Provavelmente você chegou até este artigo com o objetivo de melhorar seu desempenho em atividades físicas, principalmente musculares, e com isso aumentar consideravelmente seu ganho de massa magra, sendo assim vamos falar de um dos suplementos mais conhecidos e utilizados por atletas e amadores que colabora com esse processo: a Creatina.
O que é a Creatina?
A creatina é um derivado dos aminoácidos não-essenciais glicina, arginina e metionina, a qual pode ser obtida através da forma endógena (sintetizada pelo fígado, pâncreas e rins) ou pela alimentação ou suplementação.
Sua maior concentração no corpo humano se dá no tecido muscular que armazena em média 95% da creatina. Quando consumida e digerida através da suplementação e em conjunto com atividades de musculação, ela é facilmente digerida e transportada aos músculos através da corrente sanguínea.
Seu consumo é indicado para todos aqueles que desejam efetivar o desempenho em exercícios musculares, ganhar massa magra e aumentar o tamanho das suas fibras (hipertrofia).
Como funciona a Creatina?
A ação da creatina no tecido muscular ocorre da seguinte forma: ela puxa a água do lado de fora da célula para dentro dela, fazendo-a crescer.
Isso faz com que a pessoa retenha líquido e obtenha o ganho de peso. Com o aumento do tamanho das células, cria-se uma tensão nas suas membranas e isso faz com que a síntese proteica dos músculos aumente para diminuir essa tensão.
Além disso, a creatina se acumula e serve de combustível ajudando nos resultados dos exercícios e consequentemente na perda de gordura.
Benefícios da Creatina
– Resultados mais eficazes quando se utiliza a forma máxima.
– Sabe os exercícios repetitivos? A creatina ajuda muito nessa repetição extra.
– Notável melhora da resistência muscular.
– Notável melhora da potência anaeróbica.
– Menos fadiga e dores musculares pós exercícios.
– Consequente aumento da massa magra
– Creatina e a perda de gordura: Digamos que a perda de gordura é um efeito colateral positivo do uso de creatina, afinal você vai pegar mais pesado na academia, logo vai queimar calorias mais facilmente.
Sim! Creatina ajuda a ganhar e manter tecido muscular metabolicamente ativo, o que o torna um queimador de gordura indireto.
Ela também acelera o metabolismo, afinal células com mais água são mais metabólicas, logo sempre no pique antes e durante os exercícios e com menos fadiga e resultados visíveis após os treinos.
Efeitos colaterais da Creatina
De acordo com médicos e especialistas no assunto, já foram realizados inúmeros exames e testes em atletas e amadores e nenhum efeito colateral maléfico foi registrado.
Certifique-se de sempre utilizar a dosagem adequada e um produto de boa qualidade. No mercado, vendem-se muitos produtos falsificados e sintetizados de forma errônea, e com certeza farão mal a quem consumi-los, como creatinas falsificadas com quantidades absurdas de sódio, por exemplo.
Como tomar Creatina?
A dose recomendada para o consumo de creatina (em sua versão monohidratada – mais comumente encontrada e mais em conta no mercado) é de entre 3 a 6 gramas diariamente, por volta de 40ml de água para cada 1g, para assim manter sempre o nível dela nas células o mais alto possível.
Uma forma de consumo indicada por especialistas no assunto é um shake contendo como base Whey Protein, dextrose e a creatina. Não é necessário nenhum tipo de ciclo nem saturação após período de consumo.
Recomenda-se o consumo da creatina em 1 hora antes de treinar ou logo após o treino, e você também pode dividir sua dose diária para esses dois intervalos.
O nível de absorção antes ou depois do treino é parecido, porém o consumo depois tem suas vantagens, já que a insulina ajuda a transportar a creatina aos músculos, portanto na sua refeição pós-treino tenha mais alimentos que aumentem o nível de insulina.
Além disso o corpo absorve melhor os nutrientes na reposição alimentar e objetiva reabastecer seus estoques imediatamente após o treino, logo a absorção da creatina será mais eficiente. Lembre-se também de consumir a creatina mesmo em dias que não treinar, geralmente logo pela manhã.
Mais informações sobre a Creatina
– Homens, mulheres, adolescentes, todos podem usar a creatina, desde que de qualidade e com acompanhamento profissional.
– A creatina não é um anabolizante, longe disso, ela é uma substância natural que fornece bastante energia às nossas células, já os anabolizantes são drogas que imitam hormônios e nem sempre são saudáveis.
– Como dissemos anteriormente, a creatina não provoca prejuízos aos rins, fígado nem gera câimbras, isso é mito.
– Lembre-se que este artigo é puramente informativo e não preciso quanto aos seus objetivos estéticos ou de saúde, portanto para saber se o consumo da creatina, sua quantidade e seus benefícios realmente vão ser vantajosos e saudáveis ao seu organismo, consulte profissionais adequados para lhe receitar o melhor.
Nunca deixe de pesquisar e vá ao médico!