Tireoidite de Hashimoto: O que é, sintomas, causas, tratamentos, pode virar câncer?

0
21

Localizada na parte anterior do pescoço a tireoide é uma glândula produtora de hormônios e responsável pelo funcionamento correto de várias células do corpo, bem como o batimento cardíaco e correto funcionamento do cérebro.


Acontece que algumas das vezes essa glândula para de produzir os hormônios corretamente, quando começa surgir complicações a pessoa.

Pensando nisso elaboramos um artigo com todas as informações sobre a Tireoidite de Hashimoto, da sua causa ao tratamento, mas atenção, este artigo tem como objetivo prestar informações acerca da doença, mas em hipótese alguma substituir recomendações de um especialista, nunca se automedique ou interrompa um tratamento sem prescrição médica, siga corretamente as orientações da bula e procure orientação médica.Tireoidite de Hashimoto

O que é Tireoidite de Hashimoto

Tireoidite Linfocítica crônica ou Tireoide de Hashimoto como conhecida popularmente, é uma doença autoimune, onde a tireoide de Hashimoto produz por si própria anticorpos contra as células da glândula da tireoide, levando a sua destruição ou decadência a sua atividade, podendo levar ao hipertireoidismo que se dá devido ao aumento dos hormônios antes produzidos pela glândula da tireoide.

Sintomas da Tireoidite de Hashimoto

A Tireoidite de Hashimoto é uma doença assintomática, porém por se tratar de uma doença lenta, sua evolução leva ao hipotireoidismo que nos leva a perceber alguns sinais e sintomas, que entre alguns destacamos:

  • Cansaço excessivo
  • Sonolência
  • Depressão
  • Pele seca e fria
  • Rouquidão
  • Cãibras
  • Ganho de peso sem motivo aparente.
  • Nódulos no pescoço

Causas da Tireoidite de Hashimoto

Ainda pouco se sabe sobre a causa da Tireoidite de Hashimoto, porém estudos evidenciam o aparecimento da doença entre familiares de mesmo sangue, levando a indícios de se tratar de uma doença genética.

Além disso, sabe-se que o parto, o uso de alguns medicamentos e a falta ou excesso de iodo também estejam envolvidos com o aparecimento dessa doença.

Tireoidite de Hashimoto é grave?

Estima-se que cerca de 2% da população brasileira possuem a doença, na sua forma clínica, ou seja, quando ainda não apresentam sintomas e/ou não se desenvolveu o hipotireoidismo, a Tireoidite de Hashimoto em sua forma clínica é uma doença bem comum, porém o seu não acompanhamento médico, poderá acarretar no hipotireoidismo, quadro que se agrava sem prescrição médica.hipotireoidismo sintomas causas congenita

Tireoidite de Hashimoto pode matar?

Conforme dissemos no artigo, a Tireoidite de Hashimoto em sua forma clínica não traz consigo grandes problemas se tratado adequadamente, porém a situação se agrava quando atinge o hipotireoidismo, afetando o funcionamento de várias células do corpo.

Quando a Tireoidite de Hashimoto chega a desenvolver o hipotireoidismo é extremamente importante manter a prescrição médica e segui-la corretamente, pois a ausência da medicação contra o hipotireoidismo poderá acarretar no desenvolvimento da aterosclerose (entupimento das veias), insuficiência cardíaca e até mesmo um enfarto no miocárdio, podendo ser fatal.

Tireoidite de Hashimoto engorda?

A Tireoidite de Hashimoto na sua forma clínica não engorda, porém no agravamento desta se desenvolve o hipotireoidismo, e este sim, poderá engordar, pois a glândula da tireoide antes em pleno funcionamento, não mais faz a dosagem correta de hormônios para o corpo devido o quadro de hipotireoidismo, e isso faz com que pacientes com quadro de hipotireoidismo apresentem um aumento de peso sem motivo aparente.

Exames e diagnósticos para Tireoidite de Hashimoto

Um simples exame de sangue poderá dosar a quantidade de hormônios produzidos pela glândula tireoide, porém os exames poderão ser diversos em relação a paciente para paciente, o médico poderá solicitar exame de acordo com sintomas e sinais de cada paciente, podendo variar entre exame de sangue, exame anti-TPO, e anti-tireoglobulina.

Tireoidite de Hashimoto pode virar câncer?

O câncer da tireoide se dá quando células da tireoide se proliferam, sofrendo crescimento descontrolado e criando assim um tumor. Este tumor, conhecido popularmente como nódulo na tireoide poderá vir na sua forma benigna (não cancerígena e normalmente 95% dos casos) ou maligna (cancerígena raramente dos casos).

Tireoidite de Hashimoto tem cura?

Sim, a Tireoidite de Hashimoto tem cura, mas desde que seja descoberta a tempo e que seja realizado o tratamento adequado, por isso é imprescindível que se procure um médico e realize os exames necessários a fim de saber se essa doença está ou não em seu corpo.

Tratamento natural

O tratamento da Tireoidite de Hashimoto deve ser prescrito por um médico, porém pode-se dizer que manter uma alimentação saudável é uma dica essencial para quem deseja o tratamento natural dessa doença, sendo que alimentos como trigo, ovos, soja e manteiga de amendoim são alguns dos indicados.

Tireoidite de Hashimoto: O que é, sintomas, causas, tratamentos, pode virar câncer?
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here