Tão exótica quanto nutritiva, a alcachofra é uma das plantas medicinais mais utilizadas em diferentes tratamentos, sendo uma iguaria para combater doenças e também como complemento de emagrecimento. Uma dieta com ela inclusa pode mudar a saúde para melhor! Continue lendo para saber mais sobre esta planta.
O que é alcachofra?
A alcachofra é uma planta medicinal de origem europeia, também conhecida como alcachofra-hortense ou alcachofra comum. Seu nome científico é Cynara scolymus , faz parte da família Asteraceae, da qual também fazem parte as margaridas e girassóis. Produz grandes frutos secos e é uma planta perene. Ela pode ser encontrada também nesse nome científico em produtos manipulados contendo a planta.
Benefícios da alcachofra
- Planta de propriedades medicinais que pode ser consumida de variadas maneiras, sendo extremamente nutritiva na alimentação;
- Possui grandes quantidades de vitamina A, vitamina B, vitamina B5, vitamina C, cobre, cálcio, enxofre, iodo, ferro, fósforo, zinco, potássio, sódio e manganês.
- Atua como um tônico digestivo;
- Possui ação diurética, ajudando a eliminar líquidos, inchaços e toxinas;
- Possui ação protetora no fígado e no estômago;
- Possui ação depurativa no sangue;
- Possui propriedades laxativas, sem irritar a mucosa do intestino;
- Eficaz na redução do colesterol ruim;
- Ajuda nos tratamentos contra a ressaca alcoólica;
- Contém um componente químico que confere sabor amargo, o que estimula o aumento do fluxo biliar, melhorando a ação do fígado;
- Também é eficaz no combate às gorduras, por isso está inclusa em muitas dietas de perda de peso.
Malefícios da alcachofra
- Por conta de tantas ações no organismo, mulheres grávidas devem evitar o consumo, assim como quem tiver amamentando também;
- Também não é recomendada para pessoas com problemas no fígado, principalmente com obstrução no ducto biliar;
- Com o consumo excessivo, o efeito de redução de colesterol pode se tornar exagerado, ocorrendo redução além do desejado;
- Problemas aleatórios associados à flatulência e diarreia também são relatados;
- É possível manifestar alergia contra a planta, portanto cuidado se nunca consumiu e evitar totalmente se sabe da alergia; normalmente quem tem alergia a alguma planta da família das tasneiras, crisântemos, calêndulas ou margaridas, tendem a reagir com alergia às alcachofras, manifestando coceira, inchaço, erupções cutâneas e até choque anafilático.
Alcachofra ajuda a emagrecer?
Sim, a alcachofra, se consumida de forma correta, vira um excelente aliado nos processos de emagrecimento, fazendo parte de uma boa alimentação. Seu alto teor de fibras alimentares ajudam a cuidar do estômago, oferecendo mais saciedade e ajudando nos processos digestivos.
Efeitos colaterais da alcachofra
O consumo da alcachofra requer alguns cuidados, pois pode causar efeitos colaterais. É possível que, com o consumo excessivo, haja a obstrução do canal biliar, sendo isso associado a tumores, cistos e outras inflamações internas. Dá pra notar que está ocorrendo esse maior fluxo da bile através da presença de urina escura, fezes claras e pele e mucosa amareladas. Em casos graves, pode-se haver formação de cálculos biliares.
Preço da alcachofra
Vai depender de como você deseja consumir as alcachofras, que são vendidas em flores ou corações, sementes ou cápsulas para consumo diário. Exemplo: Os potes com cápsulas variam de R$50 a R$70 reais, mais ou menos, e nem sempre são os nutrientes apenas das alcachofras puras, sendo combinadas com outros. Faça uma pesquisa pela sua cidade antes de comprar. Veja em lojas de produtos naturais e medicinais, nada difícil de encontrar hoje em dia.
Receita: Chá de alcachofra
O chá das folhas da alcachofra torna mais fácil a absorção pelo nosso corpo e é bem fácil de fazer. Olha só:
- Coloque água pra ferver, o suficiente para uma xícara individual;
- Coloque nela 2 a 4 g das folhas da alcachofra e desligue o fogo;
- Deixe um tempo de 5 minutos para fazer a infusão, com panela tampada;
- Passado o tempo, coe e beba em seguida;
- Colocar açúcar é opcional, mas tente não colocar e beber amarguinho mesmo.
Outras receitas com alcachofra
Pode-se consumir alcachofra em sua forma natural, ou em salada crua ou cozida, ou pizzas, molhos etc.; como também em chás ou cápsulas industrializadas e manipuladas, sendo ideal consumir essas cápsulas antes ou depois das principais refeições do dia. Confira abaixo uma receita bem especial e deliciosa com alcachofra:
Alcachofra gratinada fácil de fazer:
Você vai precisar de:
- 2 flores de alcachofra +
- 1 caixinha de creme de leite +
- 2 colheres de sopa de queijo ralado +
- sal e pimenta à gosto.
Modo de preparo:
Para preparar, é só colocar as folhas das flores fatiadas numa assadeira e temperar com sal e pimenta no seu gosto; em seguida, acrescente o creme de leite por cima e cubra com uma cama de queijo ralado; agora leve para assar no forno a 220ºC e tire quando o queijo começar a dourar. Prontinho, é só servir com um arrozinho e aquela carne macia.