Que é importante fazer atividades físicas regularmente para manter a saúde em dia, isso todo mundo já sabe, mas o que nem todo mundo tem é tempo para dedicar e fazer esses exercícios durante a semana!
Mesmo assim, isso não é motivo para desanimar, afinal com apenas meia hora de exercícios diários, no mínimo 5 vezes por semana, já lhe proporcionam muita saúde e ajuda pra caramba a emagrecer!
30 minutos de exercícios emagrece mesmo?
A partir do momento que você dedica essa pequena parte do seu dia para queimar calorias, você já faz o bastante para ganhar mais saúde e pique, além de emagrecer.
Estudos indicam que não há quase diferença entre exercícios de duração de 30 minutos e de 60 minutos, pois o corpo já acelera seu metabolismo e queima muitas calorias a partir de 30 minutos e estabiliza desde então.
O melhor também é que não precisam ser 30 minutos corridos, podendo distribuir em queimas de calorias ao longo do dia, o que é excelente para quem não tem tempo.
Isso pode ser feito com caminhadas até o trabalho, substituindo o carro muitas vezes; ou idas a lugares que não são tão longes da sua casa, como padaria ou farmácia.
Sempre que puder ir andando, vá; e sabe aquela música que você adora ouvir para se animar, tenha sempre ela por perto para lhe deixar para cima e com vontade de praticar esses exercícios parcelados durante o dia.
Benefícios de dedicar 30 minutos de exercícios por
dia
- Excelente começo para os sedentários, afinal não força muito o corpo e já é o suficiente;
- Excelente para quem não tem tempo de se exercitar, podendo focar essa meia hora em fazer o que sempre gostou, como sua atividade preferida;
- Melhora do condicionamento físico;
- Ganho de vitalidade e energia para o pique diário de todas as atividades;
- Controle dos níveis de açúcar no sangue;
- Melhora do sistema cardiovascular;
- Ganho e manutenção de massa muscular;
- Perda de retenção de líquido, favorecendo emagrecimento rápido;
- Perda considerável do percentual de gordura; entre outros.
Sugestões de exercícios de 30 minutos
Qualquer atividade queima calorias, independendo do seu tempo. Mas como estamos falando de 30 minutos de exercício e a vontade de emagrecer, tudo vai depender da intensidade aplicada nesse tempo durante a atividade e do número de vezes que fizer por semana, que deve ser no mínimo 5 vezes.
Eis abaixo algumas sugestões de atividades físicas para se fazer em 30 minutos, mas vale ressaltar que apenas o trabalho de um educador físico em conjunto com seus exames médicos e avaliações em dia vão dizer realmente qual a melhor atividade para você; são elas:
- Caminhadas;
- Corridas;
- Bicicleta;
- Bicicleta ergométrica;
- Elíptico;
- Alguns exercícios de musculação (consulte um profissional);
- Treinos de alta intensidade (intercala exercícios diferentes em pouco tempo com intervalos curtos, com a grande vantagem de prolongar a queima de calorias mesmo após o fim do treino);
- Aulas de dança/zumba/jazz;
- Natação;
- -Exercícios aeróbicos em grupos, como ginástica funcional; entre outros.
Considerações finais sobre saúde e qualidade de vida
Vale ressaltar também que de nada adianta se nessa sua rotina apressada e de pouco exercício você não tenha uma boa alimentação.
Mesmo não tendo tempo, você consegue se ajustar para uma melhor alimentação com o mínimo de força de vontade e organização.
Você precisa comer de 3 em 3 horas para manter sempre ligado seu metabolismo, portanto tenha sempre uma fruta na bolsa ou na geladeira da empresa; lanchinhos integrais em prontidão; se for em uma lanchonete, opte por salgados assados, não frituras, e sucos, não refrigerantes.
Já para um almoço ou janta melhor, regue seu prato de salada no restaurante, ou faça suas marmitas em casa selecionando bem seus alimentos e comendo de pouco em pouco pela semana; e também beba muito líquido, é muito importante, principalmente água.
Também é importante dizer que esses treinos diários podem fazer com que seu corpo simplesmente estabilize e pare de emagrecer, depois daquele começo cheio de energia.
Portanto é importante ter sempre um orientador para lhe ajudar a combinar diferentes práticas de exercícios, montando programas semanais, assim seu corpo não estabiliza ou demora mais a estabilizar e você não enjoa sempre dos mesmos exercícios todos os dias.
Para um melhor controle de sua alimentação e boa associação com as atividades físicas, tenha sempre por perto pessoas especializadas para lhe orientar melhor, como uma nutricionista e um educador físico, por exemplo. Mas tudo também depende de você e da sua força de vontade para emagrecer, Bons treinos!