Nódulo na tireoide: Saiba identificar, as causas, se engorda e tratamentos

0
9

O nódulo na tireoide é um cisto repleto de líquido que cresceu no tecido tireoideano. Algumas vezes portamos o nódulo na tireoide e não sabermos, pois nem sempre ele será visível. E foi pensando nisso que elaboramos um texto com todas as informações necessárias para conhecer a doença, suas causas, e como é feito o tratamento. Saiba também o que fazer quando o nódulo for identificado, tudo nesse artigo.Nódulo na tireoide

Como identificar nódulo na tireoide

Embora seja necessário o acompanhamento com um médico especialista nem sempre o nódulo na tireoide precisa de tratamento, ele nada mais é que um “caroço no pescoço” normalmente benigno, sendo raro o aparecimento de um câncer.

Para identificar o nódulo na tiróide é muito simples e você mesmo poderá realizar o teste, precisará somente de um copo com água e um espelho. Veja os passos a seguir:

 

  • De olhos fechados para melhor percepção, levante a cabeça e com as pontas dos dedos apalpe moderadamente a região do “pomo de adão”, popularmente conhecido como “gogó”, perceba se há a presença de algum caroço ou dor na região.
  • Agora de frente ao espelho, levante novamente a cabeça para trás e beba normalmente um copo com água, perceba se o pomo de adão fará o movimento de descida e subida sem alterações.  

 

Causas do nódulo na tireoide

Pouco se sabe sobre as causas do nódulo da tireoide, sabemos apenas que ele é um adenoma (tumor não cancerígeno ou benigno que se dá no tecido glandular) e que normalmente é mais afetado nas mulheres, aumentando as possibilidades caso já tenha tido algum parente com a doença.Nódulo na tireoide 1

Nódulo na tireoide é perigoso?

Embora em aproximadamente 95% dos casos o nódulo seja benigno, e de tratamento simples, existem alguns fatores de risco que levam uma maior preocupação, como homens e mulheres acima de 50 anos, e pessoas que já tenham casos da doença na família.

Nódulo na tireoide dói?

Normalmente os nódulos na tireoide são assintomáticos, ou seja, não apresentam sintomas e por isso normalmente não dói. No entanto em casos em que o cisto já está em um tamanho considerável pode trazer alguns sintomas como:

  • Dor no pescoço;
  • Rouquidão;
  • Dificuldades para respirar e engolir.

E em alguns casos apresentar também sinais de hipertireoidismo bem como:

  • Nervosismo e agitação
  • Aumento da pulsação
  • Pele úmida e ressecada
  • Vermelhidão na pele
  • Perda de cabelo
  • Aumento de apetite e de peso

Nódulo na tireoide pode sumir?

Na grande maioria os nódulos na tireoide não são grandes problemas e nem mesmo precisam de cirurgia, porém não há nenhuma garantia de que o nódulo irá desaparecer ou encolher a partir do tempo ou de métodos naturais, por isso o mais recomendável é que se procure um médico endocrinologista e veja qual o melhor tratamento para cada paciente.

Nódulo na tireoide tem cura?

Desde que diagnosticado a tempo e realizado todo o tratamento com o médico especialista, a doença tem possui 95% de cura, porém pode variar de caso a caso é por isso é necessário o acompanhamento médico durante até 5 anos após sua aparição.

Nódulo na tireoide engorda?

O nódulo na tireoide pode ou não apresentar sinais de hipertireoidismo, caso o nódulo esteja em um estágio um pouco mais avançado e esteja atacando glândulas ligadas ao hipertireoidismo, o paciente poderá apresentar aumento de peso.

Porém nem sempre isso acontecerá, não há indícios de que o nódulo na tireoide ocasione o aumento de peso no paciente desde que este não esteja atacando glândulas ligadas ao hipotireoidismo.

Nódulo na tireoide maligno

Embora o aparecimento de nódulos na tireoide seja mais frequente nas mulheres, estudos mostram que o câncer de tireoide é mais identificado nos homens e tende ser mais agressivo em pessoas com idade acima de 50 anos.

Em casos de nódulos na tireoide maligno é quase sempre necessário a cirurgia, mas somente um profissional qualificado poderá avaliar e tratar adequadamente cada caso.tireide com nodulos

Como tratar nódulo na tireoide

O tratamento do nódulo na tireoide maligno pode variar de situação a situação, sendo tratado com medicação, radiação ou cirurgia.

A cirurgia do nódulo da tireoide é perigosa?

Conhecida como tireoidectomia, a cirurgia de retirada do nódulo da tireoide pode ser delicada, por ser necessário o uso da anestesia geral, e pela localidade do nódulo normalmente conter muitas veias e artérias necessárias à vida, no entanto é muito comum a não aparição de complicações em cirurgias deste tipo.

Tempo de recuperação

Após a cirurgia o paciente demora cerca de um mês para recuperação completa, porém não é necessário repouso total, normalmente pede-se somente que evite atividades físicas e movimentos do pescoço a fim de evitar sangramentos no lugar da cirurgia.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie este artigo)
Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here