O inhame é um dos tubérculos mais nutritivos de toda a natureza! Se você já comeu, sabe o quanto ele dá sustância e muito sabor ao prato. Se não comeu ainda ou não conhece essa hortaliça, se liga no texto de hoje que vai te deixar com água na boca e cheio de saúde!

inhame

Para que serve 

O inhame é uma hortaliça fácil de ser cultivada aqui no Brasil, portanto é muito produzido e consumido localmente. Ênfase para região do Nordeste!

Além de ser um alimento muito consumido no dia a dia, também tem finalidades medicinais oferecendo substâncias utilizadas na indústria farmacêutica.

Uma dessas utilidades é a conversão de um fitoesterol natural presente no inhame que pode ser convertido em progesterona sintética para a produção de anticoncepcionais.

Quais vitaminas o inhame tem?

Dentre as vitaminas que se destacam no inhame encontramos:

Além das vitaminas acima, o inhame também apresenta proteínas, fibras solúveis, quantidade pequena de gordura, carboidratos complexos, betacaroteno e os minerais potássio, ferro, cálcio, fósforo, magnésio e cobre.

5 benefícios do inhame

  1. Saúde da mulher

O inhame contém diosgenina, a qual é convertida em hormônios que formam outros hormônios importantes para o equilíbrio da saúde da mulher, como o estrogênio, testosterona, cortisol e aldosterona.

Esse equilíbrio auxilia nos sintomas da TPM, menopausa e até doenças hormonais, além de que podem aumentar a fertilidade da mulher.

  1. Combate o câncer

O inhame é repleto de antioxidantes na sua composição, os quais combatem os radicais livres que podem levar a diferentes tipos de cânceres.

Nessas doenças, ocorrem multiplicação celular descontrolada, e as substâncias presentes no inhame podem estimular a morte ou evitar o crescimento dessas células.

  1. Saúde do coração

O inhame ajuda a equilibrar os níveis de colesterol no organismo. Isso diminui muito as chances de doenças cardiovasculares. O potássio encontrado no inhame também controla sintomas de hipertensão.

  1. Combate o Alzheimer

O inhame também possui ativos que combatem um aminoácido que traz prejuízos para a atividade cerebral, desestimulando doenças como o Alzheimer. As vitaminas do complexo B nele encontradas também auxiliam na prevenção e controle da doença.

  1. Combate a anemia

O inhame é uma riquíssima fonte de ferro e também de vitamina C que auxilia o corpo na absorção desse ferro e produção das hemoglobinas. Além de auxiliar na produção, outros minerais e vitaminas também auxiliam na maturação dessas novas células sanguíneas.

Malefícios

O inhame, seja em sua forma natural ou em forma de elixir ou chá, deve ser um alimento consumido com cautela, assim como qualquer outro. Em caso de exageros na alimentação, podem acontecer náuseas, dores de estômago e dores de cabeça.

É um alimento que possui contraindicações, como para grávidas e lactantes, por exemplo, além de pessoas com desregulagem hormonal já que o alimento atua muito sistema endócrino.

O importante é consultar um médico e tirar as dúvidas sobre sua saúde e o consumo certo do inhame na sua rotina.

Quantas calorias tem o inhame?

Cerca de 100 gramas de inhame possuem 118 Kcal. É um alimento rico em carboidratos complexos que contém poucas calorias quando comparados a outros de mesma categoria, como batatas e pão.

Engorda ou emagrece?

O inhame é um alimento de baixas calorias, portanto pode auxiliar no seu processo de emagrecimento facilmente!

Ele só vai se tornar um alimento que potencialmente engorda se você comer em quantidades grandes, ou então preparando junto a óleos ou manteigas calóricos.

Se consumido correta e controladamente, o inhame vai te ajudar a emagrecer oferecendo muita saciedade pela sua digestão lenta, além de uma composição rica e nutritiva.

Diferente entre inhame e cará

Por serem muito parecidos fisicamente e também no sabor, muitas pessoas confundem o inhame com o cará. Você também, né? Saiba que a família da qual o inhame pertence possui 9 gêneros e o cará é uma delas.

A diferença entre ambos é muito pequena, e o inhame se destaca mais por ter o dobro de potássio e mais fósforo, no entanto o cará possui mais fibras, colaborando melhor para a saciedade. Não precisa escolher entre eles, e sim revezar ambos os tubérculos na sua mesa!

Como fazer inhame cozido?

Para cozinhar o inhame, basta colocar ele inteiro dentro de uma panela com água fervente e sal a gosto.

Deixe cozinhar por 40 minutos ou até ficar macio (teste com um garfo). Depois, é só tirar o inhame da água com cuidado, deixar refrescar e descascar; importante descascar ainda morno, se esfriar totalmente será muito difícil. Faça rodelas do inhame e sirva-se como preferir.

inhame cozido

Como fazer inhame refogado?

Para refogar o tubérculo, primeiramente descasque a hortaliça em água corrente, corte em rodelas e enxugue. Numa panela, aqueça óleo, coloque o inhame, alho e cebola a gosto e espere dourar. Depois, abaixe o fogo, pingue um pouco de água e deixe cozinhando até que o inhame fique macio. Sirva-se como preferir!

3 receitas saudáveis com inhame

  1. Receita de leite de inhame caseiro

Um tipo de leite saudável, sem lactose, totalmente vegano e muito nutritivo.

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Receita de chá de inhame

Fortalece o sistema imunológico e pode ser um auxiliar para a mulher que deseja engravidar.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Sabe o inhame que você descascou? Não joga a casca fora! Basta lavar, colocar com água numa panela e deixar ferver por 5 minutos; desligue o fogo e deixe tampado em infusão. Depois é só coar e se servir.

  1. Receita de sopa de inhame

Por conter baixas calorias, é um dos pratos mais saborosos, saciantes e nutritivos usados em dietas emagrecedoras.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *