Hoje vamos falar sobre um exercício bastante completo e que ao mesmo tempo é muito temido, tanto pelo esforço exigido em sua execução quanto pelo medo de lesões que as pessoas e principalmente os treinadores têm; mas quando bem executado, pode estar tranquilamente na sua ficha de treino. A seguir, mais sobre o Pullover.
O que é o Pullover?
Conhecido também por seu nome abrasileirado pulôver, o Pullover é considerado um exercício relativamente antigo nas academias, sendo executado antes mesmo do supino ser apresentado, e que por agora foi meio esquecido ou até mesmo evitado, podemos dizer.
Dentre os benefícios que ele proporciona ao corpo são o trabalho eficaz com os músculos do tronco e também alongamento corporal, além de ganhos na aparência e mais resistência muscular.
Se você gostou do Pullover, também vai curtir o treino de Remo Seco, nesse post explicamos tudo sobre ele.
Com quais músculos o Pullover trabalha?
O Pullover afeta vários músculos do tronco de uma única vez, como a área do peitoral, dos braços, ombros e costas, além de expansão da área torácica.
Os músculos que ele afeta diretamente são o serrátil anterior, intercostais e latíssimo do dorso; já de forma secundária são os do peitoral e tríceps.
Além de exercício de musculação, o Pullover também considerado é um alongamento, já que não somente intensifica como também alonga o tronco pelo movimento do exercício.
Pessoas com problemas musculares nessa área do tronco, como também problemas nos ossos, principalmente a coluna, devem evitar esse exercício.
Passo a passo de como executar corretamente o Pullover
A seguir, um passo de como realizar o exercício com excelência, mas sempre se lembre de estar acompanhado de um profissional para lhe ajudar no que for preciso.
- Deite-se de forma transversal de costas em um banco, ficando parado e em paralelo em relação ao chão; tenha seus pés firmes no chão para dar estabilidade ao movimento, com o joelho fazendo um ângulo de 90 graus;
- Já deitado, segure fixamente o haltere ou barra com o peso ideal para você em cima do tórax, braços esticados; segure bem com as palmas das mãos contra o lado interno da anilha, pegando em torno da barra ou halteres com os polegares e indicadores;
- Em seguida, faça um movimento para trás, descendo os braços; busque fazer um alongamento completo no gradil costal enquanto o peso é baixado;
- Inspire profundamente quando for subir os braços e expire quando retornar à parte debaixo.
Dicas e outros cuidados com o Pullover
- Assim como qualquer outro exercício, o pullover se mal executado e sem ser supervisionado por profissional, o Pullover pode causar danos graves e lesões sérias nos músculos superiores nos quais trabalha;
- O exercício originalmente é executado sobre um banco, mas para pessoas mais experientes outros tipos de apoios mais instáveis como a bola azul para pilates, entre outros; com esses apoios instáveis a área do abdômen é muito bem trabalhada e intensificada;
- Pode ser executado com uso de peso com a barra ou com halteres; é importante ressaltar que o que mais vale nesse exercício são os movimentos em si, mais do que o levantamento do peso, portanto não é necessário extrapolar, colocando apenas o recomendado ao seu tipo físico e de acordo com seu tipo e tempo de treino também; até porque muito peso acaba com as articulações dos ombros; sendo assim, muito cuidado e bons treinos!
No vídeo abaixo você pode ver e entender melhor como executar o exercício Pullover: