Hiperlordose: Conheça os tipos, as formas de tratamento, as causas e como prevenir

0

Um problema muito comum nos tempos atuais é a chamada hiperlordose. Em um mundo em que as pessoas ficam a maior parte do dia sentadas, em má postura, ou andando também em á postura, a saúde da coluna fica, realmente, debilitada.

Nos tópicos a seguir você vai entender melhor a respeito da tão comum hiperlordose. As causas, os tipos, os tratamentos e outras informações relevantes sobre o assunto. Veja!

Hiperlordose

O que é

A hiperlordose é uma curvatura que ocorre na parte superior e inferior da coluna para dentro, diferente da hipercifose que essa curvatura é para fora e da escoliose que é para o lado.


Causas da Hiperlordose

A principal causa da hiperlordose é a má postura, mas também pode ocorrer por conta da gravidez, da obesidade ou do surgimento de hérnia de disco. É comum também que as pessoas com hiperlordose nasçam com a curvatura mais acentuada por questões genéticas, mas isso é piorado pela má postura e pelas outras causas.


Sintomas

O principal sintoma é a própria curvatura da coluna, além de muitas dores, já que essa curva comprime ossos e órgãos.

Hiperlordose cervical

Existem dois tipos específicos de hiperlordose: a que ocorre na parte de baixo da coluna e a que ocorre perto do pescoço que é a cervical.

A cervical causa muita dor, porque é uma parte muito importante da coluna, perto de outros ossos, de órgãos e pode ser completamente incapacitante. Para evitar isso, é preciso sempre ir ao médico, fazer os exames e, se necessário, iniciar com a fisioterapia.

Tratamentos para Hiperlordose

O tratamento da hiperlordose é quase que totalmente feito a partir de fisioterapia e também de mudança de hábitos de postura. Como ela, geralmente, causa dor, os médicos também passam remédios analgésicos e relaxantes musculares que podem aliviar essas dores que são intensas.

Além disso, é indicado também ao paciente realizar atividades físicas que ajudem a coluna a ganhar força, resistência e não se curvar mais. É o caso da natação, do yoga e também do pilates e da hidroginástica.


Diagnóstico

O diagnóstico da hiperlordose ocorre da mesma forma que os outros tradicionais problemas de coluna: por meio do exame de imagem. Esse exame é feito por raio-X ou por ressonância, que é o mais indicado, já que oferece resultados mais específicos e reais.

Hiperlordose lombar com horizontalização parcial do sacro

O nome parece ser preocupante, mas é fácil de explicar. Como foi dito nos tópicos anteriores, existem dois tipos de hiperlordose, uma perto do pescoço e outra ao final da coluna. A que ocorre ao final da coluna é a lombar.

A lombar é uma hiperlordose menos dolorida do que a cervical, mas tão problemática quanto, até porque ele pode ser mais torta ainda do que a que ocorre perto do pescoço. Além disso, ela pode gerar algumas complicações, como a horizontalização do sacro.

Para quem não sabe, o sacro é a região que fica entre o osso da lombar o cóccix. Quando a coluna fica muito torta para dentro na parte lombar, essa região pode tender a ficar na horizontal e isso causa uma dor impressionante, incapacitante.

Antes de chegar nessa situação, é possível tratar, fazer fisioterapia, cuidar da coluna. Então, seja responsável com sua saúde e não deixe que chegue nesse nível de gravidade.

Prevenção

A prevenção para qualquer um desses problemas de coluna é ter postura correta, sentar corretamente, andar corretamente, deitar corretamente, é assim que você evita esse problema.

Além disso, ter uma vida com hábitos saudáveis, evitar a obesidade, ter cuidados durante a gravidez, tratar as hérnias de disco, tudo isso vai te ajudar a prevenir de ter esse doloroso problema de coluna.

Exercícios para Hiperlordose

Os exercícios são definidos pelo próprio fisioterapeuta a partir do diagnóstico do tipo de hiperolordose que a pessoa tem. Além disso, ele também vai indicar determinadas atividades físicas que melhorem a sua situação. Essas atividades são obrigatórias, não só para melhorar a coluna, mas a saúde como um todo.

Hiperlordose Gestacional

A hiperlordose pode surgir durante a gestação. Para evitar isso, a mulher precisa andar sempre com boa postura, fazer fisioterapia, exercícios físicos regulares e evitar de carregar peso a mais, porque já tem uma criança dentro da barriga.

 

Se tiver ainda alguma dúvida a respeito da hiperlordose, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here