A micose é um tipo de infecção na pele que pode parecer algo bobo e somente coçar temporariamente, mas é uma condição que, se não tratada, pode piorar bastante, causar marcas e facilitar para que ocorra várias outras vezes!
Se você sofre com micose e deseja saber mais sobre os tipos de tratamento e formas de prevenção, fique atento no texto a seguir.
O que é micose?
A micose acontece quando ocorre uma proliferação rápida de microrganismos na pele, como é o caso dos fungos. Eles até existem naturalmente na nossa pele, de forma inofensiva à saúde, no entanto, se ocorre esse aumento de quantidade, os sintomas da micose vêm à tona.
Esse fungos vão se alimentar da queratina que encontrarem, ou seja, nas unhas, pele e cabelos; suas presenças deixam essas áreas com baixa imunidade e até receptíveis a outras doenças mais sérias de pele e de saúde.
Dentre os principais tipos de micose estão:
- Pano branco, caracterizado por manchinhas brancas na pele que descamam;
- Tinha, também conhecido como pé-de-atleta, que tem aparência avermelhada e coçam bastante; afeta o couro cabeludo também;
- Onicomicoses, quando acontece nas unhas; começa com uma manchinha pequena e vai deixando a unha grossa e sensível.
Causas e fatores de risco
- A causa principal é a presença dos fungos em excesso em determinada parte do corpo;
- Contato de pele com alguma pessoa ou animal contaminado;
- Ficar muito tempo do dia em ambiente quente e úmido;
- Andar descalço em lugares úmidos e compartilhados, como piscinas, bordas de piscinas, chãos de clubes, ginásios, vestiários, chuveiros e afins;
- Compartilhamento de banheiros (vaso, pia e área de banho);
- Compartilhamento entre pessoas de itens como toalhas, roupas e até capacete;
- Sistema imunológico afetado, estando receptivo a proliferar fungos na pele;
- Feridas, fissuras ou lesões nas unhas, pele e cabelos, tornando receptiva a entrada dos fungos.
Micose é contagioso?
Sim, a micose pode ser transmitida de uma pessoa contaminada para outra saudável. Na maioria das vezes, a contaminação é mínima e o corpo consegue reagir contra os fungos naturalmente, não manifestando a micose.
Mas caso a pessoa esteja com a imunidade baixa por conta de algum doença, uso de antibióticos prolongado, ou qualquer outra razão, as chances de manifestar a micose são bem maiores.
Principais sintomas da micose
- Lesões na pele, que são na maioria das vezes de cor avermelhada, rosada ou esbranquiçada;
- Coceira intensa na área das lesões e ao redor;
- Quando na pele, fica sensível de tanto coçar, podendo ficar dolorida e até sangrar;
- Quando no couro cabeludo, os fios da área da micose podem cair;
- Quando nas unhas, pode acontecer de a unha cair em casos graves;
Tais sintomas podem ser de alguma outra doença dermatológica e serem confundidos com micose. Daí vem a importância de diagnosticar cedo com um dermatologista e saber como tratar da forma correta o seu caso.
Tratamentos para micose
-
Pomadas para micose:
Algumas das mais indicadas pelos médicos são Cetoconazol, Miconazol e Terbinafina, as quais são recomendadas para estágios iniciais da micose. Costumam tratar os sintomas e aparência das lesões de 1 semana a 1 mês de uso diário.
-
Soluções antifúngicas
Existem produtos medicamentosos em forma de spray, shampoo ou esmaltes que visam eliminar a presença do fungo em determinada área; é uma boa em forma de spray para facilitar aplicação em unhas e em shampoo para o tratamento diário nos cabelos, por exemplo.
Alguns esmaltes conhecidos são Fungirox e Micolamina; outros em soluções de spray são Ciclopirox, Miconazol, Fluconazol e Cetoconazol.
-
Medicamentos orais para micose
Quando o caso já não é tão simples e precisa de um tratamento mais profundo em paralelo, não somente tópico, o médico recomenda antifúngicos para tomar via oral, como Fluconazol ou Terbinafina.
Tratamentos caseiros para micose
Podem não curar a micose, mas ajudam bem a acalmar os sintomas das lesões e da coceira enquanto você não vai ao médico. Lembrando que receitas caseiras não substituem remédios, apenas oferecem alívio!
- Alho para micose nas unhas:
Esfregue um dente de alho na unha com micose; ajuda na cicatrização;
- Sementes de mostarda para micose na pele:
Deixe algumas sementes de mostarda de molho em água morna; depois esmague e faça uma pastinha; aplique essa pasta natural em cima das lesões;
- Mamão para micose na pele:
Apenas corte o mamão em fatias finas e repouse sobre as áreas da micose.
- Vinagre de maçã para micose no couro cabeludo:
Coloque um pouco de vinagre de maçã diluído em água dentro de um recipiente com borrifador e borrife no couro cabeludo; massageie bem; ajuda a aliviar coceiras e desinfeta.
Formas simples de evitar micose
A principal dica é manter o higiene em dia, tanto da pele, unhas e cabelo! Uma área limpa não prolifera fungos nem bactérias. Também evite andar descalço em lugares públicos e compartilhados.
O higiene também vale para as roupas e meias, lavando suas roupas com cuidado e trocando de calcinha/cueca e meias diariamente. E evite emprestar seus itens pessoais para outras pessoas, como roupas, sapatos e acessórios.