Um exercício físico completo, divertido e que traz inúmeros benefícios à saúde e ao corpo: Pular corda!
No início, pode ser complicado, pois exige muito esforço corporal, mas, com muita prática e paciência, será seu exercício favorito e um adicional muito bom nos seus treinos, te dando mais força e agilidade.
Quer saber mais? Prossiga na leitura e nada de pular nenhuma parte!
Benefícios de pular corda
- Aumenta a resistência cardiovascular, pois a alta intensidade do exercício exige que o coração trabalhe mais;
- Aumenta e melhora a agilidade;
- Fortalece músculos centrais;
- Ajuda a melhorar a postura;
- Trabalha a coordenação motora de acordo com as melhoras da prática;
- Melhora a força das pernas e dos pés;
- Tonifica todo o corpo, principalmente os músculos das pernas e glúteos;
- Ajuda no emagrecimento de forma eficaz;
- Ideal para dar um up nos treinos de musculação;
- Ideal também para ajudar na prática de esportes que utilizam muito os pés, trazendo fortalecimento, como no tênis, esqui, basquete e futebol;
- Além de cuidar da saúde, pular corda também é vantajoso por ser algo baratinho, que pode ser feito em qualquer lugar, basta espaço e uma corda. Simples.
Pular corda emagrece mesmo?
SIM, pular corda emagrece de verdade. É um exercício aeróbico, ou seja, usa oxigênio na geração de energia nos músculos através dos movimentos repetitivos de forma rítmica, e isso ajuda diretamente na queima de gorduras, principalmente as localizadas.
Estima-se que 30 minutos pulando corda emagreça mais do que 30 minutos correndo! Ótimo para quem não tem tempo de sair de casa ou não pode por N motivos.
Dúvida 1: Pular corda emagrece os braços?
Uma gordurinha localizada bem difícil e chata de perder é a que acumula na região dos braços, causando o famoso “tchauzinho”.
E a boa notícia é que pular também emagrece nessa região dos braços! Pular corda seca as gordurinhas do corpo como um todo, não especificamente de algumas regiões; além disso modela curvas e tonifica, tanto as áreas dos braços, quanto da barriga, pernas e bumbum.
Dúvida 2: Pular corda emagrece quantos quilos?
Cerca de 30 minutos pulando corda pode queimar quase 400 calorias, ou seja, se você praticar nesse mínimo de tempo por 15 dias você pode emagrecer até 4 kg! Legal, né?
Cuidados antes de pular corda
Muitos cuidados e preparos devem ter feitos e tomados antes de pular corda. Antes de tudo, saiba como está a sua saúde física, se está apta para a intensidade e impacto do exercício; pular corda afeta diretamente as áreas as articulações como joelhos, quadril e tornozelo, portanto quem tem problemas ósseos, nervosos ou de outro tipo nessas áreas deve ter acompanhamento médico prévio antes de iniciar o pulo de corda.
Pessoas com problemas cardiovasculares, hipertensão ou acima do peso também devem tomar cuidado e consultar o médico.
Pode pular? Então tudo certo, agora os cuidados são outros:
- Escolhendo a corda: O tamanho da corda deve ser proporcional à sua altura; em pé, pise sobre a corda e segure as pontas; elas devem alcançar o seu ombro como na imagem abaixo; quanto ao material, as melhores são de plástico, couro ou vinil;
- Tipo de calçado: Opte por usar tênis com amortecedores; evite pisos com borracha ou gramados, sendo melhor em pisos com cimento, mármore ou asfalto para controlar bem o impacto do treino;
- Hidratação: Tenha sempre por perto sua garrafinha de água para hidratação nos intervalos;
- Alongamento: Antes de iniciar o treino e também depois é essencial o alongamento, assim você evita dores, lesões e maiores fadigas musculares;
Para iniciantes: Como pular corda?
Confirmou com o médico que você pode pular corda? Ótimo! Compre sua corda, reserve meia horinha por dia e siga este pequeno tutorial de como pular corda para iniciantes.
Ah, e não fique triste se tropeçar muito ou não conseguir sequências longas de pulos, pois tudo é questão de prática e os benefícios virão rapidamente!
- Alongando: Alongue seus membros superiores e inferiores, como braços, pernas, gire a cabeça para os lados, dê uns pulinhos, uma corridinha de 5 minutos, ou outro tipo de aquecimento com alongamento para o corpo aquecer de leve e preparar para pular corda;
- Começando: Posicione a corda atrás dos seus pés; gire o mais devagar assim que começar; opte por uma corda levemente pesada, assim fica mais fácil de sentir quando ela vai bater no chão e prever o pulo no timing correto;
- Assim que a corda tocar no chão, pule; e assim sucessivamente, a cada giro;
- Pegando a prática, vá aumentando o ritmo dos giros; quanto mais ágil você for nesses pulos, mais progresso você terá;
- Errou o pulo ou tropeçou? Não tem problema, é só começar novamente com velocidade mais baixa e ir acelerando;
- Contabilize cerca de 15 a 30 minutos diário para pular corda;
- Para evitar cansaços extremos ou até mesmo machucados, evite pular todos os dias, criando intervalos diários para o descanso muscular.
Veja no video abaixo, exercicios de como pular corda para iniciantes:
Bons pulos!
E ai, com essas dicas você conseguiu aprender a como pular corda? Conte para nós nos comentários.