O Paracetamol é um analgésico muito conhecido devido ao seu poder de aliviar dores e febre de maneira rápida e eficaz. Ele é um dos medicamentos mais utilizados atualmente, por ter uma rápida ação e também por não apresentar tantos efeitos colaterais, como acontece com alguns medicamentos. Se você quer saber mais sobre os usos do paracetamol, preços e contra indicações, continue lendo esse artigo que vamos explicar para você.
Para que serve
O Paracetamol é um remédio utilizado como analgésico e antitérmico, seu uso é um dos mais indicados atualmente e ele pode ser encontrado para comprar em comprimidos ou gotas. Além disso, seu uso pode ser tanto adulto como pediátrico.
Ele é indicado principalmente para tratar:
- Febre alta
- Dores de cabeça
- Dores musculares
- Dores nas costas
- Dores de dentes
- Resfriados, gripes
- Cólicas
- E dores em geral
O Paracetamol atua diretamente no sistema nervoso central e por isso seu efeito começa em cerca de 15a 30 minutos após o consumo e pode durar até por 6 horas, dependendo da dosagem ingerida e o problema a ser tratado.
O Paracetamol é um dos poucos medicamentos que podem ser utilizados mesmo em suspeita de dengue, porém, seu uso nesse caso deve ser recomendado por um médico que irá atestar se o paciente pode ou não utilizar esse remédio.
Como tomar o Paracetamol
Assim como qualquer medicamento não tome o Paracetamol sem a recomendação de um médico, pois a automedicação pode causar problemas sérios a saúde, assim como tomar dose menor ou maior do que a necessária para tratar os sintomas apresentados.
O Paracetamol deve ser tomado da seguinte maneira:
Paracetamol 500mg
Tomar 1 ou 2 comprimidos, de 3 a 4 vezes ao dia, cerca de 4 em 4 horas. Mas não ultrapasse a dose máxima de 8 comprimidos por dia.
Paracetamol 750 mg
Tomar 1 comprimido de 3 a 5 vezes ao dia, não ultrapassando 5 comprimidos em 24 horas.
Paracetamol em gotas
Crianças menores de 12 anos: uma gota por quilo da criança, sendo no máximo 35 gotas por vez.
Crianças a partir de 12 anos e adultos: tomar de 35 a 55 gotas, de 3 a 5 vezes ao dia não passando de 5 administrações em 24 horas.
Crianças não devem tomar a versão do Paracetamol em comprimido, apenas em gotas.
Quanto custa o Paracetamol?
O preço do Paracetamol varia de cidade para cidade e também do tipo de medicamento que você deseja comprar, em gotas ou comprimidos e a quantidade de comprimidos por caixa.
A média é entre R$ 10 reais a R$ 20 reais, mas é recomendado que você confira o valor nas farmácias e drogarias da sua cidade.
Efeitos colaterais
O Paracetamol pode apresentar alguns efeitos colaterais, mas são raros os casos, uma vez que ele é um dos medicamentos mais utilizados exatamente por se adaptar a quase todas as pessoas. Mesmo assim é preciso saber que o uso dele pode provocar:
- Hipersensibilidade
- Erupções na pele
- Acne
- Insônia
- Vômito
- Tontura
- Náuseas
- Choque anafilático
- Sono
- Cansaço
Esse são os efeitos mais comuns, mas além deles existem alguns efeitos que são raros, mas que podem acontecer após o uso indiscriminado deste medicamento, como dificuldade e dores ao urinar, hepatite, febre, icterícia e até mesmo a perda do apetite.
É preciso saber que tomar superdoses do medicamento a fim de efeitos mais rápidos não ajudam a aumentar os resultados, pelo contrário podem acabar causando um dos efeitos colaterais acima mencionados.
Contra indicações
O Paracetamol é um medicamento que pode ser comprado sem receita médica, porém seu uso sem recomendação de um profissional pode fazer mal a saúde.
Além disso, pessoas que apresentem hipersensibilidade não devem fazer uso desse medicamento. Grávidas só devem utilizar ele caso seja autorizado pelo seu médico.
Em caso de suspeita de dengue, confirme a doença antes de se automedicar e consulte um médico para que ele indique a dosagem correta a ser tomada.
Informações importantes sobre o Paracetamol
O Paracetamol tem uma melhor ação quando ingerido em jejum, além disso, utilize o medicamento com água e em hipótese alguma com bebidas alcoólicas.
Não utilize o medicamento por mais de 10 dias, em caso de dores e por mais de 3 dias em caso de febre. Se você continuar com os sintomas desses males mesmo após esse período, suspenda o uso e procure um médico para mudar o tratamento.