Hoje falaremos de um dos esportes mais tradicionais e amados de todos os tempos: o ciclismo. Pode ser praticado de forma profissional ou por hobbie, sendo que de todas as formas traz inúmeros benefícios à saúde.
Conheça mais sobre o ciclismo no artigo de hoje!
Onde surgiu o ciclismo?
O ciclismo surgiu como um esporte da era moderna, por volta do século XIX na Inglaterra, época que possibilitou a melhora da estrutura do veículo para alcançar maiores velocidades. Por volta de 1890 começaram a surgir grandes provas, a maioria considerada clássica hoje em dia.
A primeira prova, lá em 1891 aconteceu uma prova de ida e volta de Paris a Brest, na França, num total de 1.200 Km; considerada a prova mais tradicional do ciclismo mundial, sem caráter competitivo. Desde 1896 faz parte dos tradicionais Jogos Olímpicos de Atenas, desde a primeira edição moderna dos jogos.
Fundamentos do ciclismo
Trata-se de um esporte de corrida com bicicleta em que quem chegar primeiro a determinado ponto ou cumprir determinada meta no menor tempo possível vence. Para cada modalidade do ciclismo é escolhido um determinado ambiente, podendo ser uma estrada, pista planejada ou terreno sem asfaltamento.
O instrumento usado para a prática do esporte deve ser uma bicicleta obrigatoriamente apropriada para cada modalidade específica. E os itens de proteção individual também são obrigatórios, que são capacetes, luvas e roupas com propriedades de regulação térmica e também função protetora contra a exposição solar exagerada.
Benefícios do ciclismo
- Em termos de saúde, é um esporte considerado como uma atividade rítmica e cíclica, ideal para exercícios que envolvem a energia do corpo, como aeróbico e também anaeróbico.
- Desenvolve o sistema cardiovascular;
- É ótimo para queima de gordura corporal;
- Atua no desenvolvimento de resistência e força muscular das pernas;
- Seus benefícios são os mesmos quando praticado na bicicleta em movimento ou em bicicleta ergométrica em casa mesmo, locais fechados, academia, etc.; a bicicleta estática é mais indicada para quem sofreu lesões nos joelhos, quadris ou coluna, para grávidas, idosos, obesos, dentre outras condições de saúde;
Regras do ciclismo
O ciclismo não é apenas sair por aí de bicicleta, e sim é um esporte regulamentado e com uma série de regras, tanto para os homens quanto para as mulheres, de acordo com cada modalidade e estilos variados. São algumas regras das principais provas:
- Velocidade individual: É a prova mais simples do ciclismo em forma de disputas individuais; para homens e mulheres; o atleta deve completar 3 voltas na pista; a tomada de tempo começa a ser contada nos 200m finais; assim os finalistas são definidos; a partir disso, os ciclistas são divididos em duplas (primeiro com o último, segundo com penúltimo e assim vai) para a prova de perseguição; a disputa continua entre esses grupos por meio de novas provas. Os melhores 4 tempos disputam as medalhas; geralmente a distância é de 3km para mulheres e 4km para os homens.
- Velocidade por equipes: As regras são similares, porém é realizada por 2 equipes com 3 competidores cada uma; a largada no velódromo dos grupos é em posição contrária, com um grupo para cada lado; vence a equipe que completar as 3 voltas mais rápido; para homens e mulheres; na prova de perseguição, são formadas 4 equipes com 4 integrantes cada; vence a equipe que finalizar primeiro o percurso; geralmente 4km; caso os adversários sejam alcançados pelas costas, a equipe que alcançar vence.
- Corrida por pontos: São provas individuais com 25km para as mulheres e 40km para os homens; são 16 chegadas que garantem pontuação para os homens e 10 para as mulheres; cada chegada vale 5 pontos para o primeiro que ultrapassar, 3 para o segundo, 2 para o terceiro e 1 para o quarto; quem somar mais pontos até o final é o vencedor.
Tipos ou modalidades principais do ciclismo
Confira abaixo mais das principais modalidades do ciclismo e suas características básicas:
- Ciclismo de estrada: Neste, as principais provas são de resistência (com 195km para homens e 70km para as mulheres) e contra o relógio (ciclistas partem de 2 em 2 minutos e vence quem fizer menor tempo); tal modalidade existe desde o final do século XIX.
- Ciclismo de pista: A pista pode ser de concreto ou madeira; as provas são velocidade, perseguição individual, perseguição por equipes, velocidade olímpica, corridas por pontos, Km contra o relógio, madison (em 1h de corrida, quem fizer mais voltas ganha) e keirin (8 voltas acompanhando uma bicicleta motorizada). Tais bicicletas não devem possuir freios, inclinação da pista pode chegar até 42º e as pistas possuem 4km de extensão.
- Ciclismo de montanha: As provas são feitas em pista de terra com várias irregularidades, como buracos, elevações ou outros obstáculos; é dividida em 3 categorias, que é a Cross Country (terreno irregular com descidas e subidas), Free Ride (pista com saltos e descidas) e Down Hill (descida em alta velocidade).
- Ciclismo BMX: As provas ocorrem em pistas de 350m em diversos obstáculos. São modalidades: corrida (BMX racing) e manobras (BMX freestyle).
- Ciclismo Duatlo/Triatlo: No duatlo, o atleta efetua individualmente um segmento de corrida, um segmento de ciclismo e novamente um segmento de corrida, nesta ordem, sem parar; no triatlo, o atleta efetua individualmente um segmento de natação, um segmento de ciclismo e um segmento de corrida, nesta ordem, sem parar.
Ciclismo emagrece?
Para quem quer perder peso, o ciclismo é uma excelente opção. Pedalar queima muitas calorias, em média 500 calorias por hora!
Também tonifica os músculos do pés à cabeça, evidenciando mais a musculatura depois que a gordura é queimada. E quanto mais você pedala, mais aumentam os seus níveis de energia, acelerando seu metabolismo.
Além disso, pode ser praticado a qualquer hora, qualquer momento, como uma atividade física regular por hobbie, mesmo não se dedicando ao esporte. O que está esperando para sair pedalando agora mesmo?