Estudos mostram que as mulheres começam a perder 1% de colágeno ao ano a partir dos 21 anos, então, mesmo que você ainda seja novinha e não veja os indesejáveis sinais do envelhecimento no rosto, é importante começar a pensar em como cuidar mais da pele do rosto para adiar (ou amenizar) o aparecimento de rugas, manchas e marcas de expressão, que caracterizão o envelhecimento precoce.
O colágeno é a proteína que dá estrutura, firmeza e elasticidade à pele, e por isso é um grande aliado contra o envelhecimento precoce. Ele é produzido naturalmente pelo organismo, mas nem sempre é na quantidade ideal, por causa da alimentação ou por alguma deficiência na absorção dos nutrientes.
Para solucionar esse problema, a indústria cosmética e lojas de produtos naturais produzem e vendem vários produtos que prometem rejuvenescer a sua pele e evitar ou adiar o envelhecimento precoce, e no artigo de hoje vamos falar porque isso acontece e dar algumas dicas de como deixar a sua aparência mais bonita, saudável e com a aparência mais jovem, sem precisar gastar muito e nem fazer algum procedimento estético que envolva injeções, cause dor ou algum tipo de efeito colateral.
O que é o envelhecimento precoce?
Apesar de o nome já ser auto-explicativo, segundo os dermatologistas, o envelhecimento precoce é quando acontece um aumento da oxidação das células, que degrada o colágeno presente na pele e traz a desidratação, o que favorece o aparecimento de sinais como as rugas antes do tempo.
Causas do envelhecimento precoce
O envelhecimento precoce da pele é causado por vários fatores, como a genética, o estresse, o sedentarismo, a exposição solar, o tabagismo, o alcoolismo, sono irregular, consumir pouca água e a má alimentação, com uma dieta carente de vitaminas e outros nutrientes, como frutas, vegetais e proteínas, por exemplo.
Como evitar o envelhecimento precoce
Conhecendo as causas (que citamos acima), vemos que é possível evitar o envelhecimento precoce, adotando alguns hábitos como o uso de protetor solar diariamente, beber pelo menos 2 litros de água por dia, dormir pelo menos 8 horas por dia, alimentar-se de forma saudável e cortar o fumo e o álcool da sua rotina.
Hidratar a pele diariamente também é importante, com cremes com propriedades que vamos citar a seguir.
Remédios naturais contra o envelhecimento precoce
Além dos cuidados que citamos para evitar o envelhecimento precoce, existem alguns remédios naturais que podem te ajudar nessa missão:
- O óleo de rosa mosqueta nutre, hidrata e tem poder cicatrizante e regenerador, e ajuda a atenuar suavemente as rugas e linhas de expressão, porque é rico em agentes antioxidantes (betacaroteno, licopeno, vitamina E) que conseguem amenizar o processo de envelhecimento precoce provocado pelos raios ultravioleta;
- A semente de girassol, rica em vitamina E, que hidrata a pele e atenua as rugas e é um antioxidante efetivo no combate aos radicais livres, que atuam no envelhecimento celular;
- O óleo de amaranto é vendido como um produto de beleza, porque seu alto teor de colágeno nutre e hidrata a pele, dando elasticidade e firmeza;
- O óleo de Olíbano, que tem ação antiinflamatória e cicatrizante, e também ajuda a combater outros problemas da pele como manchas, acnes, cicatrizes, e até mesmo as estrias novas (ainda vermelhas);
Você também pode repor o colágeno comprando shakes ou cápsulas em lojas de produtos naturais e de suplementos para atletas, e tomar de acordo com a indicação da embalagem.
Cremes anti-idade
Nas farmácias, sites especializados e lojas de produtos naturais existem várias opções de cremes que são chamados antiidade (ou creme rejuvenescedor), ou seja, que têm propriedades que bloqueiam a ação do tempo na pele. Para escolher o melhor produto, você precisa comparar as informações no rótulo e dar prioridade para marcas reconhecidas.
Os melhores cremes antiidade combatem os radicais livres, reduzindo a velocidade do envelhecimento da pele, hidratam e sugam a umidade do ar, preenchendo os espaços deixados pelas rugas no rosto, relaxam os músculos do rosto, fazendo com que as marcas de expressão em volta dos olhos e da boca desapareçam, evitam a quebra da elastina e aumentam a produção de colágeno.
Também é importante notar no rótulo dos produtos a existência de ácidos liconeicos, ácidos linolênicos, ácidos graxos poli-insaturados e retinol (vitamina A), que também ajudam a acalmar e proteger a pele dos fatores causadores do envelhecimento precoce.