No artigo do dia falaremos sobre por quê você deve apostar no exercício da remada curvada e inserir nos seus treinos. É um dos exercícios de musculação mais básicos e mais funcional para a região dorsal que você pode fazer, mas deve ser feito corretamente para gerar ganhos e evitar danos, principalmente para não sobrecarregar a coluna. Vem saber mais!
Pra que serve a remada curvada?
A remada curvada é um excelente exercício para quem busca hipertrofia muscular, pois abrange vários grupos musculares no movimento através da extensão dos ombros e região dorsal. Além disso, o exercício também atua diretamente em outras duas articulações e na flexão no quadril. Ao subir as escápulas na execução, o músculo do trapézio é ativado, e a flexão de cotovelo feita também ativa a musculatura do bíceps braquial.
Também por conta da posição e postura ao levantar a barra, toda a musculatura da região posterior da perna é ativada, assim como a lombar. Percebe como abrange vários músculos do corpo? Portanto saiba que este exercício não é recomendado para iniciantes, sendo necessário primeiro desenvolver mais resistência muscular através de outros exercícios, para assim evoluir para a remada curvada.
Cuidados com a coluna na remada curvada
A curvatura correta da coluna durante este exercício é extremamente necessária, pois toda a carga gravitacional do levantamento do peso será distribuída da melhor forma pelas vértebras e não focar num ponto único, como a região da lombar. As costas não devem estar eretas nem direcionadas para fora, e o quadril sempre flexionado.
Muitas pessoas, principalmente de nível iniciantes na musculação, relatam falta de flexibilidade para realizar tal movimento, com isso não conseguem executar da forma correta e acabam se machucando. Sendo assim, é importante saber se é hora mesmo de ter este exercício nos seus treinos com seu orientador físico.
Pegada supinada ou pegada pronada?
Supinada são as mãos segurando a barra fechadas para fora, já pronada é a pegada oposta, com as mãos fechadas direcionadas para você. Ambas as pegadas são corretas e funcionais, apenas tem diferença em alguns músculos.
No caso da pegada supinada, os bíceps têm mais vantagem no movimento e tudo indica que você poderá pegar mais carga por isso. Já no quesito de trabalhar as costas, as diferenças entre as pegadas são mínimas. Sendo assim, use a que te deixar mais confortável; você também pode ir variando a pegada com o tempo, a fim de gerar diferentes estímulos musculares e descobrir qual você se adequa melhor.
Remada curvada com barra reta, barra W ou halteres?
Assim como o tipo de pegada, a utilização do tipo de peso no exercício também pode gerar diferentes estímulos.
- No caso barra reta, os músculos flexores dos punhos, bíceps braquial e o braquial acabam sendo mais requisitados;
- Já com a barra W, temos uma divisão da solicitação muscular do antebraço, sendo assim é gerado um estímulo mais acentuado no bíceps braquial;
- E com os halteres, o exercício terá menos estabilidade, já que os braços estão separados cada um com um halter, e também terá mais amplitude, sendo ótimo para otimizar os estímulos musculares todos.
Como fazer remada curvada?
A seguir, um tutorial básico sobre como fazer remada curvada da forma mais correta para te ajudar nos ganhos musculares e também evitar lesões, principalmente.
- Incline o torso/tronco para a frente formando um ângulo de 45º com relação ao chão e mantenha os joelhos levemente dobrados;
- Faça uma pegada firme na barra com espaçamento entre as mãos na mesma medida à largura dos ombros;
- Eleve a barra verticalmente para cima, sem subir a coluna, até que ela encoste na parte inferior do peitoral;
- Por fim, abaixe a barra até que os braços fiquem totalmente estendidos; não precisa voltar a barra para o chão, para continuar o movimento na sua série de repetições;
- Oriente-se com seu treinador físico o peso ideal, número de repetições e de séries de acordo com sua capacidade física, tempo de treino e objetivos na musculação.
Veja o vídeo abaixo:
Dicas para mais ganhos com a remada curvada
- O ideal é subir a barra até abaixo do peito; se não está conseguindo fazer isso de forma confortável em todas as repetições, é melhor diminuir o peso;
- Com o torso inclinado, quanto mais ereta ficar sua coluna, mais o peso será direcionado para o trapézio, poupando a lombar de sobrecarga;
- No movimento da descida, não deixe o peso em queda livre, e sim controle também esse movimento; é nesse momento que os músculos das costas serão mais trabalhados;
- É recomendado fazer a remada curvada num dos primeiros exercícios do seu treino, pois você poderá estar muito cansado se for realizar no final, fazendo com que você pegue menos peso ou execute errado.