A intolerância a lactose é um distúrbio que afeta milhares de pessoas no mundo todo. Esse tipo de intolerância querendo ou não atrapalha um pouco o dia a dia das pessoas que têm o diagnóstico. Assim acabam sendo obrigadas a fazerem a proibição de alguns alimentos.
O que é a intolerância a lactose?
A intolerância a lactose é um tipo de distúrbio digestivo que está relacionado com a baixa produção da lactase que é um tipo de açúcar que pode ser encontrado em alguns alimentos.
Os sintomas da intolerância a lactose variam de acordo com a maior ou menor quantidade de leite e derivados ingeridos.
Intolerância à lactose é o nome que se dá por conta da incapacidade parcial ou completa de digerir o açúcar existente no leite e seus derivados. Ela ocorre quando o organismo não produz, ou produz em quantidade menor, uma enzima digestiva chamada lactase, que quebra e decompõe a lactose, isso quer dizer, o açúcar do leite.
Quais os tipos
A intolerância a lactose pode ser divida em 3 tipos, como:
Deficiência congênita: Quando a criança já nasce com o problema. Que é a incapacidade de produzir a lactase.
Primária: Quando ocorre a diminuição progressiva da produção de lactase. E ocorre mais em pessoas de idade mais avançada.
Secundária : A produção de lactase é alterada por algum problema como doenças intestinais, giardíase, diabetes mellitus avançada entre outros.
Quais os alimentos que que contém a substância lactase
Muitas pessoas só lembram do leite quando falam sobre a intolerância a lactose, e às vezes não citam o seus derivados que oferecem os mesmo sintomas. Os derivados são:
- Iogurte;
- Manteiga;
- Requeijão;
- Sorvete;
- Leite de cabra;
- Queijo;
- Bolos;
- Pães assados;
- Sobremesas e cremes;
- Cereais do café da manhã.
Se você tem ou tem uma certa suspeita que tem algum tipo de intolerância a lactose, evite ao máximo possível estes tipos de alimento.
Sintomas
Os sintomas da intolerância a lactose pode aparecer na adolescência ou quando criança, e costumam surgir depois de duas hora a trinta minutos de ingerir o alimento ou bebida que contém lactose. A pessoa pode apresentar:
- Indigestão;
- Diarreia;
- Náuseas e vômitos;
- Presença de gordura nas fezes;
- Dores abdominais;
- Inchaços em diversas partes do corpo;
- Flatos (gases);
- Ardor anal.
Vale ressaltar que os sintomas variam de pessoa para pessoa. Também é importante relembrar que os sintomas da alergia ao leite e derivados tem uma certa semelhança com a intolerância a lactose, por isso é importante consultar com algum médico especialista para obter o diagnóstico correto.
Tratamento da Intolerância a lactose
Até este ano não foi obtido um tratamento específico para a intolerância a lactose. Por isso o tratamento está relacionado com a mudança de hábitos alimentares, evitando os produtos que contém a lactose. Também a disponível na indústria farmacêutica alguns suplementos de lactase para suprir a deficiência.
Uma grande preocupação para quem tem a intolerância a lactose é a falta de cálcio nos ossos, que a principal forma de obter é através do leite.
Neste caso é indicado que tenha uma certa ingestão de alguns alimentos que possam fornecer o cálcio preciso, mas sem ter repostas negativas da intolerância a lactose, como sentir algum dos sintomas citados.
Tomar sol também é uma ótima opção para quem intolerância a lactose, pois aumenta os níveis de vitamina D que tem um grande papel na hora da absorção de cálcio presente no sangue.