Se chegou até este artigo é porque está buscando alguma solução para resolver seu problema com espinhas, não é mesmo?
Continue na leitura para entender melhor sobre o Roacutan, um remédio que promete ajudar quem sofre com espinhas e acne; entenda seus benefícios, efeitos colaterais e muitos outros detalhes essenciais que vão influenciar na sua opinião sobre este medicamento.
O que é o Roacutan?
Roacutan é um medicamento, produzido pelos laboratórios Roche, cujo seu princípio ativo é a isotretinoína; existem outros remédios com esta mesma substância, fabricados por outros laboratórios também e até em versões genéricas.
Trata-se de um remédio que atua sobre as glândulas sebáceas que produzem sebo, o que entope poros e causa as infecções, conhecidas como espinhas. Deve ser apenas prescrito por médicos com experiência em dermatologia e uso de retinóides sistêmicos, como é o caso.
Para que serve o Roacutan?
O Roacutan é indicado para formas graves e extremas de acne; não espinhas comuns do dia a dia, relacionadas à puberdade ou má qualidade da pele através de alimentação ou outras “pequenas” causas, e sim espinhas com nódulos-císticos e acnes com riscos de cicatrizes permanentes.
Serve também, mesmo que indiretamente, para aumentar a autoestima do indivíduo, que geralmente sofre com a estética que as espinhas causam, além de todo o cansaço em cuidar diariamente de algo que não gosta.
Geralmente, não é uma das primeiras opções de tratamento dermatológico, pois é um remédio de tarja preta considerado muito forte e de reações adversas fáceis de ocorrer (falaremos logo mais), então outras mais leves e medianas são testadas antes; em casos extremos de acne e espinhas grandes e inflamadas na face e nas costas, principalmente, o médico, em geral, um dermatologista, indicará o uso do Roacutan.
Benefícios do Roacutan
As chances de o tratamento com Roacutan funcionar são enormes, e isso é considerado o principal benefício do medicamento, afinal muitos outros tratamentos tratam por tempo limitado ou de acordo com o uso, e já o Roacutan deixa seus benefícios mesmo após o fim do tratamento na maioria dos casos.
40% das pessoas têm excelentes resultados e apenas 20% continuam o tratamento por um pouco mais de tempo. Mesmo sendo uma substância forte e tóxica no organismo, com acompanhamento adequado e exames em dia, as chances de sucesso com o uso são altas.
Efeitos colaterais do Roacutan
Os efeitos colaterais do remédio surgem e são intensificados de acordo com sua dosagem, ou seja, quanto maior a dose, mais fortes e presentes serão os efeitos. Dentre os principais e mais relatados efeitos e reações ao medicamento estão:
- Lábios secos e rachados, sendo necessário tratamento diária com manteiga de cacau ou vaselina para evitar ferimentos;
- Dores musculares e articulares, que não são inflamatórias e tendem a desaparecer com o tempo;
- Secura da mucosa da pele e olhos, para os quais recomenda-se uso de colírio e cremes hidratantes;
- Dores de cabeça também são relatadas;
- Casos raros de efeitos colaterais relatam problemas de visão noturna, distúrbios mentais, hepatite, pancreatite, depressão, dentre outros; daí a extrema importância da correta dosagem e acompanhamento médico.
Contraindicações do Roacutan
Assim como vários outros medicamentos, o Roacutan possui suas restrições de uso de acordo com a saúde e momento de cada pessoas. São algumas das contraindicações do remédio:
- O Roacutan é extremamente proibido para mulheres grávidas ou que estão amamentando no momento; isso é tão sério que, durante o tratamento, a mulher deve assinar um termo sobre a questão em si; também é recomendado que seja evitada a gravidez em até um ano depois do fim do tratamento; isso tudo porque o remédio pode afetar na formação do bebê ou na qualidade do leite materno na amamentação.
- Homens também podem ter seu organismo afetado, e é recomendado que somente após um ano depois do tratamento que ele tenha filhos;
- Pessoas que têm, já tiveram ou têm tendência a ter problemas no fígado devem verificar antes de tudo a saúde hepática para saber se podem ou não usar o medicamento; a razão é que o remédio age inicialmente no fígado e pode potencializar ou iniciar problemas;
- Pessoas que têm os níveis de colesterol altos também devem fazer exames e possíveis tratamentos antes de iniciar com o Roacutan; a razão é que o remédio pode afetar os trabalhos do pâncreas e trazer possíveis complicações;
Converse bem com seu médico, entenda a necessidade do uso do Roacutan, tire todas as suas dúvidas e cuide-se bem! Lembrando que, durante o tratamento, o recomendado é não tomar sol, não beber álcool, não tomar suplementos alimentares/esportivos, não doar sangue, não usar produtos fortes na pele nem esfoliantes, evitar alimentos com vitamina A, dentre outros.