turbinar a mente, ou como ele mesmo diz, como “hackear o próprio corpo”.

Dave Asprey
Dave Asprey

A receita leva café filtrado, óleo de coco e manteiga, tudo numa mistura só. Para esta receita, Dave se inspirou numa versão da medicina indiana que leva café e manteiga ghee, muito tomada para curar inflamações.

Resolveu adicionar o óleo de coco por conta das propriedades de saciedade e aumento de energia. Parece estranha a mistura? Espere só até ver os benefícios.

Para que serve o Bulletproof Coffee

A mistura serve para melhorar a performance do corpo e também da mente, ajudando em exercícios físicos e também nos trabalhos e estudos do dia a dia.

Além disso, é livre de toxinas e elementos químicos por ser totalmente natural, e ainda evita picos altos de absorção energética, como as cápsulas de café costuma causar em algumas pessoas, trazendo sintomas como nervosismo e ansiedade.

Benefícios do Bulletproof Coffee

Os benefícios listados a seguir não são baseados em pesquisas e estudos científicos, e sim em relatos pessoais de quem já tomou e ainda toma a receita no dia a dia e associou seus resultados ao hábito de tomar o café.

  1. Mais clareza mental;
  2. Mais saciedade;
  3. Mais foco;
  4. Mais concentração;
  5. Diminui a vontade de comer carboidratos;
  6. Fonte saudável de gorduras do bem;
  7. Energia constante e mais estável;
  8. Tem gente que usa de pré-treino para turbinar os exercícios;
  9. Ideal para quem faz dietas ricas em gordura e pobres ou nulas de carboidratos, como a dieta Paleo;
  10. Ajuda em quem tem desvios de atenção nos estudos ou trabalhos;
  11. Cuida e preserva a memória;
  12. Ajuda nos processos de emagrecimento por conta do aumento da saciedade e mais energia para realizar exercícios físicos;
  13. Aproveite dos benefícios do óleo de coco que são propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e controle do colesterol.

Bulletproof Coffee emagrece mesmo?

Na receita deste café turbinado vão gorduras saudáveis, que são o óleo de coco e a manteiga. Ainda que saudáveis, estas transformam a bebida num tipo de bomba de calorias, né? Sendo assim, se tomada com frequência e em altas quantidades, pode até mesmo bagunçar os níveis de colesterol.

Saiba que não existem estudos e pesquisas realizados em cima dessa receita, apenas um homem que teve sua receita divulgada por todo o mundo e muitos fãs adeptos que gostam e também divulgam. Muitos relatam ter mais saciedade e mais energia para fazer atividade física, portanto alcançaram o emagrecimento através disso.

Dave mesmo diz ter perdido 45 kg com a ajuda desta receita. Mas será? Fica a seu critério julgar este potente café, mas consuma com cautela para evitar picos de gordura no organismo.

Quem não deve tomar o Bulletproof Coffee?

O assunto pode ser polêmico, pois ao mesmo tempo que o consumo de gorduras boas é indicado, o consumo desenfreado pode prejudicar a saúde.

Quem tem doenças ligadas a altos níveis de gordura deve ficar longe dessa receita; informe-se melhor com seu médico. E quem tem sensibilidade aos efeitos da cafeína, muito cuidado também, pois é uma bomba energética que pode literalmente acelerar o coração.

Outros estudos também comprovam que não consumir proteínas pela manhã prejudica a produção de serotonina ao longo dia, levando a problemas no intestino, depressão, baixa densidade dos ossos e até problemas de circulação.

Em meio a tantos questionamentos, é melhor consultar um nutricionista primeiro, falar sobre o bulletproof coffee e saber se é adequado à sua saúde. Cada um é cada um, né?

Receita: Como fazer o Bulletproof Coffee?

Dave Asprey divulgou sua receita publicamente e desafiou as pessoas que acham que não vai funcionar. Até existem produtos prontos desta mistura em pó que são vendidos em lojas de produtos naturais ou fitness, mas é fácil de fazer em casa. Se você quiser experimentar, é só seguir a receita abaixo:

Ingredientes:

  • 1 xícara de café filtrado;
  • 1 colher de sopa de óleo de coco extravirgem;
  • 1 a 2 colheres de sopa de manteiga sem sal ou ghee (manteiga clarificada).

Como fazer:

Deixe a manteiga fora da geladeira, em temperatura ambiente. Coloque todos os ingredientes num liquidificador ou mixer, misture tudo durante 20 a 30 segundos, bem rápido e o bastante para o café ganhar uma espessura cremosa. O óleo de coco deixa a receita docinha, mas se preferir adoçar, utilize adoçante stevia em pouca quantidade.

Como tomar o Bulletproof Coffee?

As pessoas que viram melhores resultados costumam tomar pela manhã, em jejum, como refeição principal. Os efeitos costumam durar a manhã inteira, diminuindo a fome e aumentando os níveis de energia corporal e mental durante o dia inteiro.

O ideal é não tomar todo dia. Quem faz jejum intermitente tem a opção de não tomar, tomar depois ou trocar o horário do seu jejum para a noite.

Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here