Já faz um tempo que está circulando na internet um cardápio completo de uma dieta em nome da Universidade de São Paulo, a USP.
A universidade nunca confirmou a autoria da dieta, mas muitas pessoas que seguiram à risca confirmaram uma perda de peso muito rápida durante os 7 dias de execução da dieta. Será que funciona mesmo? Para saber mais sobre a dieta original da USP, confira o texto a seguir!
Como funciona a dieta da USP?
A dieta da USP ficou famosa pela sua eficácia! Isso porque é uma alimentação hipocalórica, ou seja, de baixíssima ingestão calórica. Nessa dieta, praticamente não se come carboidratos, e sim uma maior ingestão de proteínas e gorduras saudáveis.
Estima-se que seja possível emagrecer até 7 kg na semana da dieta, mas é claro que esse valor varia de acordo com cada metabolismo e estilo de vida, incluindo fazer atividades físicas na rotina.
Como fazer a dieta da USP?
A dieta original possui um cardápio específico com a alimentação descrita, incluindo alimentos específicos para cada momento do dia, como café da manhã, almoço e jantar. Esta dieta tem duração máxima de 7 dias consecutivos.
Fazer por mais tempo pode implicar em desequilíbrio nutricional e outros efeitos colaterais, como fraqueza, dores de cabeça e cansaço.
Sendo assim, indica-se fazer por 7 dias, dar uma pausa de 14 dias mantendo ainda assim uma alimentação equilibrada, e fazer novamente por mais 7 dias a dieta da USP completa.
Prós e contras da dieta da USP
-
Vantagens
- A digestão dos alimentos envolvidas é bem lenta, ou seja, a sensação de saciedade e satisfação pós-alimentação é maior do que na alimentação comum;
- E também há a vantagem do emagrecimento rápido, com uma perda brusca de peso em poucos dias. Vale ressaltar que a perda de peso não envolve apenas gordura, como também líquidos e massa magra.
-
Desvantagens
- Infelizmente, não é uma dieta completa, nutricionalmente falando, então envolve carências nutricionais, por isso é recomendada apenas para até 7 dias consecutivos, no máximo;
- A perda de líquidos excessiva, pelo menos no início da dieta, pode levar a uma desidratação. E esta traz outros sintomas, como fraqueza, cansaço, mal-estar, tontura e afins;
- Como é uma dieta com baixa ingestão de carboidratos, pode haver carência energética, principalmente se esforços diários são exigidos, como em exercícios físicos. E a falta de energia traz os mesmos sintomas citados acima.
- Outra desvantagem é que a dieta emagrece temporariamente, e a pessoa corre o risco de engordar tudo de novo ao final dos 7 dias, causando o temido efeito sanfona. Isso porque não houve uma reeducação alimentar justa, apenas uma restrição temporária “sem sentido” a longo prazo.
Dieta da USP emagrece mesmo?
Sim, emagrece, pois você consome menos calorias por dia. Além disso, há o corte de carboidratos, que são grandes responsáveis pelo acúmulo de gordura no corpo.
Já dá para sentir uma diferença no peso logo nos primeiros dias, pois a dieta ajuda muito na eliminação de líquidos, evitando retenção também.
Deve ser feita com cautela e não mais do que 7 dias consecutivos, pois pode promover a desidratação e até perda de massa muscular, causando um falso e não saudável emagrecimento.
Receita da sopa da dieta da USP
Um dos alimentos mais famosos da dieta da USP é a sua sopa de baixíssimas calorias. Muito comum para o horário da janta, por ser uma refeição leve para antes de dormir, a sopa da USP conta com muitos ingredientes nutritivos e ajuda a equilibrar bem o organismo em meio ao tempo da dieta. Aprenda a fazer a seguir:
Ingredientes:
- 1 berinjela
- 2 nabos
- 2 cenouras
- 1 xícara (chá) de vagem picada
- 3 pimentões coloridos
- 1 caixinha de molho de tomate
- 1 envelope de sopa de cebola
- Cheiro-verde e salsão
- 1 colher (chá) de pimenta branca
- 1 tablete de caldo light de galinha ou carne
- ½ repolho roxo
Modo de preparo:
Cozinhe todos os legumes e reserve. Dilua a sopa de pacotinho em 1 e ½ litros de água junto com o molho de tomate; assim que tudo ferver, acrescente os legumes. Sua sopa emagrecedora da dieta da USP está pronta.
Vale lembrar que esta sopa faz parte de um cardápio completo referente à dieta da USP, portanto seu consumo precisa ser aliado aos outros alimentos sugeridos para surtir o efeito emagrecedor prometido.
Cardápio completo da dieta da USP (2018)
É uma dieta fácil de ser seguida, com ingredientes comuns do dia a dia que já estamos acostumados.
O maior impacto é o nível de restrição alimentar, principalmente na quantidade de alimentos, o que é ainda mais sentido nos primeiros dias.
Sugerimos começar a dieta numa segunda-feira, indo até o domingo consecutivamente. Confira o cardápio completo da dieta da USP atualizado a seguir:
Dia 1
- Manhã: Café preto sem açúcar (pode colocar adoçante)
- Almoço: 2 ovos cozidos e ervas a desejar
- Jantar: Salada de alface com pepino e salsão à vontade
Dia 2
- Manhã: Café com bolacha tipo cream-craker
- Almoço: 1 bife grande com salada de frutas a gosto
- Jantar: Presunto à vontade
Dia 3
- Manhã: Café com bolachas cream crackers
- Almoço: 2 ovos cozidos, salada de vagem e 2 torradas
- Jantar: Presunto e salada
Dia 4
- Manhã: Café com bolacha cream-craker
- Almoço: 1 ovo cozido, 1 cenoura e queijo minas à vontade
- Jantar: Salada de frutas e iogurte natural
Dia 5
- Manhã: Cenoura crua espremida com limão e café preto
- Almoço: Frango grelhado à vontade
- Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura
Dia 6
- Manhã: Café com cream-crakers
- Almoço: Filé de peixe com tomate à vontade
- Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura
Dia 7
- Manhã: Café com limão
- Almoço: Bife grelhado e frutas à vontade
- Jantar: comer o que quiser, menos doces e bebidas alcoólicas
Dicas: A dieta já é bem restritiva, portanto se for seguir à risca, não substitua alimentos nem troque os horários das sugestões. Quanto aos líquidos liberados estão água, café e chás (sem açúcar) à vontade, o dia todo. A sopa da dieta da USP pode entrar tanto no almoço quanto na janta.
Fonte: Mundo Boa Forma.
* Confira abaixo uma opinião sincera sobre a dieta da USP *