Cada vez mais as mulheres estão buscando por aperfeiçoar seus corpos através da musculação, o que faz com que muitas busquem também pela arte do fisiculturismo feminino. Você está interessada? Então continue na leitura que a gente vai te inserir nesse mundo esportivo da musculação.Fisiculturismo feminino

O que é o fisiculturismo feminino?

Faz parte do mundo do fisiculturismo feminino a prática constante de exercícios de musculação, com as intenções de ganhar volume de massa magra (hipertrofismo), em paralelo a dietas balanceadas e outros exercícios físicos.

Esses níveis altos de massa muscular só acontecem depois de o corpo perder muita gordura corporal, chegando em praticamente 0%, por isso no fisiculturismo os músculos são tão evidentes e marcados visualmente.

Diferentemente do fisiculturismo masculino, o fisiculturismo feminino tem suas especificações de rotinas, exercícios, alimentação e suplementação específicos para o corpo da mulher, respeitando tempo, hormônios e outras características que as diferenciam dos homens.

Toda essa rotina em busca de excelência nos resultados faz parte de uma nova com acompanhamento ideal de médicos como um nutricionista e também especialistas na arte do bodybuilding. No início, será bem complicado, mas com o tempo, você vai estar muito mais focada, motivada e empolgada sempre querendo mais e o melhor, querendo participar inclusive das competições com outras mulheres!

Categorias do fisiculturismo feminino

E quando der vontade de mostrar seus resultados para o mundo, existem as competições de Bodybuilding, que destacam as pessoas que mais tiveram garra e determinação na sua jornada em busca do corpo perfeito. Dentre os critérios julgados numa competição estão volume muscular, definição muscular, simetria (igualdade entre os músculos de ambos os lados do corpo) e também proporção (tamanho e harmonia nos grupos musculares), vai depender da categoria avaliada. Conheça abaixo as categorias do fisiculturismo feminino:fisiculturista

  1. Bikini: Esta é a primeira categoria da competição, que apresenta mulheres de corpo sarado e com leve definição muscular. O uso do biquíni é obrigatório, sendo também permitido uso de maquiagem e óleo no corpo para realçar os músculos.
  2. Wellness: Esta é a segunda categoria da competição, e é um pouco mais rígida. O nível de definição muscular é maior, com pouquíssimo percentual de gordura e a mulher deve ter aparência saudável também.
  3. Bodyfitness: Esta é a terceira categoria da competição, na qual o nível já é mais profissional. Aqui é necessário que a competidora tenha ombros mais largos, braços bem malhados, alto volume muscular e pernas fortes. O corpo dessas mulheres se assemelham muito ao formato da letra Y. Nesta categoria, é obrigatório que a mulher tenha 0% de gordura corporal.
  4. Women’s Physique: Esta é a quarta categoria da competição, de nível extremamente profissional. Os 4 critérios de julgamento serão avaliados nessas mulheres que levaram seu desenvolvimento muscular e definição ao máximo, respeitando anatomia, volume e silhueta feminina.
  5. Culturismo: Esta é a quinta e mais exigente categoria da competição. Noela são avaliados de forma muito exigente todos os critérios, além do profissionalismo da candidata.

O que é preciso para ser fisiculturista?

Antes de tudo, é preciso força de vontade e muita dedicação, afinal é um novo estilo de vida que está por vir. Ter foco e entender seus objetivos também é de extrema importância, pois é isso que vai te mover a buscar sempre pela perfeição. Você deve saber que vai treinar em níveis fora do comum, testar seu trabalho corporal ao máximo e também trabalhar muito a sua mente com isso tudo. Esteja preparada também para uma nova rotina de dietas pesadas, suplementação, ciclos, descansos, entre outras práticas importantes para o sucesso nos seus objetivos na hipertrofia.

O ideal é, principalmente no início, ter um professor de educação física ou personal trainer te orientando e treinando da melhor forma com exercícios de força, dicas de hipertrofia, de definição muscular, etc. Treinar com alguém é muito melhor do que treinar sozinho, pois é alguém que vai te acompanhando, corrigindo seus erros e, nos melhores casos, te ajuda moralmente também. E mais à frente, quando tiver o objetivo de competir, algum orientador com especialidade na arte do fisiculturismo para te treinar para as competições, ensinando presença de palco, as poses das categorias, etc.

Dicas de como se tornar uma fisiculturistacomo se tornar uma fisiculturista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *