Muitas mulheres associam a retenção de líquidos à celulite, porque os tratamentos estéticos e cremes anticelulite sempre prometem evitar ou combater esse problema, mas será que é só no caso de celulite que a retenção de líquidos acontece?

E se sim, o que é e o que causa esse problema? Existe tratamento e alguma forma de evitar que isso aconteça? É isso que vamos falar no artigo de hoje.Retenção de líquidos

A retenção de líquidos é um inchaço que acontece quando o corpo não elimina corretamente toda a água ou outros líquidos que deveria, e é mais comum notar esse inchaço nas pernas, barriga e nas costas (e até mesmo causar as bolsas que se formam embaixo dos olhos), sendo inimiga de quem quer emagrecer, mas ela também pode ser o sintoma de doenças mais graves, como falaremos a seguir.

O que causa a retenção de líquidos?

A retenção de líquidos acontece por vários fatores diferentes, tanto em mulheres quanto em homens, mas as mulheres sentem mais esses efeitos porque ela aparece tanto durante a TPM quanto naqueles lugares onde tem inchaço e mais gordura localizada e celulite, como o culote, pernas, bumbum e barriga.

Na maioria das vezes a causa da retenção de líquidos é local, como a circulação sangüínea regional ser insuficiente, que pode ser resolvida com uma drenagem linfática, como falaremos a seguir.

Mas, também pode ser um desequilíbrio nos mecanismos de transporte dos fluidos corporais, variações de pressão sanguínea regional, a quantidade de proteínas no sangue ou a quantidade de sais no corpo, a ação da força da gravidade, sedentarismo ou o sintoma de alguma doença.

O que pode ser?

Como falamos, a retenção de líquidos pode ser causada por vários fatores, mas além dos fatores que já falamos, pode ser um sintoma de algumas doenças ou problemas que devem ser diagnosticados e tratados, como:

  1. problemas renais, cardíacos ou hepáticos;
  2. doenças da tireoide, que provocam um tipo específico de edema;
  3. uso de alguns remédios, como alguns anti-hipertensivos (que podem alterar a permeabilidade dos vasos sanguíneos), diuréticos ou anticoncepcionais com alta dosagem hormonal;
  4. reações inflamatórias, como as que ocorrem em reações alérgicas, que alteram a capacidade dos vasos de manter-se competentes contra o extravasamento líquido.

Como evitar a retenção de líquidos

Você pode adotar alguns hábitos (ou eliminar outros) para evitar a retenção de líquidos. Veja  a seguir:

Drenagem linfática diminui a retenção de líquidos?

Sim. A drenagem linfática é uma ótima opção de tratamento para diminuir ou eliminar a retenção de líquidos, e você pode fazer em clínicas estética, com um fisioterapeuta especializado, ou até mesmo em casa.

Se você quiser fazer a drenagem linfática em casa, siga esse passo a passo:

  1. Deite com um apoio embaixo das pernas (na altura dos tornozelos e panturrilha), e fique nessa posição durante cerca de 15 minutos, para melhorar o retorno venoso;
  2. Tome um banho morno, para ajudar a vasodilatação e facilitar a absorção dos ativos do creme que você vai usar na massagem;
  3. Faça a massagem com a mão em forma de conchas, usando um creme que tenha ativos contra a celulite e a gordura localizada, como a cafeína, por exemplo, fazendo pressão de leve a moderada.auto drenagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *