Benefícios da lichia: Para sua pele e saúde, como comer, produtos com lichia

0

A lichia é uma fruta originada na China, de categoria exótica. Antes era um tipo de fruta para um público mais seleto, no entanto, a fama da fruta cresceu por conta do seu sabor e dos seus benefícios à saúde, e isso a tornou uma fruta super popular em dietas, cosméticos e receitas diárias.

lichiaFalando em cosméticos, hoje vamos falar sobre a lichia e seus benefícios para a pele! Sabia que faz bem também?

Benefícios da lichia para a pele

A lichia é uma fruta diferente das outras, sendo fácil de identificar na área de frutas no mercado. É uma bolinha rosada avermelhada, de casa grossa, e por dentro uma forma macia e suculenta.


É uma delícia e vários nutrientes estão à nossa disposição como vitaminas C e vitaminas B! E sabe qual a principal vantagem dessas vitaminas? A ação antioxidante que oferece para o organismo e também para a pele.


Essa fruta vai agir na sua pele com a ação antioxidante de dentro para fora, caso consumida, e de fora para dentro, quando usada em produtos na pele.

A vitamina C contida nela naturalmente ajuda também a aumentar a defesa natural da pele, ajudando a proteger de raios solares e também auxiliando em processos de cicatrização. E quanto às proteínas essenciais para uma pele pele bonita e firme, sem vitamina C não há produção de colágeno e elastina. Então é importante, né?

E se você sofre com pele oleosa, saiba que na lichia você também encontra minerais que ajudam na pele, com o zinco, por exemplo; com pouco zinco no organismo, podemos sentir algumas complicações como cicatrização mais lenta, pele mais oleosa, com mais espinhas e cravos.

Além dele, a lichia também é fonte de outros minerais como ferro, cálcio, fósforo e magnésio. Sendo assim, todos esses benefícios colaboram para uma pele saudável, jovem, sem manchas, hidratada e muito bonita.

Outros benefícios da lichia

  • A lichia é única por ter altíssimo valor nutricional, com propriedades antioxidantes e antivirais;
  • Seu efeito antioxidante para a pele retarda o envelhecimento precoce;
  • Combate os radicais livres, nos livrando de doenças;
  • Suco de lichia ajuda a tirar manchas de pele (veremos a receita a seguir);
  • Reduz efeito de queimaduras solares;
  • Auxilia no crescimento dos cabelos, pois é uma fonte de cobre, mineral essencial para estimular os folículos pilosos para o cabelo crescer mais rápido;
  • Seus antioxidantes e flavonoides também auxiliam na saúde com efeitos anticancerígenos;
  • Também possui óxido nítrico, ideal para expandir os vasos sanguíneos e permitir melhor fluxo do sangue, evitando aumento de pressão e desgaste do sistema cardiovascular;
  • Facilita a digestão e alivia dores no estômago pela sua alta quantidade de fibras;
  • Tais fibras também ajudam no efeito de saciação, ajudando quem quer emagrecer com saúde;
  • É uma fonte de energia instantânea! Comer pela manhã fornece energia para todo o dia.

Alguns produtos para a pele com lichia

  1. Hidratante corporal de Lichia (Simple Natural)

Um produto com função hidratante para a pele contendo lichia, óleo de coco, murumuru e castanha do Brasil. Sendo assim, é repleto de óleos ricos, vitaminas e ácidos graxos que hidratam a pele, trazendo maciez e brilho. E a lichia na composição é puramente vinda de extratos naturais da fruta.

  1. Nativa SPA Lichia Corpo (O Boticário)

O Boticário conta com uma linha de produtos incríveis de lichia para o corpo, como hidratante, desodorante, esfoliante e até colônias. Além das fragrâncias naturais serem maravilhosas, o principal efeito desses produtos é o hidratante.

  1. Delifresh (Dermage)

É uma linha de produtos com 8 opções com extratos orgânicos de Lichia + Linhaça e também Gojiberry + Chia. Um desses produtos com lichia é o Delifresh Organics Creme Relaxante para pernas e pés, que trazem alívio, frescor, relaxamento e hidratação para as pernas e os pés. Produto 100% natural.

Receita: Suco de lichia para tirar manchas de pele

A vitamina C do suco da lichia ajuda a despigmentar alguns tipos de manchas. Se você quiser fazer um teste, confira a receitinha a seguir:

Você vai precisar de:

  • 4 lichias;
  • 2 bolas de algodão.

Como fazer:

  1. Amasse bem as lichias com um garfo no prato até criar uma pastinha cremosa, sem as cascas e sem sementes;
  2. Molhe as bolas de algodão nessa pasta e aplique nas áreas manchadas na pele, não na pele toda;
  3. Deixe agindo por 15 minutos e depois limpe com água fria.

Como comer lichia?

A lichia pode ser consumida em sua fruta fresca mesmo, num ponto maduro para garantir bom sabor; é só descascar e comer a polpa interna da fruta (não coma a semente, é um pouco tóxica).

Como comer lichia

Quanto à casca, onde as maiores propriedades antioxidantes estão, o ideal é fazer chás e consumir ao longo do dia. Você pode misturar a frutinha em saladas, fazer sucos, coquetéis e até receitas salgadas. Encontre também lichia em versão ressecada ou sachês para chás, ou em cápsulas de suplemento, ou até mesmo enlatada, já sem casca.

Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here