Hoje falaremos sobre uma das dietas que mais estão em alta no momento, a dieta da sopa! Esta dieta sugere a troca de duas das principais refeições do dia, como almoço e jantar, por um prato de sopa caseira.

Dieta da Sopa

Existem várias receitas e formas de preparar as sopas para consumir no dia a dia. Vem saber mais!

Como fazer a dieta da sopa?

A dieta da sopa deve ser feita durante uma semana. Podem ser consumidas sopas de variados tipos, desde que não seja muito líquidas e com alimentos sólidos e inteiros na receita, para promover a mastigação, que estimula mais a saciedade e digestão.

Ao contrário de muitas outras dietas muito mais exigentes, a dieta da sopa é bem saborosa e fácil de ser feita.

O período máximo para fazer é de apenas 1 semana porque pode envolver carências nutricionais importantes de serem balanceadas através da alimentação comum mais completa.

Prós e contras da dieta da sopa

  1. Vantagens

Dentre as principais vantagens da dieta da sopa estão o maior consumo de legumes e verduras, e consequentemente mais vitaminas e minerais provenientes de fontes naturais.

Recomenda-se cerca de 3 porções de variados legumes e verduras todos os dias, e através das sopas, essa meta é batida diariamente.

Além disso, a dieta traz uma rápida perda de peso, auxiliando na redução dos quilinhos na balança.

E pela restrição de gorduras nessa dieta, é uma boa para pessoas que precisam evitar alimentos gordurosos!

  1. Desvantagens

Infelizmente, a dieta da sopa traz um emagrecimento que pode não ser saudável fora dos limites, pois além de gordura, a pessoa também perde líquidos e músculos.

As sopas são muito pobre em calorias e nem sempre isso supre a necessidade energética da pessoa.

Muitas pessoas relatam sentir fraqueza, cansaço, dores de cabeça, que são sintomas da alimentação insuficiente, pelo menos nos primeiros dias até se acostumar com a restrição calórica da dieta da sopa.

Outra desvantagem é a carência de proteínas, carboidratos e gorduras desse tipo de alimentação, que não necessários de forma equilibrada na alimentação.

Há também quem só consuma sopas prontas pela falta de tempo para preparar as caseiras, e essas sopas industrializadas são repletas de sódio, o que faz mal para a saúde, aumentando a pressão e retendo líquidos.

Muitos também consideram como desvantagem a monotonia da dieta, tornando-se algo insaciável e enjoativo, mas isso varia de acordo com a opinião de cada pessoa.

Dieta da sopa tem contraindicações? Tem efeitos colaterais?

A única contraindicação da dieta da sopa é não passar de 7 dias consecutivos, pois pode haver sérias consequências de carências nutricionais.

Dentre os efeitos colaterais que podem surgir a partir de uma dieta da sopa desenfreada é fraqueza e perda de massa muscular, perda de peso não saudável, cansaço, dor de cabeça e sono, por conta da falta de nutrição adequada.

Se a pessoa sofre de alguma doença relacionada à carência de proteínas, é inviável fazer essa dieta. Para evitar problemas de saúde, tenha acompanhamento de um nutricionista durante a realização da dieta e peça conselhos sobre o assunto.

Dieta da sopa emagrece mesmo?

Sim, emagrece mesmo, pois são refeições hipocalóricas, ou seja, seu corpo queima mais calorias enquanto a digere do que o número de calorias equivalente ao prato da sopa em si.

Mas essa queima calórica deve ser monitorada, com limites, pois não se trata de perda de peso apenas de gordura, podendo também ser de músculos e de água.

Alimentos do cardápio da dieta da sopa

  1. Alimentos permitidos mais comuns

– Tomate; Cebola; Alho-poró; Aipo; Espinafre; Nabos; Repolho; Pimentas; Alcachofras; Brócolis; Pimentas; Endívia; Beterraba; Chicória; Radicchio; dentre outros.

Alimentos do cardápio da dieta da sopa

No geral, são bem-vindos verduras e legumes, azeite e também frutas complementando a dieta.

A partir do quarto dia da dieta, permite-se a ingestão de iogurtes, leite desnatado, carnes magras nas sopas, peixes magros nas sopas e ainda arroz integral para encorpar.

Lembrando que o ideal não é comer tais verduras ou legumes amassados ou batidos, e sim em cubinhos al dente, para motivar a mastigação.

  1. Alimentos proibidos

– Massas e cereais em geral; batatas; pizza; leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, etc.), manteiga, cremes, maioneses, álcool, açúcares, bebidas adoçadas, carnes gordas, peixes gordos e frutas como bananas ou uvas nos primeiros dias.

Receitas da dieta da sopa

  1. Sopa emagrecedora com frango

Ingredientes:

Modo de preparo:

Basta cozinhar todos os ingredientes juntos numa panela de pressão, contando 40 minutos depois da fervura.

  1. Sopa emagrecedora com legumes

Ingredientes:

Modo de preparo:

Leve todos os ingredientes ao fogo numa panela grande, cobrindo tudo com água, deixando ferver por 10 minutos. Abaixe o fogo e deixe fervendo por mais 40 minutos.

  1. Sopa emagrecedora verde detox

Ingredientes:

Modo de preparo:

Refogue o alho no azeite, coloque água e deixe ferver. Junte todos os ingredientes e misture, deixando ferver por 30 minutos.

Quando os legumes estiverem al dente, desligue o fogo e adicione sal e a pimenta do reino. Se preferir, pode bater a sopa no liquidificador, virando um creme bem gostoso e fácil de comer.

  1. Sopa emagrecedora de repolho

Ingredientes:

Modo de preparo:

Coloque as cebolas, cenouras e aipos fatiados na panela; depois os pimentões e tomates sem sementes e membranas; retire a camada externa dos repolhos, corte em pedacinhos e adicione à panela.

Tempere como preferir e deixe cozinhando por bastante tempo, cerca de 2 horas. Finalize com sal e pimenta quando sentir que o caldo pegou gosto e está uniforme.

  1. Sopa emagrecedora milagrosa!

Ingredientes:

Modo de preparo:

Ferva água com sal a gosto. Quando começar a ferver, adicione os legumes cortados em pedaços pequenos. Deixe tudo cozinhar por 45 minutos e estará pronta.

Pode bater no liquidificador para ficar com consistência de creme também! Se chama milagrosa porque promete uma perda de até 8 kg numa única semana! Será?

Extras

Dieta da Sopa do Hospital do Coração (USP)

Esta sopa foi criada por alunos da USP para ser utilizada para pacientes do Instituto do Coração de São Paulo com o objetivo de emagrecimento, para assim estes poderem fazer cirurgias cardíacas correndo menos riscos.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Corte tudo em pedaços medianos e pique as folhas. Adicione tudo numa panela com água e também os temperos. Use pouco sal, pois o caldo de carne costuma já ter sal também. Deixe em fogo alto até ferver, depois abaixe e deixe os legumes cozinhando. Quando tudo estiver al dente, estará pronto.

Dieta da Sopa Vono

Vono é uma marca famosa de sopas instantâneas com os mais diversos sabores, desde mandioquinha com cebola e salsa a batata com carne, tomate e manjericão e caldinho de feijão.

Essas sopinhas vêm sendo muito usadas para maior praticidade nas dietas das sopas, mas será que faz bem mesmo?

Essa dieta permite que nos horários de refeições do almoço e jantar a pessoa coma uma dessas sopinhas da Vono, junto a um pedaço de carne magra e salada livre.

Costuma funcionar sim para a perda de peso rápida em uma semana, mas também oferece as mesmas desvantagens das sopas caseiras, por conter poucas proteínas e gorduras necessárias no dia a dia, além disso são alimentos industrializados que contêm conservantes e alto teor de sódio, portanto devem ser consumidas com cautela também.

Dicas de lanches leves para intercalar com as sopas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *