Xilitol: Benefícios, como usar? Tem efeitos colaterais? Onde comprar?

0
1

Se tem um tipo de alimento que vem comprometendo a saúde das pessoas hoje em dia é tal do vilão açúcar. O excesso de açúcar no sangue engorda, causa diabetes, dores de cabeça, espinhas, deficiências nutricionais e muitas outras complicações na saúde.

Sendo assim, nos resta buscar meios alternativos naturais e saudáveis que possam substituir o açúcar nas nossas vidas e um deles é o chamado xilitol. Saiba mais sobre essa substância a seguir!

Xilitol

O que é xilitol?

Xilitol é uma substância classificada como um poliól, ou seja, um álcool de açúcar. É um tipo de adoçante natural encontrado nas fibras de vários vegetais, como milho, ameixa e alguns tipos de cogumelo, por exemplo.

Ele é extremamente saudável e indicado para substituir o açúcar no dia a dia por ser tão doce quanto a sacarose, mas ao mesmo tempo com 40% menos calorias.

Para que serve o xilitol?

Xilitol serve para adoçar os alimentos, não oferecendo nenhum valor nutricional, apenas é uma alternativa para um consumo menor de açúcar no dia a dia.

Estima-se que o uso de até 430 g diários de xilitol represente uma dosagem segura para consumo; cada grama contém 60% menos calorias que o açúcar.

Sendo assim, é muito mais saudável e menos calórico, evitando ganho de peso e demais doenças relacionadas ao excesso de açúcar.

Quantas calorias tem o xilitol?

Enquanto que 1 grama de açúcar possui 4 calorias, 1 grama do adoçante de xilitol possui apenas 2,4 calorias. Ambos não têm valor nutricional, mas o xilitol é mais saudável por satisfazer mais e em menor quantidade.

Benefícios do xilitol

– Oferece benefícios para a saúde bucal, inibindo a proliferação de bactérias que formam cáries, pois essas não conseguem metabolizar o xilitol como fazem com o açúcar comum.

– Não depende diretamente da insulina, portanto é um adoçante bem tolerado e indicado para diabéticos. Ele é absorvido lentamente e não causa alterações rápidas nos níveis de glicose.

– Auxilia nos tratamentos de osteoporose, pois contribui no aumento de massa óssea. Com menos quantidade de açúcar no sangue, nosso corpo absorve melhor o cálcio e isso facilita a passagem de sangue nos ossos.

– Auxilia em doenças respiratórias. É uma substância que também é usada em sprays nasais para reduzir doenças bacterianas na mucosa, portanto é um produto usado para evitar doenças e fortalecer o sistema de defesa dos pulmões.

– Adoçante natural indicado para controle da glicemia e também da obesidade.

– É recomendado para pessoas de todas as idades.

Efeitos colaterais do xilitol

Como o organismo não é capaz de metabolizar totalmente o xilitol, ele segue pelo sistema digestivo praticamente de forma inalterada desde quando foi consumido.

Sendo assim, pode causar formação de bolo alimentar e isso traz incômodos gástricos como formação de gases, distensão abdominal, náuseas e até diarreias.

Essa sensibilidade varia de pessoa para pessoa, com uma sentindo sintomas com pouca quantidade do xilitol e outras somente de vez em quando. Não é que faça mal à saúde, mas o ideal é ser consumido em quantidades controladas.

Como usar xilitol?

Quem nunca consumiu deve iniciar lentamente e ir aumentando aos poucos, sem causar impacto muito forte no organismo. Comece inserindo o adoçante em receitas, não em qualquer cafezinho, por exemplo. Por suportar altas temperaturas, é indicado para receitas que vão ao forno.

Xilitol líquido

O produto pode ser encontrado em forma de pó, como um açúcar comum. Algumas marcas também fabricam em forma líquida equilibrando com outros adoçantes naturais como a stevia ou taumatina. O importante na hora de pesquisar é procurar um produto natural e de baixa caloria, usando com limite na sua alimentação.

Onde comprar xilitol? Qual o preço?

Xilitol pode ser encontrado em farmácias e supermercados comuns, em forma de pó, a granel ou líquida, mas você encontra ainda com mais facilidade em lojas de produtos naturais, de meios alternativos para a saúde e também de suplementos alimentares.

Você pode consultar um nutricionista a respeito de alguma marca ou loja para pesquisar melhor. O preço do produto varia muito de acordo com a apresentação, marca e também quantidade (g ou ml). Em média, o preço varia de R$35 a R$80 reais.

Xilitol: Benefícios, como usar? Tem efeitos colaterais? Onde comprar?
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here