A Sálvia Hispânica, também conhecida como Chia, é uma semente que já conquistou muitas pessoas devido aos seus benefícios na hora de perder peso. Ela que já é um sucesso no méxico, chegou ao Brasil e tomou as prateleiras das lojas de produtos naturais.
Podendo ser consumida de diversas maneiras e trazendo muito mais vantagens do que apenas o emagrecimento, a Chia é um alimento curinga para alimentação. E se você quer saber o porquê e muito mais sobre esse produto, veja o artigo que preparamos para você a seguir.
O que é
A Chia é uma semente mexicana utilizada há séculos como um alimento repleto de benefícios, uma vez que a semente possui fibras, proteínas, ácidos graxos e muitos nutrientes para ajudar o corpo a funcionar de maneira melhor.
Além disso, ela possui poucas calorias e muitos nutrientes que colaboram para a perda de peso, por isso, todo mundo está usando essa semente e adorando os resultados obtidos com ela.
Como consumir
Uma das vantagens da Chia é que ele pode ser consumida com tudo, literalmente. No geral ela é utilizada junto com saladas, iogurtes e sucos. Mas se você quiser pode colocar até mesmo do arroz ou do feijão, desde que eles já estejam prontos, pois ao cozinhar-la ela pode perder algumas de suas propriedades.
Também pode ser consumida junto com frutas ou saladas de frutas, por ela ser uma semente sem sabor é fácil adicionar seu uso em vários tipos de pratos.
Apesar dela não ter sabor, não é recomendado mastigar a chia durante a alimentação, pois pode acontecer dela ter um gosto meio azedo que nem todos gostam.
A Chia pode ser consumida a vontade?
Apesar de ter muitos benefícios, tudo que é consumido em excesso pode fazer mal, assim o recomendado é que a chia seja ingerida de maneira moderada.
Para ter bons resultados cerca de 25 gramas, ou uma colher de sobremesa, por dia já é suficiente para que você tenha os benefícios que ela traz ao corpo. Você pode dividir essa porção diária em outras menores e assim consumir a semente mais vezes ao dia.
Ajuda a emagrecer mesmo?
Quando se fala em Chia logo se vem na cabeça emagrecer, pois quase todo mundo que está de dieta começa a acrescentar essa semente em seu cardápio. E é verdade, a Chia é uma ótima ajuda para as pessoas que querem emagrecer, pois entre tantos benefícios, ela ajuda a ter mais saciedade, mais, a queimar mais gorduras e a melhorar todo o funcionamento do organismo.
Para isso, basta ter uma alimentação saudável e acrescentar a chia na sua alimentação, não é necessário aumentar a porção da semente, pois 25 gramas são suficientes para lhe proporcionar todos os benefícios.
Benefícios
Abaixo vamos citar os principais benefícios que a Chia traz para quem a consome de maneira regular. Lembrando que podem haver outros benefícios além dos que vamos abordar.
Ajuda a controlar o colesterol
O Colesterol alto é um dos principais motivos de que algumas pessoas passem a fazer uso da Chia, pois ela possui ácidos graxos como o ômega 3 e o ômega 6 que são responsáveis por melhorar os níveis do colesterol no corpo, diminuindo o mau colesterol e aumentando o bom colesterol.
Evita doenças do coração
Também graças a presença do Ômega 3 a chia é capaz de evitar infartos, derrame, hipertensão e outras doenças relacionadas ao sistema cardiovascular. Por isso, seu uso deve ser regular e de maneira controlada, para proporcionar esses benefícios logo nos primeiros dias de consumo.
Efeito antioxidante
A Chia possui efeito antioxidante, que não só ajuda a se ter uma pele muito mais bonita, como também ajuda a acabar com os radicais livres. Sem contar que por ser antioxidante essa semente promove uma limpeza no fígado e deixa o organismo completamente livre de toxinas.
Ajuda a combater a celulite
Devido a presença dos diversos tipos de ácidos graxos a chia também é boa para ajudar a prevenir as celulites, que é algo que tanto incomoda muitas mulheres.
Outros benefícios comprovados pelo uso da chia são o fortalecimento da imunidade, proteção ao cérebro e todo o sistema nervoso, além de ser uma excelente fonte de ferro,
Todos os benefícios citados são provenientes de uma dieta com uso regular da chia, se você tiver dúvidas sobre o uso dela procure um profissional da saúde para te orientar.
Se você gostou das informações desse artigo, no deixe um comentário!