Buscando uma fonte de energia potente que te traga mais saúde e energia para seu metabolismo? Vamos falar então sobre a L-valina, importante aminoácido que pode mudar de uma vez por todas seus resultados na academia e com mais energia para sua vida. Segue na leitura para entender melhor!
O que é L-valina?
A L-valina é um aminoácido extremamente importante para nosso organismo, necessário para a produção e sintetização de proteínas de cadeia ramificada, as que compõem o grupo dos BCAAs. Não é um aminoácido naturalmente produzido pelo organismo, portanto deve ser ingerido através de uma dieta balanceada e/ou suplementação adequada.
Para que serve L-valina?
É bastante importante considerando a saúde como um todo, mas seu papel é fundamental para a formação de músculos firmes, ajudando na resistência muscular corporal. Mas os ganhos vão muito além do sistema muscular. São outras funções:
- Também é favorável ao nosso metabolismo do sistema nervoso;
- Ajuda na manutenção dos níveis de nitrogênio no corpo, importante para o crescimento muscular também;
- Combate a insônia e o estresse, atuando diretamente no sistema nervoso;
- Também ajuda melhorando a concentração e foco do indivíduo;
- Colabora para um melhor controle de apetite, pois acalma a mente e reduz a vontade de comer fora dos horários corretos, ajudando de certa forma no emagrecimento;
- Ativação do sistema imunológico, pois melhora a resposta das células de defesa do organismo, principalmente após casos de traumas, cirurgias, infecções e febres;
- Ajuda a regular as taxas de açúcar no sangue, colaborando também para quem busca perder peso e regular os níveis de glicose;
- Complicações na vesícula biliar e fígado.
Ainda a respeito de seus resultados musculares, a l-valina acelera consideravelmente os ganhos na academia e também colabora para uma melhor recuperação pós-treino. A hipertrofia também é uma das vantagens de consumir a l-valina, pois é algo essencial para quem treina e quer bons resultados. Hipertrofia acontece quando os ganhos musculares obtidos se mantém, com crescimento muscular e força ideais, e não se perdem com o tempo, colaborando para um corpo dos sonhos para muitas pessoas.
Doenças associadas à L-valina
Não existem registros de efeitos colaterais relacionados diretamente à l-valina, porém o abuso ou deficiência do consumo podem trazer complicações à saúde, como alterações nos processos de vários órgãos.
Pode afetar o fígado, trazendo sintomas relativos a doenças como encefalopatia hepática (dietas específicas a base de aminoácidos controlados corretamente são recomendadas nesses casos); também pode ocorrer o aumento da concentração de amônia na circulação sanguínea em caso de consumo exagerado; também pode ocorrer casos de alucinações. A deficiência do aminoácido pode causar perda de massa muscular, problemas na pele, falta de controle do apetite e até outras complicações neurológicas.
Sendo assim, para não correr nenhum tipo de risco de alimentação ou suplementação nas quantidades erradas, procure um acompanhamento de um nutricionista e monte uma dieta ideal mirando nos seus ganhos e benefícios para a saúde no geral.
Onde encontrar L-valina?
Embora seja amplamente conhecida através de suplementos esportivos, principalmente consumidos por quem treina, a l-valina pode ser facilmente encontrada e obtida de forma natural através da boa alimentação. Você pode encontrar l-valina em carnes (vermelha e frango), laticínios (leite, iogurte e queijos), ovos, soja e derivados, leguminosas (feijão, grão de bico, amendoim e lentilha), verduras (batata, brócolis, etc.), frutas (banana, laranja, etc.), cereais integrais (quinoa), nozes e sementes, e até nos cogumelos.
Além dos alimentos, encontre também em suplementação com Whey Protein. A ingestão diária recomendada pela Organização Mundial da Saúde é de 26 mg de l-valina para cada quilo, ou seja, para um adulto que pesa em média 70 kg, recomenda-se ingestão de 1.820 mg do aminoácido.