Dúvidas sobre a cadeia de aminoácidos BCAA? Não se preocupe, pois hoje vamos tirar todas elas sobre seus benefícios, como tomar, para que serve, seus efeitos colaterais e muito mais. Segue na leitura!
Como começamos a falar na introdução deste artigo, o BCAA é uma cadeia de aminoácidos ramificada formada por 3 aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo nosso organismo de forma natural, que são a L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina, os quais apenas podem ser obtidos no nosso organismo através da alimentação e/ou suplementação.
Para que serve o BCAA?
O principal papel deste suplemento que o torna querido entre praticantes de body building, atletas ou amadores é o fato de ele recuperar de forma mais rápida e eficiente lesões musculares após treinos intensos, atuando diretamente na reconstrução muscular, evitando fadigas e até mesmo reduzindo consideravelmente dores musculares tardias.
Além disso, o BCAA também amplia a liberação de insulina na corrente sanguínea, a qual ajuda na absorção muscular desses e outros nutrientes que você consumir.
Efeitos colaterais do BCAA
Até então, não existem efeitos colaterais relatados em todos os estudos e avaliações feitas. Apenas é sempre bom ter cuidado com a dose a ser administrada, é claro, principalmente em casos de diabetes e gravidez, por exemplo.
Como tomar o BCAA?
O produto vem em pó e pode ser consumido com frutas ou outro tipo de carboidrato para ser mais facilmente transportado aos músculos.
É indicado o consumo diário de 8 a 16 gramas de BCAA, de preferência metade da dose diária antes do treino e a outra metade depois do treino.
Claro que você sabe que deve consultar um especialista e ser avaliado, afinal cada pessoa é de um jeito e tem suas necessidades diferenciadas, portanto sua quantidade pode ser diferente desse exemplo citado de indicação para consumo diário.
BCAA engorda? Emagrece?
Em primeiro lugar entenda que o principal objetivo do BCAA no nosso corpo é auxiliar na resistência e força muscular, e reduzir fadiga e perda muscular no período pós-treino, portanto pense com a gente: Algo que lhe faz treinar mais, traz disposição e faz render nas atividades físicas vai lhe auxiliar a engordar ou emagrecer? Bingo! Isso mesmo, a emagrecer.
Mesmo não sendo um tipo de termogênico, ele acelera sim o processo de emagrecimento quando unido a exercícios regulares e uma alimentação saudável e com menos calorias.
Quanto a engordar, a resposta é não, e todo o peso que ganhar provavelmente é de massa magra, e como você sempre estará alimentando e regando seus músculos com ótimos nutrientes, a hipertrofia tende a vir mais rapidamente.
Melhores marcas de BCAA
Basicamente, a diferença de uma marca para a outra pode ser a quantidade de concentração de cada um daqueles três aminoácidos citados neste texto, além de seus preços e comparação de qualidade.
São eles o BCAA 1000 New Pack da Optimum; Best BCAA, da BPI; BCAA Stack da Universal; Atomic 7 da Universal; BCAA Xtend da Scivation; BCAA da Growth Supplements; Amino BCAA top da integralmédica; BCAA Plus da Probiótica.
Além das formas individuais do produto, lembre-se que muitos outros suplementos, como o famoso Whey Protein, já podem conter BCAA em sua fórmula, em alguns vem bastante mesmo, assim como a Glutamina, fazendo com que você economize e encontre várias coisas boas num único pote.
Considerações finais sobre o BCAA
- De nada vai adiantar você consumir BCAA não fizer uma dieta equilibrada ou treinos regulares de média a alta intensidade;
- Nem todo mundo precisa consumir BCAA, como por exemplo quem pratica atividades físicas leves como corridas, caminhadas e menos de 3 vezes de musculação na semana, por exemplo;
- Outra dúvida comum a respeito do BCAA é a respeito se ele retém ou não líquido no organismo, e a resposta é não;
- Não confunda BCAA com anabolizantes, os quais são sintetizados industrialmente a partir de hormônios e podem causar danos ao corpo;
- Por fim, não deixe de ir a um médico especialista no assunto, como uma nutricionista, para tirar mais dúvidas.
Informe-se mais e bons treinos!