leg press pesadoO artigo de hoje vai falar sobre um dos exercícios de pernas mais eficazes das academias, unindo segurança para sua execução e rápido alcance de resultados, o Leg Press! Saiba aqui quais são os músculos trabalhados, importância do exercício, suas variações e tire suas dúvidas sobre como executa-lo corretamente.

Sobre o Leg Press

Bastante conhecido e comumente usado por novos e experientes praticantes de musculação, o leg press é considerado umexercício muito importante nos treinos diários, tanto pelos seus resultados trazidos às musculaturas das pernas, quanto porque oferece uma base ótima para outros exercícios da academia, pois dá mais resistência e força muscular no corpo no geral. Leg press é apenas o nome do exercício dado ao m
ovimento de levantamento de peso com as pernas, mas existem duas categorias que são os aparelhos de leg press lineares e angulares.

O tipo linear de leg press faz com que a descarga do peso não sofra nenhuma alteração em seu ângulo durante o movimento; já o tipo angular, mais comum, tem alguma variação de ângulo em sua plataforma e podemos melhorar a solicitação e aceitação de peso nos
músculos, de modo a formar um arco na direção do movimento, obtendo melhor controle. Não é considerado um exercício de difícil execução, mas sempre é importante ter um monitoramento adequado para a prática correta da atividade.

Solicitação muscular do Leg Press

legpress

Solicitação muscular é a forma de como seu corpo trabalha os músculos com relação ao tipo de exercício e tanto de peso que está carregando. No caso do leg press, tudo depende da forma de como estão posicionados os seus pés na plataforma do aparelho. A forma mais comum dessa prática é com os pés posicionados alinhados na plataforma inferior, solicitando principalmente bastante os músculos do quadríceps para controlar o peso durante as repetições.

Além dos quadríceps também são muito trabalhados os glúteos, tríceps sural, isquiotibiais (posteriores da coxa) e músculos eretores da coluna vertebral. Porém, se você já variar a posição dos pés, afastando mais ou menos os pés um do outro, pode tornar a flexão do joelho mais ou menos intensa e provocar mais atividade ainda em certos músculos dos citados acima. Um outro exemplo de variação é você abrir mais as pernas, alinhando os joelhos além das linhas dos ombros, para assim trabalhar a parte interna das coxas. Apenas cuidado com lesões nas articulações e principalmente no quadríceps, sempre ficando atento à sua capacidade física e esforço momentâneo.

Veja também tudo sobre aguachamento livre, um exercício indicado para quem quer ter pernas mais definidas e musculosas. Nesse post você vai saber como executar além de todos os benefícios.

Como fazer Leg Press corretamente

Independentemente do tipo do aparelho ou da inclinação do leg press, muitos cuidados devem ser tomados na sua execução, desde a posição dos pés, corpo e postura no geral, quanto aos cuidados durante a prática. Vamos ao passo a passo:

Considerações finais sobre o exercício

Além das posições e posturas que citamos acima, procure ficar atento a outros cuidados antes, durante e depois do exercício, tais como:

Bons treinos, sáude!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *