Quem treina bastante em busca de um corpo malhado prioriza que cada parte do corpo cresça com perfeição, incluindo as panturrilhas. Mas sabe-se também que é necessário muita paciência e dedicação, além de muita prática de exercícios específicos para as panturrilhas ficarem torneadas e bem definidas.
Como sabemos que você busca belas e fortes panturrilhas, separamos alguns exercícios de aumento muscular das panturrilhas pra você incluir nos seus treinos e começar a fazer hoje mesmo!
Tipos de exercícios para panturrilha
Basicamente, existem 2 tipos de exercícios para panturrilhas:
- Aqueles focados exatamente na área das panturrilhas, das quais o esforço é feito como também os resultados são unicamente nelas;
- E aqueles que treinam outros grupos musculares do corpo, como outros músculos das pernas ou da lombar, por exemplo; esses exercícios refletem seus resultados nas panturrilhas, pois trabalhou apoio nelas, o que reflete em fortalecimento também da região; por isso é sempre importante apoiar-se bem para pegar qualquer tipo de peso, já que influencia em outras partes do corpo, como explicamos.
Pode fazer exercícios para panturrilha todos os dias?
Isso depende de quais são seus objetivos com seus treinos. Treinar panturrilhas todos os dias apenas é necessário quando o resultado final desejado for a hipertrofia muscular, objetivando fortalecer bem a região e definindo a área ao máximo, sendo ideal para atletas, esportistas ou jogadores, por exemplo.
Mas cuidado, se você for iniciante na musculação, comece devagar e respeite o tempo do seu corpo; assim você evita lesões e inflamações musculares por conta de exercício em excesso. Sendo assim, o ideal é inserir os exercícios de panturrilha nos seus treinos, intercalando com dias sem essa prática para descanso muscular.
Dicas para treinar melhor as panturrilhas
Para treinos efetivos que façam as panturrilhas crescerem bonitas e fortes, siga as dicas abaixo com o acompanhamento de um profissional, é claro:
- Como são músculos que se recuperam rápido, as panturrilhas se acostumam rapidamente aos exercícios musculares nelas trabalhados; sendo assim, fique atento para não acomodar, alterar e melhorar os exercícios e repetições, e assim continuar desenvolvendo as áreas; sempre que se sentir acomodado, fale com seu orientador físico;
- Ao fazer os exercícios, mesmo que em outros grupos musculares, vá alterando as direções dos pés para gerar diferentes estímulos nas panturrilhas; sendo assim, ao invés de sempre fazer exercícios apontando seus pés pra frente, tente colocá-los discretamente para fora e para dentro; com os dedos apontando para frente, você trabalha o músculo Gastrocnêmio; com os dedos para fora, trabalha-se a parte medial; e com os dedos para dentro e calcanhares afastado, trabalhe-se a parte externa;
- Realize os exercícios com amplitude completa; se é pra subir a carga, suba totalmente; se é pra empurrar, empurre totalmente; e se for pra fazer 10 a 12 repetições, não faça menos do que o recomendado; disciplina e seguir as regras sempre em respeito ao seu corpo é o que vai te levar ao sucesso nos seus objetivos de aumentar as panturrilhas.
- Controle bem os exercícios para inibir o reflexo de alongamento automático do nosso corpo, ou seja, é como se as panturrilhas criassem um reflexo para se proteger de lesões musculares; sendo assim, pause na posição alongada durante o exercício, assim o corpo vê a suavidade do movimento e não entende como algo que deva “travar”, simplesmente aceitando e desenvolvendo os músculos na área.
Exercícios para engrossar e definir a panturrilha
A seguir, alguns exercícios de alongamentos, musculares ou aeróbicos bastante feitos para trabalhar os músculos da área da panturrilha.
- Alongamento com toalha ou tecido: Deitado no chão, enrole um pano no pé e puxe, esticando a perna;
- Pular corda: Pulos curtos, sempre com os pés nas pontas dos dedos;
- Rebaixamento dos calcanhares: Pode ser feito numa escada ou grade, com apoio no corrimão; suba um pé no degrau, encoste o calcanhar abaixo e impulsione com a outra perna seu corpo para frente, até sentir ação sobre a panturrilha;
- Panturrilha no leg press: Ajuste o banco de modo que suas pernas fiquem ligeiramente dobradas; a parte dos pés logo abaixo dos dedos bem posicionadas na plataforma; peça orientação quanto ao peso que deva usar e quantas repetições deve fazer;
- Elevação de panturrilha com barra: Com o auxílio de uma barra de pesos, segure-a sobre os ombros com cuidados e eleve as panturrilhas, descendo e subindo em várias repetições; oriente-se também sobre como fazer melhor;
- Agachamento com salto e halteres: De nível avançado, trabalha potência e força na área; com os pés afastados; segure os halteres um de cada lado e desça o quadril pra baixo; em seguida, dê um salto, o mais alto possível, com halteres sempre nas laterais.
Exercícios para panturrilha das mulheres
É importante que as mulheres trabalhem por completo a região muscular das pernas, o que inclui as panturrilhas; manter essas áreas fortificadas ajudam a dar harmonia na musculação do corpo, combinando com grandes coxas e aquele bumbum malhado, além de agregar ainda mais beleza no uso de saltos altos.
Não existem exercícios específicos para mulheres, apenas vai depender do qual objetivo ela tem com a musculação, nível de peso e intensidade nos exercícios de acordo com seu ritmo e também áreas do corpo que ela deseja trabalhar.
Sendo assim, qualquer exercício para panturrilha é para homem ou mulher, variando carga de acordo com a força de cada um, não de acordo com gênero.