Chia: Conheça Esse Super Alimento, Seus Benefícios e Como Consumir

0

A Sálvia Hispânica, também conhecida como Chia, é uma semente que já conquistou muitas pessoas devido aos seus benefícios na hora de perder peso. Ela que já é um sucesso no méxico, chegou ao Brasil e tomou as prateleiras das lojas de produtos naturais.

Publicidade

Podendo ser consumida de diversas maneiras e trazendo muito mais vantagens do que apenas o emagrecimento, a Chia é um alimento curinga para alimentação. E se você quer saber o porquê e muito mais sobre esse produto, veja o artigo que preparamos para você a seguir.

chia

Publicidade

O que é

A Chia é uma semente mexicana utilizada há séculos como um alimento repleto de benefícios, uma vez que a semente possui fibras, proteínas, ácidos graxos e muitos nutrientes para ajudar o corpo a funcionar de maneira melhor.

Além disso, ela possui poucas calorias e muitos nutrientes que colaboram para a perda de peso, por isso, todo mundo está usando essa semente e adorando os resultados obtidos com ela.

Como consumir

Uma das vantagens da Chia é que ele pode ser consumida com tudo, literalmente. No geral ela é utilizada junto com saladas, iogurtes e sucos. Mas se você quiser pode colocar até mesmo do arroz ou do feijão, desde que eles já estejam prontos, pois ao cozinhar-la ela pode perder algumas de suas propriedades.

Publicidade

chia no iogurte

Também pode ser consumida junto com frutas ou saladas de frutas, por ela ser uma semente sem sabor é fácil adicionar seu uso em vários tipos de pratos.

Publicidade

Apesar dela não ter sabor, não é recomendado mastigar a chia durante a alimentação, pois pode acontecer dela ter um gosto meio azedo que nem todos gostam.

A Chia pode ser consumida a vontade?

Apesar de ter muitos benefícios, tudo que é consumido em excesso pode fazer mal, assim o recomendado é que a chia seja ingerida de maneira moderada.

Para ter bons resultados cerca de 25 gramas, ou uma colher de sobremesa, por dia já é suficiente para que você tenha os benefícios que ela traz ao corpo. Você pode dividir essa porção diária em outras menores e assim consumir a semente mais vezes ao dia.

Publicidade

Ajuda a emagrecer mesmo?

Quando se fala em Chia logo se vem na cabeça emagrecer, pois quase todo mundo que está de dieta começa a acrescentar essa semente em seu cardápio. E é verdade, a Chia é uma ótima ajuda para as pessoas que querem emagrecer, pois entre tantos benefícios, ela ajuda a ter mais saciedade, mais, a queimar mais gorduras e a melhorar todo o funcionamento do organismo.

Para isso, basta ter uma alimentação saudável e acrescentar a chia na sua alimentação, não é necessário aumentar a porção da semente, pois 25 gramas são suficientes para lhe proporcionar todos os benefícios.

Publicidade

Benefícios

Abaixo vamos citar os principais benefícios que a Chia traz para quem a consome de maneira regular. Lembrando que podem haver outros benefícios além dos que vamos abordar.

Ajuda a controlar o colesterol

O Colesterol alto é um dos principais motivos de que algumas pessoas passem a fazer uso da Chia, pois ela possui ácidos graxos como o ômega 3 e o ômega 6 que são responsáveis por melhorar os níveis do colesterol no corpo, diminuindo o mau colesterol e aumentando o bom colesterol.

Evita doenças do coração

Também graças a presença do Ômega 3 a chia é capaz de evitar infartos, derrame, hipertensão e outras doenças relacionadas ao sistema cardiovascular. Por isso, seu uso deve ser regular e de maneira controlada, para proporcionar esses benefícios  logo nos primeiros dias de consumo.

Efeito antioxidante

A Chia possui efeito antioxidante, que não só ajuda a se ter uma pele muito mais bonita, como também ajuda a acabar com os radicais livres. Sem contar que por ser antioxidante essa semente promove uma limpeza no fígado e deixa o organismo completamente livre de toxinas.

Ajuda a combater a celulite

Devido a presença dos diversos tipos de ácidos graxos a chia também é boa para ajudar a prevenir as celulites, que é algo que tanto incomoda muitas mulheres.

Outros benefícios comprovados pelo uso da chia são o fortalecimento da imunidade, proteção ao cérebro e todo o sistema nervoso, além de ser uma excelente fonte de ferro,

Todos os benefícios citados são provenientes de uma dieta com uso regular da chia, se você tiver dúvidas sobre o uso dela procure um profissional da saúde para te orientar.

tipo de chia

Se você gostou das informações desse artigo, no deixe um comentário!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here