O que não falta na internet são receitas malucas que prometem perda de peso, mas só fazem mal para a saúde sem a presença dos nutrientes corretos. Fora quando encontramos receitas que só pedem ingredientes e alimentos caros ou difíceis de encontrar, não é mesmo?Dieta flexível

A verdade é que cada corpo é de um jeito, portanto cada um de nós deve ter um tipo de alimentação diferente. Pensando nisso, existe a dieta flexível que serve perfeitamente para um de nós, seja para emagrecer, ganhar ou manter o peso. Saiba mais!

O que é dieta flexível?

A dieta flexível é baseada no conceito nutricional americano IIFYM, ou If it fit your macros, que significa “Se couber nos seus macros (nutrientes)”. Sendo assim, é uma dieta em que é calculado previamente quanto de macronutrientes e fibras a pessoa deve consumir por dia, envolvendo todo tipo de alimentos como proteínas, gorduras, carboidratos e fibras; portanto, se determinado alimento que você deseja comer couber na sua dieta, está liberado. Por isso o nome flexível, já que pode ser possível comer de tudo e manter os objetivos.

Como funciona dieta flexível?

Ao colocar os dados pessoais no sistema para calcular quanto de cada nutriente e fibra você deve ingerir por dia, você também vai decidir qual o seu objetivo principal com esse novo planejamento alimentar.

Existem 3 objetivos principais: perda de peso, manutenção de peso e ganho de massa muscular.

Sendo assim, mais do que seguir cardápios, uma dieta flexível funciona porque incentiva a sua reeducação alimentar com base no seu principal objetivo. E isso te faz se controlar melhor para obter uma dieta de forma prudente, caso contrário não verá ganhos. No entanto, não é uma dieta prática, pois tudo deverá ser observado nas calorias e anotado ao longo dia. Exige dedicação de verdade!

Como calcular dieta flexível?

Para calcular quanto de macronutrientes e fibras cada pessoa deve consumir, existem métodos que calculam de forma automatizada com base numa análise de peso, altura, quantidade de exercícios físicos praticados e outras informações pessoais para assim calcular quanto de proteína, carboidrato, gordura e fibra o indivíduo deverá ingerir por dia.

Neste link http://www.gorgonoid.com/calculadora-para-montagem-de-dieta você pode encontrar uma calculadora com essa finalidade. O ideal é fazer essa conta junto a um nutricionista que vai te passar dicas essenciais de como começar e manter a dieta flexível.

Cardápios:

  1. Dieta flexível para hipertrofia

Para o ganho de massa muscular, a dieta flexível deve aumentar o consumo em todos os grupos alimentares, como proteína, carboidrato, gordura, fibras, além das vitaminas e minerais. Para um ganho saudável, estima-se comer 30 a 35 kcal por peso. Confira um exemplo de cardápio abaixo:

1ª Refeição do dia – 8h00

Ou

 

2ª Refeição do dia – 12h

Ou

 

3ª Refeição do dia – 16h00

Ou

 

4ª Refeição do dia – 19h00

Ou

 

5ª Refeição do dia – 22h00

Ou

 

  1. Dieta flexível para emagrecer

Funciona basicamente se você garante uma dieta de poucas calorias e faz exercícios físicos todos os dias, regularmente, assim você tende a perder facilmente peso. Tendo como base uma dieta mínima de 800 a 1.000 calorias, ela deve conter frutas, cereais, vegetais, peixes, sopas, leite, pães integrais, chá, carnes magras e sucos. Confira um exemplo abaixo:

Café da manhã:

Almoço:

Jantar:

Lanches ao longo do dia:

 

  1. Dieta flexível para cutting

Cutting é quando o objetivo é a definição muscular em paralelo à perda de gordura corporal. Ela pode ser feita em paralelo ao consumo de termogênicos e outros suplementos alimentares que aceleram essa queima de gordura. A alimentação deve ser regada a proteínas e carboidratos, com praticamente nada de gordura. A seguir, uma dieta de cutting para mulheres:

Café da manhã:

Lanche da manhã:

Almoço:

Lanche da tarde e pré-treino:

Pós-treino:

Jantar:

Ceia:

Receitas para dieta flexível

O tipo de receita que você deve fazer varia de acordo com seus objetivos com a dieta flexível. Confira abaixo algumas dietas surpreendentes, com diferentes doses dos macronutrientes, que você pode fazer e se deliciar sem culpa dependendo dos seus objetivos:

Mini-pizza com queijo cottage:

https://www.dietaflexivelbrasil.com/single-post/2016/06/17/DIETA-FLEX%C3%8DVEL-BRASIL-MINI-PIZZA-PROTEICA-COM-QUEIJO-COTTAGE

Panqueca de aveia com chocolate fake:

https://www.dietaflexivelbrasil.com/single-post/2016/06/08/Panqueca-de-Chocolate-fake

Panqueca de banana com morangos e pasta de amendoim:

https://www.dietaflexivelbrasil.com/single-post/2016/07/06/DIETA-FLEX%C3%8DVEL-BRASIL-Panqueca-de-banana-com-morangos-e-pasta-de-amendoim

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *