Em busca do emagrecimento rápido? Saiba como a dieta paleolítica pode te ajudar com isso. Entenda também o que os especialistas da área de saúde e nutrição falam sobre essa dieta e saiba como pode encaixá-la no seu dia a dia de forma saudável.

Dieta paleo

O que é a dieta paleo?

A dieta paleolítica, ou apenas paleo como um apelido íntimo dos seu adeptos, é um tipo de adaptação na nossa alimentação que se baseia em como nossos ancestrais se alimentam.

Dentre as principais características podemos citar jejum prolongado, consumo livre de carnes e restrição a carboidratos.

Esse tipo de dieta foi retomado como uma forma de se livrar de todas doenças relacionadas à má alimentação como diabetes, problemas no coração e obesidade. É mais que uma dieta, e sim um estilo de vida.

Como funciona a dieta paleo?

A dieta paleo leva a uma redução de peso por causa da redução brusca do consumo de carboidratos. Alimentos como pão, massas e arroz elevam os níveis de glicose, a qual em excesso é metabolizada em forma de gordura e se acumula.

Logo, não comendo esse tipo de alimento, o emagrecimento vem muito mais rápido, como também evita inflamações, distúrbios hormonais e problemas no metabolismo.

Confira abaixo todos os alimentos permitidos e proibidos nessa alimentação que levam ao emagrecimento.

Alimentos permitidos e proibidos na dieta paleo

PODE:

– Carnes: O consumo de carne é liberado, de todo tipo de animal. Carnes são fontes ricas de proteína, que colaboram para a construção e recuperação de músculos e tecidos, como também participam na produção de vários hormônios, enzimas e anticorpos.

O consumo é “livre”, mas ainda assim deve ser moderado, já que excesso de proteínas pode causar efeitos colaterais como ossos fracos, sangue ácido e sobrecarga no trabalho dos rins. O saudável é que até 30% da nossa alimentação diária seja composta por carnes.

 

– Frutas e vegetais: Agarre-se nas frutas e vegetais, pois essas serão suas fontes permitidas de carboidratos, inclusive para equilibrar o prato e não consumir somente carnes.

O saudável é consumir no mínimo 5 porções (em média 400g) por dia, tanto de frutas quanto de vegetais. Frutas são até calóricas, portanto recomenda-se o consumo cru para maior saciedade.

 

– Peixes e oleaginosas: Não se preocupe com as gorduras que você esteja consumindo através das carnes, pois elas não devem ser cortadas da sua dieta.

Para não ficar sem muita gordura por priorizar carnes magras que são mais saudáveis, balanceie com o consumo de peixes de águas profundas como sardinha, atum e bacalhau, e também oleaginosas como castanhas, nozes, pistache, amêndoas e amendoim.

 

– Água: De líquido, somente água e nada mais. Isso contribui para o emagrecimento por auxiliar nas funções do organismo, ser o suficiente para manter-se hidratado e também você foge das calorias consumidas em sucos, refrigerantes, álcool e afins. Beba água!

 

– Jejum: O jejum de vez em quando é permitido, basta ser periódico e não cotidiano. Na dieta, o ideal é ficar de 16 a 24 horas sem ingerir qualquer alimento. No entanto, sabemos os efeitos negativos que o jejum pode provocar a partir da hipoglicemia.

 

* O que mais pode: Frutos do mar, ovos, sementes, nozes, gorduras saudáveis e de óleos naturais e chás. Em quantidades moderadas, raízes como cenoura, beterraza, inhame e abóbora, frutas de alto índice calórico como mamãe e bananas, e mel.

NÃO PODE:

– Grãos ou massas: Nada de consumir trigo, milho, arroz ou outros grãos. Sua única fonte de carboidratos deve ser de frutas e vegetais.

 

– Alimentos e bebidas industrializados: Esses alimentos são repletos de açúcares com poucas fibras, logo são rapidamente absorvido pelo organismo; portanto não agregam em nada na sua alimentação.

Prós e contras da dieta paleo

  1. Prós

  1. Contras

Como fazer dieta paleo? (Para iniciantes)

Para fazer esse tipo de dieta, você deve obrigatoriamente ter um acompanhamento profissional de um nutricionista.

Os médicos até aprovam esse tipo de dieta, porém apenas com acompanhamento profissional e monitoramento regular das mudanças no organismo que a alimentação vai causando, sofrendo adaptações se necessário.

Explique seus objetivos, tire dúvidas sobre a dieta paleolítica e monte um cardápio com médico para sua rotina. Para sua alimentação ser saudável, seu cardápio deve conter:

Exemplo de cardápio da dieta paleo

Segunda-Feira:

Terça-Feira:

Quarta-Feira:

Quinta-Feira:

Sexta-Feira:

Sábado:

Domingo:

Fonte: Mundo Boa Forma.

3 receitas permitidas para a dieta paleo

  1. Receita para dieta paleo de coxa de frango com batata doce

Ingredientes:

Para o frango:

Para a batata doce:

Como fazer:

Tempere bem as coxas de frango e deixe marinando por 2 horas. Ligue o forno, aqueça em temperatura média e coloque as coxas para assar em papel manteiga por 45 minutos. Corte as batatas doces em rodelas finas, tempere bem e leve também ao forno por 40 minutos, até que fiquem crocantes por fora. Depois é só servir.

  1. Receita para dieta paleo de sopa de couve

Ingredientes:

Como fazer:

Lave todos os vegetais. Descasque a abobrinha e leve todos os outros ingredientes para cozinhar em água com sal, exceto a couve e o azeite. Cozinha a couve em água e sal em outra panela.

Depois de tudo cozido, adicione azeite na água e junte tudo, até formar um purê. Junte a couve na mistura e é só servir sua sopa.

  1. Receita para dieta paleo de lombo de porco no forno

Ingredientes:

1 kg de lombo de porco;

Como fazer:

Coloque a peça do lombo na assadeira, tempere com alho, azeite, tomilho, coentro, sal e páprica. Coloque no forno a 180º por 45 minutos ou até ficar macio. Adicione o vinho e um pouco de azeite, se necessário. Deixe mais alguns minutos, retire do forno, corte em fatias e bom apetite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *