Também conhecida como dieta do cetônico, dieta cetônica ou até dieta Low Carb, a dieta cetogênica é um método de alimentação que visa a perda de peso reduzindo a quantidade de carboidratos no consumo diário do indivíduo. Isso leva a um aumento considerável do consumo de gorduras, como também a uma redução da ingestão de proteínas.
É uma dieta que proporciona perda de peso rapidamente, porém isso pode ser um agravante para inúmeros problemas de saúde como câncer, elevação dos níveis de colesterol, hipoglicemia, doenças cardíacas, fadiga, dores de cabeça, entre outros sintomas; sendo assim, é um método não muito aprovado pelos médicos, que sempre orientam para uma dieta saudável um equilíbrio importante na ingestão de proteínas, gorduras e também carboidratos.
Como funciona a dieta cetogênica?
Esta dieta visa reduzir drasticamente o consumo de carboidratos na alimentação diária; essa redução impacta o corpo fazendo o organismo passar por um estado metabólico chamado cetose, em que o metabolismo se altera, fica mais rápido e utiliza a gordura do corpo como fonte primária de energia.
Como é uma dieta impactante, o ideal é se adaptar com uma dieta low carb até chegar na opção de zero carb, que é a cetogênica.
Outra função da dieta cetogênica é transformar gordura em cetonas no fígado, que são fontes de energia utilizadas pelo cérebro.
Esta dieta também reduz os níveis de glicose e insulina no sangue, o que pode ser um excelente aliado contra a diabetes regulando esses níveis no sangue.
Ao eliminar excesso de peso e gordurinhas também ajuda com doenças como diabetes tipo 2, pré-diabetes e síndromes metabólicas.
Apesar dos pontos positivos da dieta que é o emagrecimento e algumas excessões de controles de doenças, como citamos acima, a dieta cetogênica traz muitas desvantagens à saúde da pessoa como dificuldade de concentração, afeta o humor, causa perda e fraqueza dos músculos, aumenta riscos de doenças como câncer, hipoglicemia ou aumento do colesterol, tudo por conta do aumento do consumo de gorduras.
Sendo assim, todo cuidado com esse tipo de dieta é essencial. O uso de suplementos de apoio para a saúde pode ser necessário, como o óleo MCT que ajuda nos níveis de cetonas no sangue; reposição de sais minerais, pois o corpo perde bastante, principalmente no início da dieta; cafeína, aumentar a energia; creatina, que combinada com exercícios físicos e esta dieta pode manter bom o seu nível de performance; whey protein, para manter em dia macronutrientes na ingestão diária de proteína.
Alimentos permitidos na dieta cetogênica
Nada de comer arroz branco, pão, massas e açúcares, tudo isso está proibido na dieta cetogênica. Entretanto, não há nenhum tipo de restrição de proteínas e gorduras. A seguir, saiba quais os alimentos permitidos na dieta cetogênica:
- Carnes: Carne de vaca, porco e frango – consumo à vontade;
- Embutidos: Peito de peru, presunto, etc.;
- Peixes e frutos do mar: Peixe, camarão, caranguejo, polvo, lula, etc. – consumo à vontade;
- Ovos: Consumo liberado também; dê preferência a ovos caipiras;
- Manteiga;
- Requeijão;
- Creme de leite;
- Queijos: A dica é que quanto menos processado for, melhor;
- Óleos saudáveis: Uso liberado de azeite extra-virgem, óleo de coco e dendê para preparação de refeições;
- Abacate: Uma das únicas frutas de uso liberado, sendo um grande amigos da dieta cetogênica por causar boa saciedade e oferecer possibilidades de diversos pratos, doces e salgados;
- Outros frutos: Azeitona, coco (e derivados), limão e tomate;
- Hortaliças e verduras escuras: Todo dia de folha verde, brócolis, espinafre, tomate, cebola, etc. – consumo à vontade;
- Nozes e sementes: Castanhas, amêndoas, linhaça, chia, semente de abóbora, etc.
Cardápio de 3 dias da dieta cetogênica
Objetivando a redução de carboidratos na alimentação e atingir o emagrecimento, você pode iniciar com os seguintes cardápios para 3 dias, intercalando-os. Confira:
Dia 1:
- Café da manhã: 2 ovos mexidos na manteiga + 1 fatia de queijo minas + 1 fatia de mamãe;
- Lanche da manhã: Gelatina sem açúcar + 3 castanhas;
- Almoço ou Jantar: 2 bifes de carne (pode ter algum molho, como molho de queijo) + alface + repolho temperado com azeite + 1 laranja de sobremesa;
- Lanche da tarde: 1 iogurte sem açúcar + 1 colher de linhaça + 2 enroladinhos de queijo e presunto;
Dia 2:
- Café da manhã: 1 banana amassada + 1 colher de sopa de semente de girassol + 2 fatias de queijo assado com presunto (opcional);
- Lanche da manhã: 1 iogurte sem açúcar + 5 nozes;
- Almoço ou Jantar: Peixe grelhado com algum molho (sugestão: salmão com molho de mostarda) + Salada verde, com rúcula, tomate, pepino, cebola, etc. + 1 colher de azeite + tempere com sal, orégano ou vinagre;
- Lanche da tarde: Alguma fruta regada com creme de leite, como morango, por exemplo;
Dia 3:
- Café da manhã: 1 ovo cozido + 2 fatias de queijo com sementes de gergelim;
- Lanche da manhã: 1 iogurte sem açúcar + 3 colheres de abacate;
- Almoço ou Jantar: Frango ao molho branco com creme de leite + salada de couve na manteiga com cebola + Uma maçã de sobremesa;
- Lanche da tarde: Queijo + Frutas vermelhas (cereja, morango ou framboesa);
Extra: Receitas para a dieta cetogênica
Separamos também 2 receitas especiais e fáceis de fazer pra você começar de forma segura esta dieta cetogênica, sem sentir tanta falta dos alimentos que serão drasticamente cortados da sua rotina alimentar. Confira:
Receita 1: Arroz de couve-flor
Essa é pra quem vai sentir falta do arrozinho branco no prato. Mas relaxa que é ainda mais gostoso e saudável.
Ingredientes:
- 1/2 Couve-flor;
- 1/2 Xícara (chá) de cebola ralada;
- 1 Dente de alho amassado;
- 1 Colher (sopa) de salsinha picada;
- Sal e pimenta do reino a gosto.
Como fazer:
- Lave a couve-flor em água fria e seque bem;
- Com um ralador de queijo, rale a couve-flor até obter uma textura parecida com a do arroz;
- Na frigideira, refogue a cebola e o alho até que fique transparente;
- Acrescente a couve-flor e deixe refogar por cerca de 5 minutos;
- Tempere com sal e pimenta.
- Tempere com salsinha e sirva em seguida no lugar do arroz branco.
Receita 2: Bolinho de espinafre
Agora não parece nem dieta, né? Bolinho de espinafre é gostoso, nutritivo, liberado na dieta e também é fácil de fazer. Serve de café da manhã e também para lanchinhos! Olha só:
Ingredientes:
- 2 Ovos;
- 3 Colheres de sopa de cream cheese;
- 1 Colher de sopa de manteiga;
- 1/2 Colher de café de fermento;
- Sal, espinafre e queijo parmesão a gosto.
Como fazer:
- Misture todos os ingredientes e coloque em forminhas;
- Asse por aproximadamente 25 minutos ou até dourar;
- Se preferir faça no micro-ondas com potência média de 4 a 6 minutos.