10 benefícios da Hidroginástica: Como fazer? Emagrece? Como é a aula?

0

Pensando em fazer hidroginástica? Saiba que é um exercício físico que pode mudar sua vida para melhor, oferecendo muitos benefícios motores e metabólicos. Saiba mais sobre a hidroginástica, como funciona uma aula e muito mais a seguir.

Publicidade

Hidroginástica

O que é hidroginástica?

Hidroginástica é o nome de uma atividade aeróbica que é feita dentro de uma piscina, utilizando equipamentos aquáticos, comuns também na natação, que tem movimentos coreografados por um instrutor especializado.

Publicidade

É indicada para todas as idades, para homens ou mulheres, e até mesmo para quem não sabe nadar, já que não exige práticas diretas de nado, apenas em aulas combinadas com técnicas de natação. Também podem realizar idosos, grávidas e até mesmo quem tem problemas de articulação, como veremos nos benefícios a seguir.

Top 10 benefícios da hidroginástica

Para entender o quão benéfica a hidroginástica pode ser, separamos os 10 benefícios mais incríveis deste exercício físico para uma pessoa. Confira:

1. Indicado para quem tem problemas de articulação ou musculares

Doenças crônicas como a artrite impedem que as pessoas façam a maioria dos exercícios físicos tradicionais, os quais têm impacto e podem piorar os sintomas.

Publicidade

Sendo assim, a hidroginástica é indicada, já que na piscina é possível se movimentar sem impacto através da flutuação e suportes para o corpo. Na piscina, a água reduz até 80% do nosso peso, sabia?

2. É um exercício que melhora seu humor

A hidroginástica faz bem para a saúde mental de uma pessoa. Geralmente, a piscina possui água morna, o que reduz o estresse e diminui ansiedade.

Publicidade

Além disso, alivia sintomas de dores e tensão relacionados a doenças, como ósseas ou fibromialgia, por exemplo, e isso certamente melhora o humor da pessoa.

3. Ajuda a envelhecer de forma saudável

O avanço da idade traz consigo cansaço físico, doenças, dores e outros pontos chatinhos que muitos consideram difícil de conviver. E a hidroginástica ajuda nisso, principalmente na redução de sintomas de doenças ósseas e emocionais, como os da menopausa.

4. Aumente sua resistência muscular

Mesmo sem impacto e sem levantamento de peso, é possível sim aumentar a resistência dos músculos do corpo. É ideal para movimentar músculos enfraquecidos quando não se pode realizar atividades semelhantes fora da água.

Publicidade

5. Ajuda na saúde do coração

Os exercícios, ainda que em velocidade reduzida, favorecem o sistema cardiovascular, pois trabalham com a frequência cardíaca.

Dependendo da série de exercícios, pode se equiparar a corrida ou bicicleta, sabia? E com um coração treinado, as chances de doenças cardiovasculares reduzem muito.

Publicidade

6. Aumente sua flexibilidade

Se sente tenso ou com a musculatura muito limitada? A hidroginástica pode ajudar, pois a água facilita os movimentos. E com a prática, tais movimentos fora da água vão melhorando cada vez mais.

7. Extremamente benéfica para as grávidas

Com os exercícios na água, o corpo libera a relaxina, um hormônio que favorece as articulações e, para as grávidas, vai contribuir para a abertura do quadril na hora do nascimento.

Além disso, o exercício contribui para a diminuição de inflamações, comuns no corpo da mãe de acordo com o crescimento do bebê e outros benefícios de circulação sanguínea na mulher.

8. Ajuda na recuperação após cirurgias ou acidentes

O período de recuperação de um trauma pode ser complicado por causa da limitação de movimentos, e a hidroginástica ajuda nisso, fazendo a pessoa retornar aos poucos a determinados movimentos como em joelhos, coluna ou outras articulações, sem forçar nem causar impacto.

9. Pode ser um adicional aos exercícios de musculação

Quem malha pode contar com a hidroginástica em alguns dias da semana, intercalando com os exercícios em solo.

Levantar peso na água é um ponto alto nos exercícios de hipertrofia, de modo a tonificar e preparar ainda mais o corpo para os exercícios fora da piscina. Comente com seu orientador físico sobre o assunto!

10. Opção para quem quer relaxar

Outros exercícios têm cobrança de esforços ou contagens rápidas, coisa que nem todo mundo tem pique ou saúde para isso. Sendo assim, a hidroginástica é indicada como um exercício físico para quem busca relaxar e não “correr” em prol de algo. É possível sim entrar em forma e relaxar ao mesmo tempo.

Algumas aulas são direcionadas justamente ao relaxamento, onde o instrutor faz práticas de respiração e concentração, oferecendo um descanso para o corpo e para a mente. Já pensou um exercício físico que melhora seu corpo e ainda revigora as energias? Pensou na hidroginástica.

Hidroginástica emagrece mesmo?

Deixamos esse benefício à parte para falarmos um pouco mais! Sim, hidroginástica emagrece sim! Ela é uma atividade física aeróbica, ou seja, existe uma queima calórica através da repetição dos movimentos.

É um dos exercícios físicos mais indicados para quem quer emagrecer e não se dá muito bem com outras atividades tradicionais.

Curiosidade: Em 1 hora de aula é possível perder até 700 calorias! E se você aliar com uma boa alimentação, pode ter certeza que logo menos aquele peso extra vai embora.

Como fazer hidroginástica em casa?

Para quem tem uma piscina em casa ou mora num condomínio com piscina, dá para praticar alguns exercícios por conta própria, sem problema algum.

Claro que uma aula em grupo, com instrutor e vários equipamentos, pode ser bem mais divertida e interativa, mas também dá para fazer sozinho na piscina que você tiver acesso. Confira como fazer:

1. Conte com acessórios

Para a sua hidroginástica ser eficaz, o ideal é ter alguns equipamentos em mãos, como suportes para flutuação, como boias de braços ou halteres que são boias, por exemplo. O mais simples que ajuda também é um espaguete, daqueles coloridos, sabe? Compre em lojas de artigos para esportes.

2. Começando – Faça alongamentos

Entre na piscina e faça um alongamento. Comece alongando braços e pernas, assim as suas articulações e músculos não levam aquele “susto” na hora que começar os exercícios. É ideal para aquecer o metabolismo e acordar o corpo para o exercício que está por vir.

3. Hora de começar – Sugestão de exercícios

– Abdominais: Com a boia de espaguete debaixo das axilas, flexione as pernas de modo que você fique em posição de “sentado”, levantando bem as pernas próximas ao peitoral; depois é só voltar à posição de início.

– Corrida lenta: Sem sair do lugar, faça movimentos como se estivesse correndo dentro da piscina; pode se segurar na borda para isso. Faça até 5 minutos dessa corridinha.

– Polichinelo: É feito da mesma maneira como é feito no solo normal, em que você abre e fecha as pernas e os braços com sincronia.

–  Tufão (mais difícil): Para dar um up nos exercícios, comece a correr ou dar voltas na piscinas, de modo a criar correnteza e criar um pequeno tufão no círculo; em seguida, você deve voltar contra essa correnteza criada, fazendo força física para isso.

Escolha alguns desses exercícios e faça séries de 15 a 20 repetições. O ideal é já fazer aulas ou já ter feito aulas antes para aprender esses e outros exercícios e assim aplicar em casa no dia a dia, por conta própria.

Quanto tempo dura uma aula?

Depende do objetivo da aula e do público predominante nela. Normalmente, uma aula tem duração de 1 hora para um público adulto avançado, mas para grávidas ou idosos, o tempo pode ser reduzido.

Varia também de acordo com o tipo de exercício feito no dia, que pode ser mais intenso de queima calórica ou mais relaxante.

Quanto custa fazer aula de hidroginástica?

Os valores dessas aulas dependem de uma série de fatores, como a cidade em que você mora, bairro, tamanho e reputação da academia, se é particular ou não, e assim vai. Em média, o valor de uma mensalidade contando 3 aulas por semana pode variar de R$150 a R$500 reais.

Pesquise e compare os preços nas academias mais próximas da sua casa. Veja também se não compensa contratar um instrutor para você e mais alguns amigos dividirem o preço usando a piscina do condomínio. Consulte o regulamento do condomínio para saber se essas aulas são possíveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here