Gordurinhas do BEM: Gorduras Boas  encontradas em alimentos saudáveis

0

Quando se fala em “gordura” já pensamos em algo negativo ao nosso corpo e principalmente à nossa estética, não é verdade?

Mas saiba que isso é um pensamento errado, pois existem sim as gorduras boas e essenciais à nossa saúde e que devem estar presentes no dia-a-dia na nossa alimentação. Afinal, quais são essas gorduras e onde encontra-las? É isso que você vai aprender no artigo de hoje.

 

Primeiramente, o que são gorduras saudáveis?

Basicamente, são as gorduras encontradas em alimentos que são saudáveis quando consumidas dentro do limite ao nosso organismo.


Conhecidas também como ácidos graxos ou gorduras insaturadas, são classificadas em duas principais categorias: as gorduras polinsaturadas e monoinsaturadas.


Dentre essas categorias, estão os conhecidos alimentos repletos dos ômegas 3, 6 e 9, as quais trazem benefícios únicos ao nosso organismo quando em equilíbrio na alimentação.oleaginosas

 

Benefícios das gorduras saudáveis

As vantagens que esse tipo de gordura boa traz ao nosso organismo são infinitas, tais como: Os ácidos graxos que são muito importantes na construção das membranas de cada célula do nosso corpo e ajudam contra invasores.

Também protege os órgãos contra choques mecânicos; são boas para o fornecimento de energia, ajudando nas atividades diárias e também em atividades físicas, principalmente musculação.

Manutenção da temperatura corporal; Ajuda a manter regulados os níveis de colesterol bom (HDL); Reduz também o conhecido colesterol ruim (LDL); Previne doenças cardiovasculares; Melhora a circulação sanguínea; Colabora para com a produção de hormônios; Transporta proteínas até os tecidos musculares.

Melhora a saúde do sistema nervoso, melhorando a memória e reduzindo o risco de doenças nesse sistema; Melhora do sistema imunológico; Possui excelentes funções anti-inflamatórias; entre vários outros!

 

Diferença entre gorduras boas e gorduras ruins

As gorduras boas nos garantem ser fontes de nutrientes muito importantes ao nosso organismo, também fornecem energia, participam de processos estruturais e hormonais essenciais, além de ajudar muito na saúde do coração.

Já as gorduras saturadas ou trans, que são as gorduras ruins, só trazem prejuízo à nossa saúde, elevando nosso colesterol, facilitando muito a incidência de problemas cardiovasculares, além de obesidade e outros fatores nada saudáveis.

Se você busca emagrecer ou simplesmente melhorar sua alimentação, procure imediatamente uma nutricionista e ela irá indicar o melhor a se fazer para evitar comer esse tipo de gordura ruim e manter o nível de sabor e saciedade utilizando outros alimentos, muito mais saudáveis, contendo as gorduras boas e outros nutrientes importantes.

 

Alimentos que contêm gorduras saudáveis

Gorduras-saudáveisGorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas são encontradas em:

– Peixes oleosos como Salmão, Cavala, Truta, Atum, Sardinhas, Anchovas, Char, Bacalhau Preto, Linguado, Mexilhões;

– Óleos vegetais, como azeite, óleo de soja, de cânhamo, de semente de uva, de linhaça e de canola;

– Cremes Vegetais;

– Algumas oleaginosas como castanhas do Brasil, amêndoas, avelã, amendoim, semente de abóbora, pistache, gergelim e semente de girassol;

– Algumas frutas como abacate e açaí;

 

Algumas dicas para trocar a gordura ruim pela gordura boa

– Troque frituras, batatinhas e salgadinhos por bebidas lácteas e sanduíches naturais;

– Elimine a manteiga e passe a consumir cremes vegetais;

– Passe a verificar mais vezes os rótulos dos alimentos e opte pelos com menos níveis de gorduras saturadas e trans;

– Busque trocar carnes vermelhas e gordurosas como carne seca, salames, bistecas, por exemplo, por carnes magras como partes menos gordurosas do boi, peito de frango, peru e peixes;

– Ainda falando em peixes, eles são excelentes fontes de gorduras saudáveis!

 



Considerações finais sobre qualidade de vida e alimentação

abacateAgora que você sabe bastante sobre a importância das gordurinhas do bem ao nosso organismo, busque orientação médica com uma nutricionista e monte aquela dieta ideal para mudar de vez sua saúde.

E também não se esqueça de associar essa sua nova mudança alimentar a atividades físicas regulares durante a semana, no mínimo 3 vezes.

Pode começar com uma caminhada, e quando menos perceber já estará correndo maratonas! Ou comece pegando leve na academia, e quando menos perceber será umas dessas musas ou musos referências no mundo fitness!

Para qualquer projeto, o maior desafio é começar, então não perca tempo e comece hoje sua mudança de vida. Boa sorte, bons treinos, boa alimentação!

Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here